Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Grande Julgamento – Mateus 25.31-46
Silvio Dutra

“31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

Esta passagem não é alusiva ao Grande Juízo Final do Grande Trono Branco, citado no final do livro de Apocalipse, mas ao que ocorrerá logo depois da segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, aqui na terra.
Os eventos e parábolas narrados por nosso Senhor desde o vigésimo quarto capitulo do evangelho de Mateus têm por grande alvo o que é narrado nesta passagem, a saber: o estabelecimento do Seu reino milenal na terra, que será precedido pelo julgamento prévio que Ele estabelecerá sobre os ímpios que aqui permanecerem, depois da batalha do Armagedom, em Sua segunda vinda, sendo que haverá uma distinção, porque os justos serão colocados à Sua direita para serem preservados da sentença de condenação que Ele dará aos injustos, que estarão à Sua esquerda.
Nosso Senhor se assentará em Seu trono de glória, em Jerusalém, de onde governará todas as nações da terra, e será a partir dele, que realizará tal julgamento.
Como dissemos, não se trata ainda do Grande Juízo final, que é citado no livro de Apocalipse, a partir do trono branco do céu, porque até este momento os ímpios não terão seus corpos ressuscitados, o que ocorrerá somente por ocasião deste grande e último julgamento final, que lhes sentenciará a uma condenação eterna no lago de fogo e enxofre.
Aqui, neste passagem de Mateus, os justos são chamados de benditos de meu Pai. E são convocados a possuir por herança o reino que lhes está preparado desde a fundação do mundo.       
E nosso Senhor passou a descrever os motivos da entrada deles no reino: pelas boas obras que haviam feito a Ele e por amor a Ele, no bem que fizeram a outras pessoas.   
Sabemos que somente cristãos autênticos são irmãos de Jesus, porque são estes que são os verdadeiros filhos de Deus, tal como Ele, na condição de irmão primogênito.
Ficam portanto excluídos, pelo menos nesta aplicação que Ele fizera, os cabritos que estarão à sua esquerda, e para os quais Ele dirá as seguintes palavras no juízo:
“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;” (v. 41).
Há nesta passagem do evangelho, uma clara distinção entre as ovelhas e os cabritos.
Por isso o Senhor disse que o bem que fazia jus ao Seu reconhecimento foi aquele que foi destinado às ovelhas e não necessariamente o que foi feito aos cabritos.
Não era Jesus que estava com fome na pessoa de um cabrito rebelde.
Não era Jesus também que estava com sede, nu, enfermo e na prisão na pessoa de cabritos, transgressores voluntários da lei de Deus e dos homens.
Ele estava nesta condição, evidentemente, na pessoa daqueles que foram justificadas de seus pecados, e que foram feitas filhas de Deus, pela fé em Jesus, cristãos autênticos, e que estavam sem morada, com fome, sede, nus, enfermos e presos por causa do amor deles à obra do evangelho, tal como os apóstolos que passaram por grandes privações de toda sorte, e que sofreram prisões, fome, sede e nudez por causa da Palavra que eles pregaram.
A ajuda mútua na obra do evangelho terá este grande reconhecimento do Senhor não apenas no dia do juízo, como também trará grandes bênçãos para aqueles que estiverem empenhados em se auxiliarem mutuamente enquanto fazem a obra de Deus no poder do Espírito, porque estão fazendo isto para o próprio Senhor, de maneira que o Seu reino possa avançar pela cooperação mútua deles com a obra de Deus.                  


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57558 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55839 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55118 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55068 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54957 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54896 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54818 Visitas

Páginas: Próxima Última