Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tatuados na sexta extinção
DIRCEU DETROZ

A espécie Homo sapiens surgida há 350 mil anos na região leste do continente africano e que adquiriu o comportamento moderno 50 mil anos atrás, sabe pouquíssimo do que aconteceu nos 4,5 bilhões de anos do planeta Terra.

Os motivos são muitos. Vão de religiões e crenças, até um ensino de péssima qualidade. Infelizmente parece que o conhecimento tem a aparência de um vírus mortal. A maioria tem o temor de ser contaminado. Então preferem as lendas “sagradas”.

Se o conhecimento fosse a principal religião do planeta, creio que não nos deixaríamos tatuar na sexta extinção em massa. Que vem se acelerando justamente pela ação dos humanos. Nunca antes na história deste planeta, o processo da extinção das espécies foi tão rápido.

Antes do Homo sapiens se achar dono de tudo. De se autoproclamar criação divina com uma alma ou espírito embutidos, a vida no planeta Terra teve início, prosperou e foi extinta pelo menos outras cinco vezes. Quando falamos em vida, devemos tomar muito cuidado para não fazer confusão. Sem essas extinções, certamente não estaríamos aqui.

A primeira extinção em massa ocorrida no nosso planeta aconteceu há 550 milhões de anos no Período Cambriano. As espécies afetadas foram os ancestrais dos insetos e os aracnídeos. O motivo foi a redução no nível dos mares e mudanças nas correntes marítimas. No Período Ordoviciano 110 milhões de anos depois, a segunda extinção em massa atingiu os invertebrados marinhos. A culpada. Uma glaciação.

Há 365 milhões de anos no Período Devoniano aconteceu a terceira extinção em massa no planeta. As vítimas foram os peixes. A causas foram aquecimento seguido de um glaciação e redução do oxigênio nos mares. O período Permiano veria a quarta extinção em massa há 145 milhões de anos. Extinguiu os répteis anteriores aos dinossauros vitimados por um derramamento de lava onde hoje é a Sibéria. A maior das extinções.

A mais famosa de todas as extinções em massa no planeta Terra ocorreu há 65 milhões de anos no Período Cretáceo. As consequências do impacto de um asteroide com mais de 10 quilômetros de diâmetro no Golfo do México dizimaram os dinossauros. Aquelas criaturas “fofas” que o cinema recriou depois do livro escrito em 1990 por Michael Crichton.

Atualmente está em curso de modo acelerado a sexta extinção em massa. O período atual é chamado de Holoceno. Plantas e animais são as espécies que estão sendo extintas. A ação dos humanos na destruição dos habitats é a principal causa. As mudanças climáticas vêm na sequência. Nos treze capítulos de “A Sexta Extinção”, a jornalista e escritora americana Elizabeth Kolbert narra de que maneira a sexta extinção em massa se desenrola silenciosamente. Exatamente quando alguém deveria gritar.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 283


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ
Crônicas Ficção, o perigo do realismo DIRCEU DETROZ
Poesias HOLISMO DIRCEU DETROZ
Crônicas Problemas técnicos DIRCEU DETROZ
Crônicas De Sagan ao Hubble DIRCEU DETROZ
Crônicas Nem tudo é pandemia DIRCEU DETROZ
Poesias SINA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 986.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65690 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54821 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43498 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43129 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42236 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40598 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 38979 Visitas
Amores! - 37248 Visitas
Desabafo - 36634 Visitas
Faça alguém feliz - 34947 Visitas

Páginas: Próxima Última