Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
E CADÊ O BREJO
DIRCEU DETROZ

Se em nossas utopias já éramos o país do futebol e do carnaval. Se a nossa realidade é ser um país de corruptos e bandidagens, agora colamos um novo adjetivo na testa. Somos também o país das vaquinhas. E estamos ensinando ao mundo que aqui, nem sempre elas vão para o brejo.

O que escancara outra verdade brasileira. O sistema de corporativismo e autoproteção criado pela classe política nesses anos de democracia, tem se mostrado cada vez mais eficaz. Fica tristemente perceptível, o quanto ela é imune e intocável.

Para os que chegam lá com ideias diferentes restam duas alternativas. A primeira é entrar no esquema. Um convite que soa doce como o mel. Os olhos brilham diante de tantas regalias, e não tem ninguém para ensinar como fugir delas. A segunda alternativa é dizer não, e ser abatido logo no primeiro voo.

Percebemos nas redes sociais, as piadas e o mau humor dos brasileiros com as vaquinhas petistas. Eu não morro de amores pelo Partido dos Trabalhadores. É um fato, entretanto, que as vaquinhas independem de partidos. Se os presos fossem tucanos, as vaquinhas também seriam feitas.

Não tenho nada contra as vaquinhas. Estou pensando até em fazer uma em benefício próprio. A minha geladeira, minha TV e meu computador estão indo para o brejo. Isso eu já descobri. Eles vão. As vaquinhas nunca. E estou com uma grande dúvida. O que vou fazer com as sobras. Alguém aceita?

Mais do que achar as vaquinhas petistas bonitas ou feias, devemos analisar algumas questões que surgem com elas. Será que a distribuição de renda dos últimos anos, foi assim tão generosa com a militância do Partido dos Trabalhadores.

Ficaria ainda muito mais bonito, se os contemplados com as vaquinhas divulgassem a lista de doadores. Aqueles milhares de depósitos de dez, cinquenta ou cem reais. Ganhos no trabalho suado do dia a dia. E concorrente forte do “Criança Esperança”.

Mesmo não tendo um, o meu sexto sentido não me permite acreditar nessa hipótese. Acho que nossos cabelos arrepiarão outra vez, se um dia essas listas de doadores vazarem na mídia.

Quantas empresas estariam doando com uma mão, e recebendo em dobro com a outra. Aproveitando a chance para levar vantagem na sequencia. Infelizmente a corrupção é como água. Sempre encontra novos caminhos. Mesmo nos esgotos. Desvios para fugir do brejo. E as vaquinhas pobrezinhas, essas entraram de gaiatas na estória.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52835


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56761 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55839 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55115 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55067 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54954 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54816 Visitas

Páginas: Próxima Última