Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Sou cidadão e desisto fácil
alex dancini



Era uma quarta-feira, Rio de Janeiro, o estado mais violento do Brasil. Três assaltantes abordam um carro com quatro pessoas, João Hélio, a mãe, a irmã de 13 anos e uma amiga, em um cruzamento no bairro Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio. Os bandidos deram voz de assalto, a mãe e a irmã de João Hélio foram mais rápidas e conseguiram sair do veículo a tempo, mas no momento em que os bandidos arrancaram com o carro, João ficou preso no sinto de segurança no exterior do veículo, arrastado por sete quilômetros, João Hélio não resistiu e faleceu.
O ocorrido na última quarta-feira, 07/02/2007, deflagrou uma discussão há muito necessária no Brasil, mas que, somente com a morte de mais um João, fez-se acontecer.
Provavelmente vários “Joãos” já perderam suas vidas em cruzamentos, faróis, morros, becos, etc. Porém, e talvez esta seja uma grande estratégia, somente agora o senado discutirá a maioridade penal e possíveis soluções para diminuir a violência nas grandes cidades brasileiras.
Digo estratégia, porque não se pode ser tão negligente a um problema tão grave, como nossos governantes são, pois decidem votar um projeto de lei importante quando este ocupa lugar de destaque na mídia. Há menos de um mês uma família foi queimada viva dentro de uma carro por bandidos. Ônibus são incendiados pelos marginais com tanta freqüência, que o metrô está superlotado e já apresenta problemas em São Paulo, porém, somente depois de mais um crime bárbaro que revoltou praticamente todos os brasileiros, nossos “enternados” movimentaram-se.
Todavia, mais negligentes que nossos queridos governantes somos nós. Causa espanto ler a frase acima? Pois bem, ao mesmo tempo em que atacamos qualquer e toda prática de violência, somos indiferentes a ela. A cada acontecimento bárbaro, seja seqüestro, assassinato, roubo seguido de morte, enfim, tudo o que possa sugerir violência ao ser humano, somos tomados por uma revolta que atinge apenas a emoção, mas, nunca a razão.
O silêncio “fala” mais alto que a vontade de dizer que também estamos inseguros, com medo, e continuamos fingindo que nada aconteceu.
Fechamo-nos em alarmes residenciais, carros blindados, câmeras, e esquecemos de exigir uma segurança pública eficaz, que proteja não somente a um, mas a todos os cidadãos, já que pagamos tão caro por ela.
Torna-se inevitável a presença da ética em cada um de nós. Ser éticos enquanto cidadãos, lutando pelo exercício pleno de nossos direitos e pelo cumprimento dos nossos deveres, do contrário, ficaremos à mercê da vontade dos criminosos, esperando o dia em que chegará até nós, alguém armado pedindo-nos um trocado, um importado, uma vida, uma “birita”, um erva, ou apenas dizendo, Já era.


Alex de Novais Dancini.


Biografia:
Acadêmico de Letras da Facauldade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM)
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Amar é viver alex dancini
Artigos Sou cidadão e desisto fácil alex dancini
Artigos O apagão aéreo toma conta de nossas mentes alex dancini
Crônicas O encontro alex dancini
Crônicas A praga da humanidade é o segundo casamento alex dancini
Artigos O ridículo da vergonha Alex Dancini
Artigos A derrota de um país Alex Dancini
Artigos QUANDO EU NÃO SOU EU MESMO Alex Dancini


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55039 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54814 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última