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O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL
daiene

Resumo:
Este trabalho apresenta a realidade do ensino de língua estrangeira nas salas de aulas de ensino regular no Brasil, expondo a discriminação e descaso no ensino/aprendizagem de outros idiomas não nativos, e a dificuldade em manter os alunos com menor poder aquisitivo interessados e inclusos no mundo globalizado, onde a língua estrangeira é de extrema importância para o crescimento profissional do individuo.

O ensino de uma língua estrangeira no Brasil sempre foi descriminado. As escolas de nível médio e fundamental nos mostram serem incapazes de aplicar esse projeto dentro de sala de aula, recorrendo assim a cursos de idiomas.
     Para que o ensino de língua estrangeira aconteça, é necessário redefinir valores e comportamentos, onde o papel do professor continua sendo o de maior importância para que esse estudo aconteça.
     No campo social atual, o acesso ao conhecimento é de grande exigência, e no Brasil essa necessidade cresce cada vez mais, devido aos longos períodos de elitização educacional, exclusão e desigualdade social.
     O professor precisa levar a serio essa tarefa, para que o aluno supere seus preconceitos e levá-lo a inclusão social, que é um direito de cada cidadão.
Encontramos nas salas de aula um aprendizado ineficiente, onde os alunos sequer aprendem o básico dos idiomas, um aprendizado defasado, sem apoio e atenção, tendo exclusivamente como objetivo preencher o currículo educacional, sem preocupar-se com o ensino. Esses alunos muitas vezes sentem-se deixados de lado, e tendem a ter grandes dificuldades em se livrar de certos preconceitos que os impossibilitam de aprender uma nova língua.
Encontramos também os cursos de Inglês, onde poucos alunos têm acesso, pois os cursos exigem um investimento alto, e só os que possuem renda adequada podem fazer parte desse processo. E ainda encontramos muitos cursos profissionalizantes, voltados exclusivamente para o trabalho, onde não há o foco em todas as habilidades, apenas ao que é de interesse da empresa ou do trabalho a ser desenvolvido.
O ensino de Língua estrangeira é impactado pelos valores e interesses das classes dominantes. Apesar de todos terem o direito, não apenas alunos, mas a maioria da população, há uma distancia física e social,   é preciso pensar na construção de alternativas concretas que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis, e no campo do acesso ao conhecimento.
            Para que o acesso de língua estrangeira funcione, é preciso que a diversidade cultural seja aceita, pois vem adquirindo crescente importância na atualidade. Podemos ver claramente os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas e de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas dos povos.


Biografia:
Estudante da Graduação de Letras Inglês pela Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.
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