Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Professor
Máquinas do saber
Tamires Ferreira Rodrigues

Resumo:
Professor não é máquina do saber. Ele é mediador do conhecimento.

Professor
Aquele que é cobrado para ser uma máquina do saber... Mas perdoe-nos somos humanos!

Qual o nome daquela palavra que é um substantivo simples e comum, biforme, possui nove letras, oito fonemas... Que vem do verbo... Qual mesmo é o verbo? Mas vem do latim. Isso eu sei. Aquela palavra que é sinônima do vocábulo que parece com o termo que significa conveniente, mas temos que trocar uma vogal... Ainda não sabe? Que decepção!
Pergunta para aquela ali, ela é professora.
É sempre assim!
Estamos em um tempo onde a informação esta presente na tecnologia, nas mídias e até nos livros! Vivemos em uma época cuja escola possui um papel de educar, ensinar, moldar, cultivar e quem sabe transformar crianças em homens dignos e honestos. Ironia a parte vamos pensar:
Um profissional da educação não é formado para tudo saber, professor é aquele que instrui, é aquele que promove uma mediação, professor não é detentor do saber, ele é aquele que estimulará a busca e a compreensão. Não podemos esperar que um ser humano pudesse carregar em seus ombros a delicada mala do “tudo eu sei”. Professor não sabe tudo, ele erra, esquece, desconhece muita coisa, não é Deus -é homem, não é mestre- é mediador.
Um bom professor não é aquele que se vangloria em cultivar um lates impecável e extenso, um bom docente sabe atuar de forma crítica e reflexiva com seus alunos e também na vida.
Muito se leva de bagagem quando encontramos um grupo para instruir, ali veremos face a face, veremos bagagens distintas, pensamentos diversos, dificuldades múltiplas. É neste contexto que temos que atuar de forma singela. Respeitar a singularidade de cada é acima de tudo um exemplo de bom profissional, bom docente, bom ser humano.
Não somos máquinas do saber, não podemos ser cobrados para ligar e desligar mantendo a memória intacta e os dados salvos. Apesar de necessitarmos de formatação contínua!
O docente é um dos cinco na escala de profissionais mais encaminhados ao setor de psiquiatria. Isto é pavoroso partindo do ponto que “a base de toda conquista é o professor”!
Como diria um mestre – sim ele foi um mestre- Paulo Freire (...) “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
Meu caro amigo professor não desista de educar, mesmo que o google saiba mais que você. Não desista de ensinar, mesmo que você esqueça aquela fórmula ou da grafia daquela palavra.
Estimule os homens a serem águias e não galinhas. Mesmo que eles te joguem no galinheiro. Mesmo que o facebook tenha mais acessos do que os livros que vocês recomendam não desistam. Faça uma página e leve a literatura para ela. Aprenda que se não houver mudança o mundo estagna.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios.
É um prazer começar a fazer parte do time.
É para quem não descobriu a palavra do inicio do texto ela é: PROFESSOR!


Biografia:
Tamires Ferreira Rodrigues é Pedagoga, e, graduanda em Letras. Adora Literatura e estuda temas sociais e educacionais como identidade e gênero. Uma boa leitora de romances e uma simples escritora de poemas. Sua alma é mineira, deve ser por isso que gosta de prosear!

Este texto é administrado por: tamires ferreira rodrigues
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Contos Professor Tamires Ferreira Rodrigues
Monografias tamires ferreira rodrigues


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69003 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57913 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54909 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54766 Visitas

Páginas: Próxima Última