Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PARA QUE FILOSOFIA?
FILOSOFIA
Ismael Monteiro

Resumo:
Mostra a importância da filosofia.

PARA QUE FILOSOFIA?

     A filosofia parece ser vista pela sociedade como uma chatice ou algo sem utilidade. Contudo, tentar saber para que serve a filosofia é uma pergunta interessante, porque a filosofia tem a sua razão de ser. O trabalho filosófico é um trabalho de reflexão e a filosofia é um conhecimento do conhecimento, um saber do saber.
     Por sua vez, uma das características importantes da filosofia é a preocupação com a verdade. As questões filosóficas podem muito bem ficar sem respostas, ou podem mesmo propiciar polêmicas intermináveis, como geralmente ocorre. Mas elas são questões de qualquer modo e requerem, por isso mesmo, uma avaliação das razões sugeridas e propostas para que se possa caracterizá-las como verdadeiras ou falsas.
     Por isso, a filosofia não pode ser um mero aglomerado de proposições retóricas, sem qualquer pretensão de estabelecer princípios sólidos, ou seja, ela pode ser definida como uma atividade a partir da qual se estudam métodos e metas das nossas formas diferenciadas de reflexão, a fim de que possamos chegar sobre os seus limites e a sua validade. A pesquisa filosófica se dá de uma maneira racional, quer dizer, sem qualquer remissão à fé, visando o estabelecimento de respostas convincentes a questões as mais diversas que fogem ao âmbito das ciências particulares, mas que são comumente trazidas à luz por elas.
     Por outro lado, a filosofia por estudar as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, pode ser vista como uma arte do bem-viver.
     Deste modo, a filosofia nos ensina a fazer uma reflexão da reflexão e através da atitude filosófica, podemos saber mais sobre a nossa capacidade reflexiva. Sem a filosofia poderíamos nos transformar num robô e por isso, através da filosofia, podemos adotar uma atividade reflexiva, que é condição de possibilidade das decisões livres, ou seja, a filosofia nos permite usar a capacidade reflexiva com cada vez mais profundidade, levando-nos a pensar mais claramente e, em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha e em conseqüência disso, a usar a capacidade de escolha em sua plenitude.
     A importância da filosofia está em que ela não é uma pesquisa de opinião ou de mercado para se conhecer as preferências dos consumidores e montar uma propaganda, ela é muito mais: verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes, tudo isso é filosofia.
     Nessa linha de pensamento, sem a filosofia a ciência se torna impotente, decadente e desonesta, faz-se destrutiva e devastadora, tudo porque a ciência descreve e analisa a parte, mas a filosofia é a sintética interpretação do todo, ou a interpretação de uma parte em seu valor e em sua relação com o todo. Por isso, a filosofia pode se utilizar da ciência, dos fatos e conhecimentos verificáveis, como ponto de partida e através disso, constrói vastas hipóteses sobre os problemas últimos, a respeito dos quais ainda não existem à mão dados conclusivos.
     Para essas finalidades, a atitude filosófica dirige várias indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Em outras palavras, a filosofia quer saber, o que, como e por que a coisa, ou o valor, ou a idéia é.
     Como se vê, a filosofia não se contenta com simples questionamentos, ela quer mais, trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é pensado e enunciado. Por esses aspectos, a filosofia não é uma ciência, mas uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos.
     A sua utilidade pode ser medida pela sua importância, ou seja, ela interpreta criticamente a religião, as artes, os métodos e conceitos de psicologia e sociologia, a história e muitas outras.
     Diante de tudo o que foi dito, a filosofia é um estudo vastíssimo e tem muita utilidade, pois nos ajuda a conhecer o mundo, a cultura, a história, as ciências, a política e por tudo isso, pode ser considerado o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.


Biografia:
Sou pesquisador científico há vários anos e possuo conhecimento sobre diversas áreas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52908


Outros títulos do mesmo autor

Haicais ANTICORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais ONDE MORA O POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais TAMANHO DA CORRUPÇÃO Ismael Monteiro
Haicais VOTOS À VENDA Ismael Monteiro
Haicais FIM DO POLÍTICO Ismael Monteiro
Poesias CONFISSÕES DE UM POLÍTICO Ismael Monteiro
Haicais POLÍTICO? Ismael Monteiro
Haicais Política Ismael Monteiro
Haicais Noticias da política Ismael Monteiro
Poesias MAR DE LAMA Ismael Monteiro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 170.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69007 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56756 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55829 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55100 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55046 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54884 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54806 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54793 Visitas

Páginas: Próxima Última