Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Volta às aulas
Valdir dos Santos Lopes




Voltar para a escola é sempre bom, para os alunos e para os professores. Depois de um período distante das atividades educativas, as merecidas férias dão espaço para novos desafios. Realmente o ano começa aqui para quem vive no mundo da educação. Hoje na escola, em contato com os alunos, revi rostinhos sorridentes dizendo, de forma tímida, um “oi”. Quão gratificante é ver que esses rostinhos já não são os mesmos de outrora. Como crescem as crianças! Com essa constatação fica apenas um misto de sentimentos: percebo o quanto estou envelhecendo e, por outro lado, como é bom ver meus alunos se desenvolvendo.

COMPROMISSO PATERNO
            Reconheço a importância da presença dos pais na primeira semana de aula. Há muitas informações a serem dadas pela Gestão da unidade escolar. Os pais precisam realmente conhecer os novos professores do filho, ficar a par dos novos desafios e alertar os docentes sobre as dificuldades e necessidades de cada um. Infelizmente percebo que muitos se limitam a buscar a lista de materiais ou assinar documentos de presença. Pois então friso aqui a importância do compromisso paterno e materno. Interajam com os professores novos dos seus filhos. Deixem os mestres sabendo da evolução ou mudanças ocorridas nas férias. Expliquem, por exemplo, a necessidade que o filho tem de estar próximo à lousa, ou próximo ao professor por causa de problemas de aprendizagens entre outros.

COMPROMISSO DOCENTE
            Os professores também precisam ficar atentos para não perderem a oportunidade de interagir com os pais nessa semana. Além das documentações costumeiras, questionar os pais sobre alguma dificuldade que a criança possa apresentar, algum problema de aprendizado que ocorreu no decurso do ano anterior poderá auxiliar o mestre no seu planejamento anual. Não precisa ser uma entrevista enfadonha, mas com um rápido bate-papo com a família pode-se adquirir informações importantíssimas para a construção do Plano de Educação desse ano.


COMPROMISSO DISCENTE
Já os alunos, independente da idade, a vontade da maioria é reencontrar o ambiente amistoso que tinham no ano passado. Reencontrar amigos ou conhecer outros. A empolgação da nova série escolar também deixa os alunos ansiosos e curiosos. Para que essa empolgação não esfrie no decorrer dos dias, fica necessária aqui a união da família e dos docentes na busca de melhores caminhos que envolvam os interesses da meninada com os objetivos de cada série.

COMPROMISSO GESTOR
            Diretores e Coordenadores também estão, nessa semana, envolvidos plenamente com a abertura do ano. Após receberem os docentes, recebem agora pais e alunos. É necessário esclarecer muitas dúvidas, atender adequadamente a família, principalmente aquela família que está entrando na unidade escolar pela primeira vez. Uma importante dica para essa última questão é mostrar aos pais a estrutura da escola, a sala da coordenação e dos professores, a provável sala dos alunos. Pincelar sobre o projeto educacional da instituição e as regras de convivência.


SÓ ALEGRIA
No recreio vejo as crianças correndo, rindo, comendo, dividindo, olhando, experimentando. Parece uma alegria sem fim. Quem dera fosse assim todo o período escolar. Claro que sabemos que esse mundo tão complexo da educação não é um mundo só de rosas. Haverá choros, cansaço, mágoa, conflitos entre outros. Mas acredito que se a Gestão Escolar, os Docentes e a Família se comprometerem em estar juntos para superar cada obstáculos, teremos um ano escolar melhor do que a do ano passado. Esse é meu desejo a todos.

Valdir dos Santos Lopes
Psicopedagogo – Institucional e Clínico
http://www.valdirfilosofia.recantodasletras.com.br
http://cavernavaldirlopes.blogspot.com.br/


Biografia:
Valdir dos Santos Lopes Professor, formado em Letras, pela Faculdade de Filosofia de Penápolis, Graduando em Pedagogia, pela Unesp/Univesp, Psicopedagogo pela Faculdade de Filosofia e Ciência de Penápolis. Professor especialista em Língua Moderna da Prefeitura de Barbosa – SP Amante da leitura, amador da escrita. http://cavernavaldirlopes.blogspot.com.br/ http://www.valdirfilosofia.recantodasletras.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52803


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas HOMEM DE FERRO NOIR Valdir dos Santos Lopes
Poesias SE EU LHE DER UMA FLOR? Valdir dos Santos Lopes
Contos SAPO DE TÊNIS Valdir dos Santos Lopes
Ensaios Volta às aulas Valdir dos Santos Lopes
Ensaios NEM SEMPRE O QUE PARECE, É! Valdir dos Santos Lopes
Ensaios SE O MEU FILHO NÃO CHORAR? Valdir dos Santos Lopes
Ensaios VOCÊ SABE O QUE É CACOFONIA? Valdir dos Santos Lopes
Ensaios VOCÊ É UM PÉSSIMO PROFESSOR. Valdir dos Santos Lopes
Poesias É PORQUE Valdir dos Santos Lopes
Poesias SÓ DISSO VIVE MINHA VIDA Valdir dos Santos Lopes


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69061 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57964 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57612 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55886 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55195 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55160 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55035 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54936 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54913 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54895 Visitas

Páginas: Próxima Última