Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Desigualdade brasileira
Desafios de se conviver com as diferenças
Gabriela Melo

Resumo:
'' Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.''

A sociedade pós moderna a cada passo que avança rumo ao desenvolvimento abriga e defende a estética criando a fórmula ''homem-robô'', pré fabricado com inúmeras possibilidades de tecnologia e rodeado de informações que o faz inerte e ignorante ao conhecimento. Com tudo muito rápido e eficiente não ha motivos para esperar . Existe informações, mas não há acessos.
     Nós, os jovens , não passamo incólumes a tudo isso. A sociedade cria um estereótipo do jovem '' rebelde , adora música pop , modas ridículas , hábil na tecnologia e sempre 'viajando' no mundo virtual , com inúmeras possibilidades de informações e informática variada.'' Criado o conceito, as consequência são desastrosas. Tal conceito ingenuo , vira uma necessidade ( '' deve ter isso, é adolescente'') , e quem não tem acesso as tecnologias?
           A cultura brasileira é marcada por diversidades e no ambiente escolar, este fato fica evidente. Ora, informática variada e inúmeras tecnologias, se restringe a um grupo, esta exclusão gera, não raro, desigualdade de oportunidades e é claro, econômico. As oportunidades, portanto se restringe a este grupo privilegiado. Não ignoro a Política de Cotas, mas se o governo garantisse escola de Ensino Médio de excelência não teria necessidade; os melhores alunos candidatos nas melhores escolas. Além das contradições econômicas, sociais, étnicas e culturais o ambiente escolar tem um clima paradoxal. Nós os brasileiros - sobretudo os jovens - nos preocupamos com coisas fúteis, e o futuro não existe. O preconceito, da parte de quem assiste e nada faz, a desigualdade, onde todos estamos excluídos e incluídos, mistura se com a nossa inércia e aceitação.
     Mas se a sociedade cria esses conceitos absurdos e não prepara o jovem para interagir , tolerar , compreender tamanhas diferenças, quem o fará? A solução não é igualdade . Se a sociedade não prepara, cabe a escola , desenvolver o pensamento crítico do aluno e envolve-lo no conhecimento , feito isso o resultado será simples e perspicaz: jovens sensatos , críticos , pronto para revolucionar contra demagogias , ou qualquer tipo de pensamento que exalte uma cor , Elite ou até religião.
Se a escola atingir um número considerável de alunos pensadores , críticos , revolucionários , pronto para mudar a situação social , e diminuir as injustiças , nossa sociedade irá parar de produzir robôs , e consequentemente existirá menos preconceitos ( ora ,os alunos saberão compreender o presente, como pensadores olharão para trás e aprenderão muito)e haverá luta pelo reconhecimento de diferentes culturas, com sensibilidade e tolerância.
      Parece utopia , porém não é um sonho impossível. É possível , sim , nós jovens , lutar e sermos revolucionários , mudar esse Brasil conservador e desafiar o senso comum. Mas isso apenas acontecerá, se a iniciativa partir da escola.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52798


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Desigualdade brasileira Gabriela Melo
Poesias Jeitinho Brasileiro Gabriela Melo


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última