Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
TAMBÉM SOU UM INIMIGO DA COPA
DIRCEU DETROZ

Para o Ministro do Esporte Aldo Rebelo, quem critica a construção dos elefantes brancos para a Copa do Mundo, é um inimigo da Copa. Então eu sou um inimigo da Copa. Não temos uma educação de qualidade. Não temos uma saúde de qualidade. Não temos segurança pública. E estamos mostrando nossa megalomania para o mundo.

Então a presidente Dilma Rousseff, deveria sentir-se envergonhada de posar chutando uma bola na reinauguração da Fonte Nova. Eu queria ver a presidente do Brasil, inaugurando escolas e hospitais. Ou discutindo um projeto de segurança pública, para que os cidadãos das grandes metrópoles não vivessem reféns da violência.

Quando se começou a discutir a Copa do Mundo no Brasil, falava-se muito no legado que ficaria no pós-Copa. Agora à medida que a Copa se aproxima, percebe-se claramente que não teremos legado nenhum. A não ser milhões e milhões de reais desperdiçados em estádios de futebol.

Passaremos vergonha com nossos aeroportos. Com nosso sistema de transporte. Até com a qualidade da nossa internet. Isso sem contar com a repercussão dos nossos desmandos. O caso da turista americana, assaltada e estuprada no Rio de Janeiro, percorreu o mundo de forma negativa. Só prenderam os bandidos porque era uma turista.

Pior é a prerrogativa de não precisar dizer para os brasileiros, os valores que estão sendo gastos nesses estádios. A ideia vendida era a de que nenhum dinheiro público seria investido em estádios. Apenas com infraestrutura. Uma mentira como tantas outras que ouvimos no nosso dia a dia.

Quando se questiona a construção de um estádio no Amazonas, o governo diz que temos de mostrar a floresta para o turista. Depois da Copa o estádio do Amazonas não servirá para mais nada. E com certeza existem meios muito mais baratos de levar os turistas para o Amazonas.

E ainda tem o caso do Engenhão. Oito anos após sua construção está interditado. Caímos em outros dos defeitos das construções brasileiras. Coisas mal feitas com produtos de má qualidade. E um bom tanto do dinheiro investido, desviado pela corrupção.

Sabemos então que o legado da Copa será grandes elefantes brancos construídos para depois simplesmente apodrecerem sem uso. O mesmo acontecerá com o Rio de Janeiro, nas obras para as Olimpíadas de 2016. Ou alguém pode apontar algum legado bom que os Jogos Pan-americanos de 2007 deixaram para a cidade?     


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59443


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 60647 Visitas
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60604 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60540 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60420 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60415 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60413 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60392 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60348 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60346 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60337 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última