Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O poder de adaptação
Logosofia
Sinval Martinho Lacerda

Resumo:
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades e, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar.

O poder de adaptação - Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Uma das causas que mais contribuem para a infelicidade humana e criam as maiores dificuldades é, sem dúvida alguma, a incapacidade para o uso inteligente dos próprios recursos internos em cada circunstância adversa ou situação difícil que o ser deve enfrentar no curso de seus dias. Entre esses recursos, talvez o de maior potência seja o da adaptabilidade.

É frequente constatar uma tenaz resistência à aceitação das mudanças inesperadas que costumam produzir-se nas situações tidas como permanentes na vida corrente; tanto assim que a primeira reação psicológica ou do sentimento é o desespero e o desconsolo, acompanhados de um profundo pesar, muitas vezes inibidor da reflexão.

É claro que o tempo atua como sedativo e, em definitivo, é ele que traz a adaptação. Essa mesma prova de indulgência das forças que sustentam o espírito revela a existência de um poder, o de adaptação, que, sem anular temporariamente nem diminuir em nada as prerrogativas humanas, evita os transtornos da alma e facilita em alto grau o desenvolvimento progressivo rumo à normalidade alterada. Mas esse poder vai mais além. Usado com o devido conhecimento, o ser pode adaptar-se a todos os ambientes e situações sem sofrer o mais leve incômodo; e mais: essa mesma força assimilativa que dilui o elemento discordante no próprio recipiente do critério, onde se combinam e se conciliam as distâncias psicológicas e temperamentais, assim como as de berço e outras causas, produz um prazer inexprimível.

A própria vida ensina ser ela, em essência, a expressão mais acabada da adaptação

A série de mudanças que se experimentam, as transformações, as experiências que corrigem até costumes, propiciam constantemente a necessidade da adaptação. Quem estuda deve se adaptar às exigências do estudo, como deve quem trabalha fazê-lo em relação às desse gênero de atividade, e assim sucessivamente em todos os casos. O essencial é não prejudicar as energias internas afetando-as com depressões e sofrimentos que diminuem o vigor do espírito e restringem as possibilidades humanas.

Quando se projeta fazer tal ou qual coisa, deve-se conservar, e até aumentar, o entusiasmo que animou o projeto. Geralmente se fracassa por não se haver adaptado a própria disposição às exigências da atividade que sua realização costuma demandar.

Adaptar-se é, portanto, preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos entregarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, porém real, que estaria continuamente abatendo nosso ânimo.



Texto extraído da Coletânea da Revista Logosofia, tomo II, pág


Biografia:
Professor aposentado, curso técnico do SENAI, de Filosofia, de Cultura Geral, incluindo literatura brasileira e portuguesa.
Número de vezes que este texto foi lido: 59436


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A vida é uma atividade constante Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca da superação Sinval Martinho Lacerda
Artigos Efeitos negativos das crenças ne minha vida Sinval Martinho Lacerda
Artigos conquistas interna proporcionadas pela Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos A finalidade dos conhecimentos transcendentes Sinval Martinho Lacerda
Artigos Avaliação dos benefícios conquistados com a Logosofia Sinval Martinho Lacerda
Artigos Evolução com a ajuda dos ensinamentos logosóicos Sinval Martinho Lacerda
Artigos Enfoque de planos superiores Sinval Martinho Lacerda
Artigos Em busca da superação Sinval Martinho Lacerda
Artigos Efeitos negativos das crenças em minha vida Sinval Martinho Lacerda

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 179.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62457 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 62135 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61687 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61591 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61545 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61038 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60443 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60388 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60304 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60249 Visitas

Páginas: Próxima Última