Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como o Espírito Santo Produz amor?
John Piper

E por que Ele o faz desta maneira?

Por John Piper

O Espírito Santo é Deus. Ele tem o poder de criar amor em nosso coração da maneira que Lhe agrada. Então, por que o Espírito Santo cria amor tão somente por meio de nossa fé consciente nas promessas de Jesus?
Isto é o que Ele faz. De acordo com Gálatas 5.22, “o fruto do Espírito é: amor”. Por conseguinte, é claro que o Espírito Santo é Aquele que produz amor genuíno em nosso coração. Porém, Gálatas 5:6 diz: “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”. Isso significa, pelo menos, que o amor resulta da fé. A fé “atua pelo amor”.
Então, o que está certo? O amor é produzido pelo Espírito Santo (Gálatas 5.22)? Ou é a fé que produz o amor (Gálatas 5.6)?
Gálatas 3.5 nos mostra como as duas fontes do amor se harmonizam. Paulo indaga retoricamente: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” Em outras palavras, a poderosa obra do Espírito em nosso coração não resulta de obras da lei, e sim de ouvirmos com fé. Assim, a maneira pela qual a fé e o Espírito se combinam para produzir o amor é que o Espírito realiza os seus milagres (incluindo o amor) por meio da fé. Quando exercemos fé, o Espírito Santo está fluindo no canal dessa fé com o poder que produz o amor.
Sejamos mais exatos. A Bíblia afirma que o Espírito Santo realiza milagres por meio da “pregação da fé”. Em outras palavras, a fé por meio da qual o Espírito age é a fé em algo que ouvimos; é a fé na Palavra de Deus, o evangelho. Isso significa fé em tudo que Deus promete ser para nós em Cristo. Quando lemos ou ouvimos uma parte da promessa de Deus para nós, em Cristo, e confiamos ou descansamos nessa parte da promessa, e somos satisfeitos por ela, o Espírito Santo está fluindo ao nosso coração e o amor está sendo produzido.
Portanto, vemos que o Espírito Santo não produz o fruto do amor à parte da fé em Jesus e em sua Palavra. Atos particulares de fé nas promessas de Deus trazem revigoramentos de amor. Agora, surge a pergunta: Por quê? Por que o Espírito Se limita a produzir o amor tão-somente por meio da fé consciente na Palavra de Jesus?
A resposta parece ser esta: o Espírito Santo se deleita em glorificar a fidelidade de Cristo e de sua Palavra, a fidelidade que nos satisfaz plenamente. Essa foi a razão por que o Espírito foi enviado ao mundo. Jesus disse: “Ele me glorificará” (João 16.14). J. I. Packer apresentou isso nas seguintes palavras: o Espírito Santo realiza a sua obra “a fim de que Cristo seja conhecido, amado, tido como base de nossa confiança, honrado e louvado. Esse é o alvo e o propósito do Espírito, assim como é, também, o alvo e o propósito de Deus, o Pai” (Keep in Step with the Spirit, Old Tappan, N. J.: Fleming H. Revell Co., 1984, p. 47).
Se o Espírito Santo apenas causasse atos de amor no coração humano, sem qualquer conexão clara e permanente entre o amor, por um lado, e a fé nas promessas de Cristo, por outro lado, não ficaria evidente que a fidelidade de Cristo, plenamente satisfatória, é honrada por meio do amor. Mas o Espírito Santo está comprometido em trazer glória a Jesus. Por isso, Ele se mantém quieto, em segundo plano, por assim dizer, e promove a “pregação da fé”, a respeito de Cristo e de suas promessas, como a causa consciente do amor. Assim, Cristo é exaltado quando flui o amor.
Você pode ver isso, novamente, em João 7.37-38: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. O versículo seguinte diz que esse rio de água viva que flui de nosso interior é o Espírito Santo. E, com certeza, Ele está fluindo em amor. Isso significa que o Espírito produz o amor no coração que confia em Jesus, ou seja, no coração em que Jesus é tão satisfatório como uma fonte de água.
Conclusão: se você quer se tornar uma pessoa amável, rogue fervorosamente a obra transformadora e capacitadora que o Espírito Santo realiza. O amor é o fruto do Espírito Santo. Mas leia também a sua Bíblia e olhe para Jesus na Palavra. Medite demoradamente em suas promessas, até que Ele satisfaça seu coração com tudo o que Deus é para você, em Cristo. Quando isso acontecer, você será livre do temor, da cobiça e de tudo que impede o amor. O Espírito e o seu fruto de amor fluirão.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Não Vive Na Prática De Pecado John Piper
Artigos Duas Razões Pelas Quais o Amor Nos Protege do Engano John Piper
Artigos John Bunyan John Piper
Artigos Se o Nosso Morrer for uma Disciplina? John Piper
Artigos Por que motivos devemos orar John Piper
Artigos Continuar Casado Não Depende de Continuar Apaixonado John Piper
Artigos Existe uma Maneira de Ser Feliz, Mesmo na Tristeza John Piper
Poesias Dons espirituais John Piper
Artigos O propósito de Cristo na evangelização John Piper
Artigos Jesus Cristo é a Única Esperança de Salvação? John Piper

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 97.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62432 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61878 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61662 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61571 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61528 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61011 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60392 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60348 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60271 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60217 Visitas

Páginas: Próxima Última