Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Zeco, o órfão - cap. VI
Ivan de Oliveira Melo

Resumo:
Família unida... é tudo!

ZECO, O ÓRFÃO
Capítulo VI
Os Milhões
Amanheceu chovendo. Chuva forte, com relâmpagos e trovoadas. Zeco despertou às 8 horas. Logo se lembrou de que Maurício chegaria por volta das 9. Levantou-se e se encaminhou ao banheiro. Após o banho, vestiu-se e desceu para comer alguma coisa. Estava em meio ao desjejum quando a campainha soou. Apressadamente se dirigiu ao portão. Maurício estava molhado, totalmente ensopado. Entraram e Zeco o levou ao quarto que era de Alfredo Flores.
- Veja, pai Maurício, aí tem muitas roupas que eram dele. Há roupas novas que nunca foram usadas. Escolha uma e vista, você parece um pinto...
- Escolhe você, o que me der, eu visto.
Maurício foi para a suíte onde se despiu e se enxugou. Num segundo Zeco lhe trouxe roupas limpas, inclusive uma cueca.
- Pode vestir, esta cueca é das novas, ele nunca chegou a usá-la, ainda estava na embalagem.
Logo Maurício Carvalho estava enxuto e devidamente vestido com roupas finas.
- Eu estava tomando café – disse Zeco – quer comer alguma coisa?
- O que você estava comendo? – Indagou Maurício.
- Frutas e cereais. Quer?
- Quero.
Desceram abraçados. Na cozinha se forraram de alimentos e se estabeleceram na sala. Uma longa conversa deixaria Maurício totalmente a par da vida do filho caçula. Zeca tudo lhe contou, nada escondeu.
- E você está com todo este dinheiro dentro de casa? – Perguntou Maurício, estupefato.
- Estou. Venha, vou mostrar-lhe.
E o levou até o quarto que era de Alfredo Flores. Abriu o guarda-roupa e o cofre. Maurício ficou babando, pois, nunca estivera diante de tanto dinheiro assim.
- Isto é uma loucura, filho! – Desabafou.
- Também acho, mas como já lhe disse, não há como tentar restituir estes valores, seria inicialmente pôr minha vida em risco, depois a quem deveria devolver?
- Realmente. Você não me perguntou até agora em que trabalho. Eu afirmo: sou agente de polícia. Aquele que o criou como filho dele era um gênio. Ninguém nunca soube , nem sabe a identidade do COIOTE. Ainda é procurado pela Interpol, pela Polícia Federal do Brasil, pelo FBI e CIA. americanas e outras polícias pelo mundo afora.
- Você pretende revelar em público o que descobriu aqui? Pretende dizer quem era o COIOTE? - Questionou Zeco.
- De forma alguma, filho. Isso vai morrer conosco: comigo e você. Ninguém mais deverá saber... Nem mesmo sua mãe e seus irmãos. Vamos enterrar este segredo.
- O que diremos sobre o dinheiro que aqui guardo? – Quis saber Zeco.
- Faremos uma reunião familiar: eu, você, sua mãe e seus irmãos. De qualquer maneira nossa vida vai mudar, em todos os sentidos.
- Que vai, vai... não há dúvidas!
- Também não podemos colocar este dinheiro em banco, não teríamos como justificar sua procedência. Ele ficará onde está, sob sua guarda, já que é seu.
- Na medida em que formos empregando, vamos retirando do cofre. Concordo! Mas ele não é meu somente, é nosso meu pai, é da família inteira.
- Parece um sonho, Zeco... E tem mais: acredito que exista mais dinheiro escondido aqui dentro de casa. O COIOTE era bandido internacional, certamente há dólares, euros e muito mais muito bem camuflado. Precisamos desvendar isso.
- Meu Deus, pai Maurício, que loucura!
E correram para os braços um do outro.
- Virar milionário do dia para noite não é para qualquer um. – Brincou Maurício.
- Exatamente. Vocês virão todos morar aqui. Meu quarto é suíte: fica para você e minha mãe Mercedes. Aqui neste quarto, tomando conta do dinheiro fico eu e meus irmãos se instalam nos outros. Todos têm ar-condicionado e banheiros privativos. Isto aqui é uma mansão e está em meu nome. Tudo ele colocava em meu nome, acho que por medida de segurança. –Explicou Zeco.
- Com certeza, meu filho. Era um homem inteligentíssimo... apesar de bandido, eu era fã dele. Fora os parceiros que matou porque conseguiram identificá-lo, ele jamais feriu quem quer que
seja em seus assaltos, agia com a cabeça. Tudo preparado com muita argúcia, tudo adrede preparado, um gênio.
Zeco levantou-se e retirou do cofre cerca de trinta mil reais. Entregou-os ao pai.
- Use isto para pagar a um bom advogado e fazer o exame de DNA. Vamos resolver logo estas coisas. Não vejo a hora de ver todos juntos aqui... – Disse Zeco.
- Você tem um coração de ouro, meu filho. Ele deu a você excelente educação. Neste aspecto ele está de parabéns.
- Concordo com você. Ele era um homem dócil, era louco por mim, amava-me mais que tudo. Era muito amigo e eu o amava. Tudo o que fazia era sempre pensando em mim. Tudo!
- Sim, meu filho, ele o amava, quanto a isto não há dúvidas!
- Você dirige, pai Maurício?
- Sim, só não tenho carro...
- Não tinha, agora tem cinco... Venha ver os carros na garagem, todos importados e, como sempre, em meu nome.
Chegaram à garagem. Maurício não podia crer no que estava vendo...
- Uau! Filho, quanta riqueza!
- Pois é, tudo o que aqui existe é nosso.
E pegou a chave do Civic e lhe deu.
- Comece com este, por enquanto, chama menos atenção.
- É verdade.
- E a casa lá onde vocês moram?
- É alugada, meu filho.
- Venham todos para cá, imediatamente. Não precisa esperar que o jurídico resolva, venham hoje mesmo. Tragam apenas o indispensável, coisas pessoais, o restante tem aqui e de sobra...
- É verdade, é verdade. Nossos móveis, doarei todos. Só traremos nossas roupas e coisas pessoais intransferíveis...
- Exatamente! – Concordou Zeco.
Maurício se despediu do filho e foi embora, já dirigindo o Civic. Zeco ficou se preparando para ir à escola. No colégio teria uma conversa com Dona Prazeres e a deixaria por dentro de tudo, menos sobre a fortuna e sobre a identidade do COIOTE. Foi o que fez.
- Santo Deus, Zeco, estou petrificada!
- Também fiquei, Dona Prazeres. Foi muita coisa que aconteceu, tudo muito perto uma da outra.
- E vocês não vão denunciar a enfermeira? – Perguntou Dona Prazeres.
- Não – respondeu Zeco – não carece. Nós a perdoamos, desde que ela nos deixe em paz.
- É um crime bárbaro – muitos anos de cadeia.
- Sabemos disso, porém ela teve seus motivos. Era pobre, o pai quase morrendo e ela a precisar de dinheiro para salvá-lo... não, ela está perdoada, só desejamos ela bem distante de todos nós. Uma nova vida começa para mim agora. Não vou sair da escola e meus irmãos virão estudar aqui, também...
- Respeito e decisão de vocês, estão a olhar os fatos por outro ângulo, perfeitamente compreensível.
Tudo aconteceu conforme combinado. Dois dias depois toda a família estava na mansão em companhia de Zeco, que era todo alegrias. Pablo e Luciano pediram transferência da escola pública onde estudavam e foram matriculados na mesma escola em que Zeco estudava. Maurício Carvalho resolveu tudo às pressas, como Zeca pedira. Doou todos os móveis da velha residência e entregou a casa. Trouxeram somente os objetos de uso pessoal e roupas. Entrou com um pedido de licença na repartição e como tinha mais de dez anos de serviços prestados, ganhou Licença Prêmio, seis meses para ajeitar-se a adaptar-se à nova vida. Contratou um bom advogado e procederam ao exame de DNA. O resultado todos já esperavam: ficou definitivamente comprovado o que já sabiam. Isto foi primordial para que o juiz desse sentença favorável, sem discussões, porque estavam perante as evidências. Zeco foi reconhecido oficialmente como filho de Maurício e Mercedes. Pôde inclusive tirar uma nova certidão de nascimento, todavia preferiu manter o nome completo normal, apenas acrescentando Carvalho. Todos se acomodaram na mansão conforme Zeco propusera e viviam em grande harmonia.
Determinada noite Zeco acordou no meio da madrugada. Despertou totalmente e com uma ideia fixa na cabeça. Abriu o guarda-roupa e começou a fuçar o chão dentro do móvel. Mexe pra lá, mexe pra cá e... grande descoberta! Havia um fundo falso lá no canto da parede. Conseguiu retirar uma tampa e logo se viu diante de um buraco e dentro... uma grande caixa lacrada. Estava sem cadeado e sem fechadura. O conteúdo não poderia ser outro...
“ Meu Deus, disse para si mesmo, bem que pai Maurício falou. – repensou – quanto dinheiro!”
Levou a grande caixa e a abriu sobre a cama. Derramou todo o seu conteúdo. Eram maços e mais maços de dólares e euros... uma fantástica fortuna! Mais uma vez pensou consigo: “Deus meu, que fazer com tanta grana?”
Eram 3 horas da manhã. Zeco não suportou e foi até o quarto do pai. Entrou vagarosamente para não acordar Mercedes. Chamou...
-Vem comigo, pai, vem ver o que descobri!
Maurício levantou-se num átimo. Foi com Zeco ao quarto dele. Ficou estarrecido.
- Misericórdia! – desabafou – eu não disse que havia mais dinheiro escondido? Onde você o encontrou?
Zeco tudo relatou.
- Um sonho! Que sonho milionário!
E o abraçou.
- Vamos manter as aparências – disse Maurício – isto é segredo nosso. Vamos pensar em como empregar esta fábula sem despertar a atenção dos outros...
- Com toda a discrição possível. Não podemos dar “bandeira”, caso contrário estaremos todos em maus lençóis e com nossas vidas em risco. – Rebateu Zeco.
- Tremenda provação Deus coloca em nossas mãos, porém vamos saber passar por elas.
Zeco juntou tudo e recolocou no mesmo lugar. Despediu-se do pai.
- Vá dormir, pai. Amanhã conversaremos. Ideias não nos faltarão...
Maurício beijou o filho e voltou à sua cama. Mas dormir? Como conseguiria? O dia amanheceu e, com ele, novos planos para o futuro da família.
FIM DO CAPÍTULO VI
AMANHÃ - CAPÍTULO FINAL DESTA NOVELA


Biografia:
Nascido em Recife, em 09/10/1953. Professor de língua portuguesa e literatura. Poeta desde adolescente. Livros publicados: SINFONIA DE AMOR; POESIA, AMOR E VIDA; REFLEXOS; SEARA DE RITMOS; SO...NETANDO.Temas mais comuns em seus versos: o amor, a natureza, o homem, o socia, o cosmos, o metafísico, religiosidade...
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MISSIVA POÉTICA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ESCASSEZ... Ivan de Oliveira Melo
Poesias SAPIÊNCIA Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias MOLDURAS Ivan de Oliveira Melo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1076.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55111 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54942 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última