Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar - Parte 1
John Piper

Por John Piper

O mandamento do Sabbath* no Antigo Testamento
Vamos tentar obter uma visão panorâmica do ensino bíblico do sabbath. Conhecemos os Dez Mandamentos encontrados em Êxodo 20. O mandamento do sabbath é o número 4 e é encontrado nos versículos 8-11.
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

Cinco comentários
Pelo menos cinco coisas nestes versos precisam de comentário especial.
1. Lembrando
Primeiro, Israel deve se lembrar do dia de descanso. Sabbath significa descanso. “Lembra-te do dia de sábado”, significa: “não se esqueça de tirar um dia de folga.”
2. Santificando
Segundo, "para o santificar", significa separe-o de todos os outros dias como um dia especial. Especificamente, como diz o versículo 10, como "do SENHOR", ou "para o Senhor." Em outras palavras, o descanso não deve ser um descanso sem nenhum propósito, mas um descanso centrado em Deus. A atenção será dirigida a Deus de forma mais concentrada e fixa do que em dias normais. Mantenha o seu dia santo, mantendo o foco no Deus santo.
3. Um em cada sete
Terceiro, o dia santo do descanso deveria ser um em cada sete. Versículo 9: "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus.”
Trabalhe seis, descanse um. Trabalhe seis, descanse um. Esse é o padrão prescrito nos Dez Mandamentos. Note que não diz que o sabbath ("dia do descanso”) deve ser o último dia da semana ou o primeiro dia da semana. O conceito de semanas nem mesmo é mencionado. O mandamento é simplesmente trabalhe seis dias, descanse um. Cada sétimo dia deveria ser um sabbath.
4. Nada de fraude
Quarto, não defraude o mandamento dizendo, "Bem, eu guardarei este mandamento, mas minha empregada vai trabalhar, ou, coloquei o meu boi para trabalhar com uma cenoura na frente do seu nariz às seis da tarde do sabbath para que ele separe os grãos o dia todo enquanto eu descanso." Deus diz: “Não”. Você não entendeu qual é o ponto em questão se você tentar manter o negócio aberto usando empregados, animais ou parentes. Qual é o ponto em questão?
5. O descanso de Deus Após a Criação
Quinto, o verso 11 nos conduz ao aspecto básico do mandamento. Está baseado no descanso de Deus depois da criação: "porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou."
Isto está em Gênesis 2:2-3.
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
"Trabalhe seis, descanse um. Trabalhe seis, descanse um. Esse é o padrão prescrito nos Dez Mandamentos."
Deus "abençoou" e "consagrou" o sétimo dia. Gênesis 2:3 e Êxodo 20:11 dizem que Deus "abençoou" e "consagrou" o dia de descanso. O que significa Deus abençoar um dia? Eu creio que significa que ele faz do dia um tempo de benção. Quando Deus abençoa um homem, o homem torna-se ricamente abençoado. Quando ele abençoa uma terra, a terra fica rica de bênçãos. Assim quando ele abençoa um dia, aquele dia fica rico de bênçãos.
E o que significa que Ele consagra o dia? "Consagra" é a mesma palavra que "santifica." Significa colocar o dia à parte para focar de maneira especial no que é santo, isto é, Deus e seus santos feitos.
Agora considere as duas palavras juntas. Ele abençoou o dia e ele consagrou o dia. Como elas se encaixam? Ele o tornou uma fonte de bênçãos e Ele fez isto para focar nEle. Não é óbvio que o consagrar está incluído na bênção e a bênção está incluída no consagrar? Quando você santifica a Deus e focaliza sua atenção nele, você recebe mais bênção do que se você continuar se ocupando sete dias por semana com negócios seculares, pensando que o sucesso profissional e o dinheiro são o caminho para a verdadeira felicidade. E (o contrário) quando você busca sua bênção em Deus, em vez de nos produtos do trabalho humano, você O glorifica e honra Sua santidade como a maior riqueza.

O descanso de Deus
A razão, apresentada em Gênesis 2:3 e Êxodo 20:11, porque Deus abençoou e consagrou o sétimo dia é que "porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." O que significa esse “Deus descansou”? Significa, ao menos, que ele estava satisfeito porque o trabalho dEle de criação estava completo e era "muito bom." Seu descanso significa que ele agora queria parar como se estivesse tendo um tempo de lazer e sossego e saborear a beleza e perfeição da Sua obra criativa.
Esta é a verdadeira base desse consagrar e abençoar o dia de descanso. Ele está dizendo, na prática: "Deixem minha criatura mais elevada, aquela criada à minha imagem, parar a cada sete dias e comemorar comigo o fato de que Eu sou o Criador que fez tudo isso. Deixem-na parar de trabalhar e focalizar em mim, que Sou a fonte de tudo aquilo que ela tem. Eu sou a fonte de benção. Eu fiz até mesmo as mãos e a mente com que ela trabalha. Deixem que um dia entre sete demonstre que toda a terra e todos os animais e toda a matéria-prima e todo o fôlego e força e pensamento e emoção; tudo vem de Mim. Deixe que o homem olhe pra mim, em descanso, um dia em cada sete, para a bênção que é tão fugaz nos negócios deste mundo."
O que é bonito sobre o sabbath é que Deus o instituiu como uma lembrança semanal de duas coisas. Uma é que toda verdadeira bênção vem da Sua graça, não do nosso trabalho. A outra é que nós O exaltamos e O honramos e mantemos o dia santo se buscamos a plenitude da Sua bênção prestando especial atenção a Ele neste dia.

Deus como a fonte da salvação
Seria um engano concluir destes dois textos que as únicas bênçãos nas quais nós deveríamos focalizar durante nossa observância do sabbath são as bênçãos da criação. Deuteronômio 5 nos dá uma segunda versão dos Dez Mandamentos. Aqui o fundamento para a observância do sabbath é diferente. Versículo 15:
“porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.”
"Portanto, o foco do sabbath não está só em Deus como a fonte da criação, mas também como a fonte da salvação."
Em outras palavras a mão poderosa e o braço estendido de Deus não estavam enfraquecidos pelo trabalho de criação. Eles estão cheios de força. O descanso de Deus não era para recuperação, mas para exultação. Agora o mesmo Deus mostrou o Seu poder não só para criar, mas também para salvar. Portanto, o foco do sabbath não está só em Deus como a fonte da criação, mas também como a fonte da salvação. "Seu Deus o tirou da terra de Egito. . . PELO QUE ele lhe ordenou que guardasses o dia de sábado." Um dia de descanso a cada sete, mantenha-o santo ao Senhor, isso nos lembra e mostra ao mundo que DEUS é nosso Criador e nosso Redentor - nós não nos fizemos a nós mesmos, nós não podemos nos sustentar ou nos salvar sem a Sua graça. Aquietai-vos e sabei que Ele é Deus.

O Sabbath como um sinal
O que Deus disse no êxodo do Egito?
“Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis “
Êxodo 31:12-13 enfatiza novamente a verdade de que o sabbath significa nossa confiança absoluta na graça de Deus.
“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.”
O sabbath é um sinal. Aponta para uma verdade que nós nunca devemos esquecer. A verdade de que Deus (e não nós) nos santificou. Ele nos escolheu e nos separou e trabalhou para nos fazer singulares entre os povos da terra.

Resumo do mandamento do Sabbath
Em resumo então, Êxodo 20:11, Deuteronômio 5:15 e Êxodo 31:13 ensinam que o sabbath é uma maneira de lembrar e expressar a verdade de que Deus é nosso Criador, Redentor e Santificador. Nós somos dependentes Dele para tudo que nós temos no mundo, para nossa libertação de inimigos, e para nossa santidade. Certamente Ele planejou que nós trabalhássemos. Mas nosso trabalho não cria, nem salva e nem santifica. Para isto nós dependemos da bênção de Deus. Todas as coisas são dEle e por meio dEle e para Ele. Para que não nos esqueçamos disso e comecemos a levar muito a sério nossa força, pensamento e trabalho, nós devemos separar um dia em sete para parar os nossos trabalhos e focalizar em Deus como a fonte de toda a bênção.



Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59427


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Não Vive Na Prática De Pecado John Piper
Artigos Duas Razões Pelas Quais o Amor Nos Protege do Engano John Piper
Artigos John Bunyan John Piper
Artigos Se o Nosso Morrer for uma Disciplina? John Piper
Artigos Por que motivos devemos orar John Piper
Artigos Continuar Casado Não Depende de Continuar Apaixonado John Piper
Artigos Existe uma Maneira de Ser Feliz, Mesmo na Tristeza John Piper
Poesias Dons espirituais John Piper
Artigos O propósito de Cristo na evangelização John Piper
Artigos Jesus Cristo é a Única Esperança de Salvação? John Piper

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 97.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62432 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61878 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61662 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61571 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61528 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61011 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60392 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60348 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60271 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60217 Visitas

Páginas: Próxima Última