Por John Piper
Eu não conheço nenhuma promessa missionária mais inspiradora do que esta palavra de Jesus:
“ este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Não: “Este evangelho deve ser pregado.”
Não: “Este evangelho pode ser pregado.”
Mas: “Este evangelho será pregado.”
Esta não é uma grande comissão, nem um grande mandamento. É uma grande certeza, uma grande confiança.
Quem ousa falar assim? Como é que ele sabe que vai? Como ele pode ter certeza que a igreja não irá falhar em sua tarefa missionária?
Resposta: A graça do serviço missionário é tão irresistível quanto a graça da regeneração. Cristo pode prometer proclamação universal, porque ele é soberano. Ele conhece o futuro sucesso das missões, porque ele faz o futuro. Todas as nações ouvirão!
A "nação" não é um "país". Quando o Antigo Testamento falava de nações ele se referia a grupos como os jebuseus, perezeus, heveus amorreus, moabitas, cananeus, filisteus, etc. "Nações" são grupos étnicos com sua própria cultura peculiar.
Jesus viveu com o Antigo Testamento e, sem dúvida apreciava palavras como estas:
Salmo 22:27 - "Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações adorarão diante de ti "
Salmo 67:12 - "Que Deus tenha misericórdia de nós ... que o teu caminho possa ser conhecido sobre a terra, a tua força salvadora entre todas as nações . "
Salmo 72:11 , 17 - "Que todos os reis se prostrem diante dele, todas as nações o servirão ... Que os homens sejam abençoadas por ele, todas as nações o chamarão bem-aventurado!"
Salmo 82:8 - "Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti pertencem todas as nações ! "
Salmo 86:9 - " Todas as nações que fizeste virão e se curvarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. "
Salmo 117:1 - "Louvai ao Senhor, todas as nações ! Louvai-o, todos os povos!"
Como o Filho de Deus soberano e Senhor da Igreja, Jesus simplesmente assumiu este propósito divino e afirmou como uma certeza absoluta: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações."
A causa de missões mundiais é absolutamente certeza de sucesso. Ele não pode falhar. Não é razoável, portanto, que oremos com muita fé, que invistamos com grande confiança, e que tenhamos um senso de certeza de triunfo?
Seu plantador de semente,
Pastor John
|