Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SOMOS MAIS INSTINTO DO QUE RAZÃO
DIRCEU DETROZ

Antes de chegar ao massacre das crianças americanas, devemos fazer uma viagem pela História. Então chegaremos a algumas conclusões assustadoras. Ainda que muitos digam o contrário, a Raça Humana continua sendo mais instinto do que razão.

É evidente que não dominamos o planeta com a razão. Você jamais verá um Albert Einstein, sentado em cada esquina, mas já viu muitos dos seus vizinhos discutindo no portão por bobagens.

Mesmo com todas as crenças e religiões espalhadas ao redor do mundo, nosso instinto animal de sobrevivência jamais será dominado. A razão só entrou no cotidiano dos humanos, quando as sociedades se formaram. Diferente do instinto, a razão foi imposta pela civilidade da raça.

Com a razão seria difícil dizer isso. Com o instinto fica fácil. O massacre na escola americana foi apenas mais um. Muitos outros acontecerão. Infelizmente a comoção é um sentimento passageiro. O instinto não. Nascemos com ele. É herdado geração após geração.

Precisamos misturar outro ingrediente nessa discussão. A loucura e a insanidade. E descobrir qual caminho é o pior. Ir da razão a loucura. Ou do instinto a loucura. Estamos presos a uma sociedade pelas convenções. Às vezes, essas convenções nos sufocam a tal ponto, que muitos não suportam. Daí para a tragédia é um passo.

Estão todos tristes. A grande incógnita do massacre era as razões. E o atirador as levou para o túmulo. Pessoas que atingem esse nível de insanidade não devem ser culpadas sozinhas. Devemos trazer a sociedade como um todo para o meio do debate. Querendo ou não, somos todos candidatos a loucos ou insanos. Com a razão ou o instinto.

Se um estranho entrar no teu quintal em um momento impróprio, o que você não irá perguntar é se ele está precisando de alguma coisa. Não é a razão que faz brucutus trocarem socos num ringue, enquanto outros tantos urram do lado de fora. Uma mistura de êxtase e insanidade. Próprias dos humanos.

Outra grande bobagem da Raça Humana é incluir o tempo. É comum ouvir frases desse tipo: “Nossa, em pleno século XXI”. A razão e o instinto da raça não podem ser governados pelos relógios. Uma coisa é certa. O que nos trouxe até aqui. E poderá ser nossa tábua de salvação no futuro, não foi à razão. Foi nosso instinto. Então até a próxima matança.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 59446


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 60643 Visitas
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60593 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60522 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60407 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60406 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60401 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60348 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60339 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60336 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60330 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última