Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Zeco, o órfão - cap. V
Ivan de Oliveira Melo

Resumo:
A vida se renova sempre...

ZECO, O ÓRFÃO
Capítulo V
Emoções
No dia seguinte Zeco acordou cedo, muito antes do que normalmente despertava. Levantou-se, espreguiçou-se e saiu do quarto. Desceu as escadas e buscou sobre a mesa o cartão que Zélia havia deixado. Estava mesmo decidido. De posse do cartão, sentou no sofá, pegou o telefone e discou. Zélia logo atendeu.
- Bom dia! É a Srta. Zélia?
- Sim, sou eu! Bom dia! Com quem falo?
- Com Oscar Flores, Zeco...
- Ah... Decidiu alguma coisa sobre aquele assunto?
- Decidi. Quero conhecer meu pai, minha mãe e meus irmãos.
- Ótimo! Eu sabia que você me retornaria. Para quando quer que aconteça?
- O mais breve possível, estou ansioso. Pode ser hoje?
- Pode. Como faremos então?
- Iremos em seu carro. A Srta. passa por aqui e me pega. Qual o melhor horário?
- À noite, pois, teremos a chance de encontrarmos todos em casa. Às 19 horas está bem para você?
- Está. Ficarei à sua espera.
Neste dia nem foi à aula, tamanha a sua apreensão. Ligou para o colégio e disse a Dona Prazeres que estava indisposto e ficaria em casa naquela tarde.
- Está bem, Zeco, cuide-se! – Desejou Dona Prazeres.
Desta vez o tempo correu. Zeco nem saiu para comer fora, arranjou-se o dia inteiro com o que tinha na geladeira, por sinal, bastante sortida. Às 18 horas entrou no banheiro e tomou banho. Saiu e colocou uma roupa elegante, sapatos tênis. Estava um príncipe de tão belo! Às 19 horas em ponto a campainha do portão soou e ele se foi ao encontro da enfermeira.
- Boa noite, Srta. Zélia!
- Boa noite, Zeco...
- Sabe a senhora por que eu escolhi o dia de hoje para esta revelação?
- Não tenho a menor ideia. Por quê?
- Hoje faz exatamente 14 anos que vim ao mundo!
- Oh, Zeco, parabéns!
- Obrigado! O pessoal lá sabe o que vai acontecer, estão à nossa espera?
- Não, será uma grande surpresa.
- Melhor assim – Concordou Zeco.
O trânsito estava um pouco engarrafado, por isso demoraram um pouco para chegarem ao destino. Às 20 e l5 o carro estacionava bem em frente a um portão onde havia algumas pessoas conversando nas cadeiras ali colocadas. Pela janela do carro, Zeco percebeu um senhor de meia idade ( mais ou menos uns 40 e poucos anos ), uma senhora mais nova ( só um pouco mais nova ) e dois garotos, de uns 15 anos e outro de 16. Todos olhavam curiosamente as pessoas que desciam do automóvel e viam em suas direções. Foi Zélia quem se apresentou.
- Boa noite! Meu nome é Zélia, eu gostaria de falar com Dona Mercedes e com o senhor Maurício... São vocês , por acaso?
Maurício de Carvalho levantou-se e os cumprimentou.
- Boa noite! Sim, somos nós mesmos. O que deseja de nós, Dona Zélia?
- Poderíamos entrar? É um assunto um pouco grave e estamos quase na rua...
Foi Mercedes quem respondeu.
- Pois não! Entremos. E este garoto ( olhava fixamente para Zeco ) é seu filho?
- Não, apenas meu acompanhante, um amigo. – Retrucou Zélia.
- Oh, que lindo que ele é! – Elogiou Mercedes.
Encabulado, Zeco agradeceu.
- Muito obrigado!
- Se meu filho mais novo fosse vivo, certamente teria sua idade. Quantos anos tem?
- 14 – Respondeu Zeco.
- Eu não disse! – E colocou a mão no ombro de Zeco e o levou para dentro.
- Estes dois moleques aqui são meus filhos. Este é Pablo, tem 15 anos e este outro é Luciano, vai completar 17 no próximo mês. – Disse Mercedes, apresentando os rapazes.
- Que família bonita! – Falou Zélia.
- Obrigada! – Mercedes agradeceu.
Neste ínterim, todos já estavam na sala de visitas, confortavelmente sentados . A televisão estava desligada e todos ficaram atentos à Zélia, que iniciava sua pregação.
- Conforme disse lá fora, tenho um assunto muito sério para dialogar, espero que estejam preparados para me escutarem.
Zélia já começou a narrativa pranteando, deixando a todos no mesmo estado de emoção.
Detalhe por detalhe e foi revelando o crime que cometera há 14 anos antes. Não deixou escapar nem um centímetro, tudo estava escancarado, revelado, posto em pratos limpos...
Maurício Carvalho, emocionadíssimo, falou.
- Sabe da gravidade do que acaba de contar, não sabe Dona Zélia?
- Sim, eu sei. Só falta acrescentar um detalhe. – Completou Zélia.
- Então diga logo, já nos emocionou o suficiente, não acha? –Interrogou Maurício.
- Este garoto que veio comigo, é ele o filho de vocês sequestrado da maternidade...
O ambiente tornou-se... lágrimas, choros convulsivos, soluços, desmaios... ( Mercedes desmaiara ), mas logo recobrou os sentidos. Agarrou-se a Zeco, apertava-o de encontro ao peito, acariciava-o em seus cabelos, beijava-o repetidas vezes.
- Meu filho, meu filhinho... Meus olhos nunca me enganaram até hoje. Quando pus o olhar em você, meu coração disparou... Meu filhinho, você está vivo! vivo! Ó Deus, obrigada, Senhor, obrigada!
Zeco chorava mais que todos, estava visivelmente tombado de intensa emoção. Abraçou Maurício e lhe encheu o rosto de beijos e mais beijos.
- Você é meu verdadeiro pai! Papai! Meu pai biológico... perdão!
Pranteando desesperadamente, Maurício o abraçou e disse.
- Você é tão vítima quanto nós... Não há porque pedir perdão. E o tomou nos braços, levantou-o e o ofereceu à família.
- Venham todos, abracem e beijem o irmão caçula, Deus o traz de retorno ao lar!
Pablo e Luciano abraçaram-se a Zeco, acariciaram seus cabelos, beijaram suas faces... Zeco a tudo devolvia com muita emoção. Finalmente os ânimos serenaram. Zeco, então, falou:
- Meu lugar é junto de minha família, porém ainda não será a partir de hoje. Retorno para o meu lar e será lá que receberei vocês, estão convidados a mudarem para morar comigo, só que ainda temos algumas coisas jurídicas para tomarmos providências.
- Exatamente, disse Zélia. Eu proponho que seja feito exame de DNA para dar mais segurança a tudo o que aqui foi revelado. Maurício disse:
- Certamente o juiz a isto solicitará, mas sei que é proforma, vejam como ele é a cara da mãe e a semelhança que tem com os irmãos. Isto já bastaria para mim...
Zeco, ainda bastante emocionado, pediu:
- Entendo que Zélia cometeu um crime. Recebeu alto valor em dinheiro para fazer o que fez, também tinha o pai precisando de cuidar da saúde e ela não tinha recursos. Ficou entre a cruz e a espada, por isso, peço perdão para ela, não a denunciem, ela provou o quanto do caráter que tem, depois de tanto remoer essa culpa por todos estes anos.
Foi Mercedes quem primeiro se manifestou.
- De minha parte tem o perdão, mas que suma de nossas vidas.
Maurício endossou as palavras da esposa.
- Está bem, Oscar, atenderemos seu pedido, contudo temos de pensar em como faremos para resolver juridicamente este caso, pois, para isto, precisaremos de um bom advogado e isto é dinheiro, coisa muito rara nesta casa.
- Não se preocupe com nada em relação a dinheiro, eu ponho em suas mãos a quantia de que necessitará para que tudo seja resolvido.
E ainda conversaram até 1 hora da manhã, quando Zeco e Zélia se despediram. Zeco tudo passou de si para Maurício: endereço, local onde estudava, telefones... e convidou o pai para ir à sua casa no dia seguinte pela manhã, dissera ele, havia muito sobre o que resolver sobre aquele que havia sido seu pseudo pai.
- Está bem, Oscar, meu filho, amanhã aí pelas 9 horas estarei em sua casa, sem falta.
- Obrigado, pai Maurício, e não me chame de Oscar, todos me conhecem por Zeco.
E riram. Todos se abraçaram. Zeco retornou para sua casa. Um novo dia nasceria e muita água ainda rolaria por debaixo da ponte.
FIM DO CAPÍTULO V
Gosto · · Partilhar


Biografia:
Nascido em Recife, em 09/10/1953. Professor de língua portuguesa e literatura. Poeta desde adolescente. Livros publicados: SINFONIA DE AMOR; POESIA, AMOR E VIDA; REFLEXOS; SEARA DE RITMOS; SO...NETANDO.Temas mais comuns em seus versos: o amor, a natureza, o homem, o socia, o cosmos, o metafísico, religiosidade...
Número de vezes que este texto foi lido: 52914


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MISSIVA POÉTICA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ESCASSEZ... Ivan de Oliveira Melo
Poesias SAPIÊNCIA Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias SENTIMENTALIDADE Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias REVISTA Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias ALEGORIAS DE MOMO Ivan de Oliveira Melo
Poesias MOLDURAS Ivan de Oliveira Melo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1076.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55110 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54941 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54889 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54814 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54805 Visitas

Páginas: Próxima Última