Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TAMBÉM SOU UM INIMIGO DA COPA
DIRCEU DETROZ

Para o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, quem critica a construção dos elefantes brancos para a Copa do Mundo, é um inimigo da Copa. Então eu sou um inimigo da Copa. Não temos uma educação de qualidade. Não temos uma saúde de qualidade. Não temos segurança pública. E estamos mostrando nossa megalomania para o mundo.

Então a presidente Dilma Rousseff, deveria sentir-se envergonhada de posar chutando uma bola na reinauguração da Fonte Nova. Eu queria ver a presidente do Brasil, inaugurando escolas e hospitais. Ou discutindo um projeto de segurança pública, para que os cidadãos das grandes metrópoles não vivessem reféns da violência.

Quando se começou a discutir a Copa do Mundo no Brasil, falava-se muito no legado que ficaria no pós-Copa. Agora à medida que a Copa se aproxima, percebe-se claramente que não teremos legado nenhum. A não ser milhões e milhões de reais desperdiçados em estádios de futebol.

Passaremos vergonha com nossos aeroportos. Com nosso sistema de transporte. Até com a qualidade da nossa internet. Isso sem contar com a repercussão dos nossos desmandos. O caso da turista americana, assaltada e estuprada no Rio de Janeiro, percorreu o mundo de forma negativa. Só prenderam os bandidos porque era uma turista.

Pior é a prerrogativa de não precisar dizer para os brasileiros, os valores que estão sendo gastos nesses estádios. A ideia vendida era a de que nenhum dinheiro público seria investido em estádios. Apenas com infraestrutura. Uma mentira como tantas outras que ouvimos no nosso dia a dia.

Quando se questiona a construção de um estádio no Amazonas, o governo diz que temos de mostrar a floresta para o turista. Depois da Copa o estádio do Amazonas não servirá para mais nada. E com certeza existem meios muito mais baratos de levar os turistas para o Amazonas.

E ainda tem o caso do Engenhão. Oito anos após sua construção está interditado. Caímos em outros dos defeitos das construções brasileiras. Coisas mal feitas com produtos de má qualidade. E um bom tanto do dinheiro investido, desviado pela corrupção.

Sabemos então que o legado da Copa será grandes elefantes brancos construídos para depois simplesmente apodrecerem sem uso. O mesmo acontecerá com o Rio de Janeiro, nas obras para as Olimpíadas de 2016. Ou alguém pode apontar algum legado bom que os Jogos Pan-americanos de 2007 deixaram para a cidade?     


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55821 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55013 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última