Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOMOS MAIS INSTINTO DO QUE RAZÃO
DIRCEU DETROZ

Antes de chegar ao massacre das crianças americanas, devemos fazer uma viagem pela História. Então chegaremos a algumas conclusões assustadoras. Ainda que muitos digam o contrário, a Raça Humana continua sendo mais instinto do que razão.

É evidente que não dominamos o planeta com a razão. Você jamais verá um Albert Einstein, sentado em cada esquina, mas já viu muitos dos seus vizinhos discutindo no portão por bobagens.

Mesmo com todas as crenças e religiões espalhadas ao redor do mundo, nosso instinto animal de sobrevivência jamais será dominado. A razão só entrou no cotidiano dos humanos, quando as sociedades se formaram. Diferente do instinto, a razão foi imposta pela civilidade da raça.

Com a razão seria difícil dizer isso. Com o instinto fica fácil. O massacre na escola americana foi apenas mais um. Muitos outros acontecerão. Infelizmente a comoção é um sentimento passageiro. O instinto não. Nascemos com ele. É herdado geração após geração.

Precisamos misturar outro ingrediente nessa discussão. A loucura e a insanidade. E descobrir qual caminho é o pior. Ir da razão a loucura. Ou do instinto a loucura. Estamos presos a uma sociedade pelas convenções. Às vezes, essas convenções nos sufocam a tal ponto, que muitos não suportam. Daí para a tragédia é um passo.

Estão todos tristes. A grande incógnita do massacre era as razões. E o atirador as levou para o túmulo. Pessoas que atingem esse nível de insanidade não devem ser culpadas sozinhas. Devemos trazer a sociedade como um todo para o meio do debate. Querendo ou não, somos todos candidatos a loucos ou insanos. Com a razão ou o instinto.

Se um estranho entrar no teu quintal em um momento impróprio, o que você não irá perguntar é se ele está precisando de alguma coisa. Não é a razão que faz brucutus trocarem socos num ringue, enquanto outros tantos urram do lado de fora. Uma mistura de êxtase e insanidade. Próprias dos humanos.

Outra grande bobagem da Raça Humana é incluir o tempo. É comum ouvir frases desse tipo: “Nossa, em pleno século XXI”. A razão e o instinto da raça não podem ser governados pelos relógios. Uma coisa é certa. O que nos trouxe até aqui. E poderá ser nossa tábua de salvação no futuro, não foi à razão. Foi nosso instinto. Então até a próxima matança.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59459


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Como será o depois DIRCEU DETROZ
Poesias RESPIRO DIRCEU DETROZ
Crônicas Lições aos humanos DIRCEU DETROZ
Poesias PANDEMIA DIRCEU DETROZ
Crônicas O Brasil da Gripe espanhola DIRCEU DETROZ
Crônicas Tatuados na sexta extinção DIRCEU DETROZ
Poesias CAÇA E CAÇADO DIRCEU DETROZ
Crônicas A morte da morte DIRCEU DETROZ
Poesias BAGUNÇA DIRCEU DETROZ
Crônicas O primeiro ambientalista DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
MORTE, O PARADOXO DIVINO DA VIDA - Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo 59980 Visitas
No Caminho de João - José Ernesto Kappel 59975 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59974 Visitas
Coisas de Doer - José Ernesto Kappel 59961 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 59958 Visitas
NEVEGANDO NA HISTORIA DA EDUCAÇÃO - francisco carlos de aguiar neto 59957 Visitas
Pássaro de Dois - José Ernesto Kappel 59957 Visitas
Ter - Anderson C. D. de Oliveira 59955 Visitas
Rosas de Ocasião - José Ernesto Kappel 59951 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 59950 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última