Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
As biografias e o direito à honra
à imagem, à privacidade e à intimidade
Rizzardo Advogados

Resumo:
trazer alguns conceitos que demonstram que intimidade, vida privada, honra e a imagem não se tratam da mesma coisa. Obviamente a distinção é necessária para a correta aplicação do Direito.

Questão altamente indagada nesse último trimestre de 2013 é a do chamado projeto de lei “das biografias”, que libera de forma expressa a publicação de biografias não autorizadas de “pessoa cuja trajetória pessoal, artística ou profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade.”
Inobstante a importância do tema, é possível desde já detectar que a discussão sobre essa proposta legislativa tem sido feita sob constante erro conceitual de alguns institutos jurídicos. Comumente a discussão travada está na possibilidade de ofensa ou não aos direitos personalíssimos. Citam-se, normalmente e indiscriminadamente, como possíveis direitos a serem violados a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, todos protegidos pelo inciso X do art. 5º da Constituição Federal.
Pois bem, com o pretexto de auxiliar essa discussão, ousamos trazer alguns conceitos que demonstram que intimidade, vida privada, honra e a imagem não se tratam da mesma coisa. Obviamente a distinção é necessária para a correta aplicação do Direito.
Nesse sentido, temos que o traço característico da “intimidade” é a sua perspectiva estritamente pessoal. Vidal Serrano entende que a intimidade é o núcleo mais restrito da vida privada, uma privacidade qualificada, na qual se resguarda a vida individual de intromissões da própria vida privada, tanto do poder público como da sociedade. Até mesmo a própria vida em família, por vezes, pode vir a violar um espaço que o titular deseja manter impenetrável.
Já a “privacidade” diz mais com os interesses individuais e particulares da pessoa. Luciana Fregadolli refere que “vida privada é o direito de excluir razoavelmente da informação alheia ideias, fatos e dados pertinentes ao sujeito. Este poder jurídico atribuído à pessoa consiste, em síntese, em opor-se à divulgação de sua vida privada e uma investigação nesta.”
A “honra” equivale à reputação, à consideração que cada um merece. A honra envolve o meio social, o grupo de pessoas onde se vive. Nelson Rosenvald e Cristiano Farias explicam ser ela a soma dos conceitos positivos que cada pessoa goza na vida em sociedade. Uadi Lammêgo Bulos define-a como um bem imaterial de pessoas físicas e jurídicas. A tutela da honra tem como pressuposto a reputação, o comportamento zeloso e o cumprimento de deveres socialmente úteis pelas pessoas físicas e jurídicas decentes. Trata-se, portanto, de um sentimento de dignidade própria (honra interna ou subjetiva), de apreço social, reputação e boa fama (honra exterior ou objetiva).
Por fim, a “imagem” é aquilo que evoca uma determinada coisa, por ter com ela relação simbólica. Walter Moraes definiu imagem como qualquer elemento representativo de uma pessoa. Compreende-se imagem, além do semblante de uma pessoa, as partes distintas de seu corpo. Hoje em dia há uma ampliação e especificação da ideia de imagem, de forma que também as exteriorizações da personalidade de um indivíduo em seu conceito social fazem parte de sua imagem. É sob esse entendimento que Hermano Duval ensina que o direito à imagem é a projeção da personalidade física (traços fisionômicos, corpo, atitudes, gestos, sorrisos, indumentárias, etc.) ou moral (aura, fama, reputação, etc.) do indivíduo (homens, mulheres, crianças ou bebês) no mundo exterior.
Como se pode ver, parece-nos que apenas com a exata análise conceitual desses institutos poderemos delimitar exatamente quais aspectos do patrimônio moral de uma pessoa pública devem ser protegidos contra a exposição coletiva, pois certamente seus direitos personalíssimos, em alguma extensão, merecem proteção.

Arnaldo Rizzardo Filho – Advogado
contato@rizzardoadvogados.com.br
http://www.rizzardoadvogados.com.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Franquia: a formação de uma rede Rizzardo Advogados
Artigos Em busca da moralidade Rizzardo Advogados
Artigos Aspectos não jurídicos sobre o contrato de franquia Rizzardo Advogados
Artigos A responsabilidade pelo que se oferece Rizzardo Advogados
Artigos Um parâmetro político para o trânsito brasileiro Rizzardo Advogados
Artigos As biografias e o direito à honra Rizzardo Advogados
Artigos Os planos de saúde em uma perspectiva atual Rizzardo Advogados
Artigos Vinte anos da lei de licitações: Rizzardo Advogados
Artigos O dano moral nas relações afetivas Rizzardo Advogados
Artigos Direito agrário: Rizzardo Advogados

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69056 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57958 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57600 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55872 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55176 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55124 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55001 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54926 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54875 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54865 Visitas

Páginas: Próxima Última