Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MEU ANIVERSÁRIO
Tânia Du Bois

“... O corpo em si revela a cor / a divisa de tinta ao tato / como quem quer apalpar o medo /como quem apalpa a dor / de envelhecer...” (Luiz de Miranda)

     Romeu não imaginava que Julieta teria vida eterna. Inspirada no amor deles penso nas situações do meu cotidiano, em que é pertinente lembrar as pessoas do meu aniversário. Segundo Lígia A. Leivas, “... A vida é um dom maior...eternamente / Não importa quão devastadora sejam as horas / ou quão arrebatadoras as promessas...”
     A vida turbulenta e a indiferença das pessoas são transtornos; comportamentos considerados não revelações, porque ressaltam a individualidade. E como tema central, com certa atenção, é possível perceber que não sobra tempo para as pessoas lembrarem o aniversário dos amigos.
     Além da questão sentimental, enfrento a saudades dos encontros, das festas, onde era a energia da celebração; onde me movimentava para falar e abraçar os amigos. Nas palavras de IGdeOL,“...De olhar o calendário /...De recordar o aniversário / Daquela que me trouxe a vida! // ...Para não esquecer outra vez / Deixo o calendário marcado / Para nos anos vindouros / Recolher muitos tesouros / De alegrias, ao teu lado!...”
     Meu aniversário: um dia sozinha. Dia sem novidades e sem notícias. Dia em que a campainha do apartamento não desperta. A refeição normal, sem balões e bolo. Um dia sem surpresas, sem presentes, sem leitura. Um dia diferente – derrubado. Dia sem música. Dia não encontrado... Como expressa Augusto de Abreu, “Mais um aniversário, / que tédio! / Mais um aniversário / sem ter nada para comemorar, / sem ter perspectiva de vida, / sem ter perspectiva de encontrar a mulher amada. / Sem ter perspectiva de ser feliz. / Mais um aniversário, / menos um dia na minha jornada, / mais rugas, / menos esperança, / mais dores no corpo, / mais cabelos brancos, / mais desejoso em voltar a ser criança.”
     Sábado com mais de cinquenta anos. Sinto-me trancada na minha privacidade e pressionada em meu pensamento. É meu aniversário e gostaria de não ter a sensação de um momento só meu. Entretanto, preciso acreditar na vida, sem maiores traumas, porque ainda assim tento pensar que a vida é mais importante e interessante do que o comemorar meu aniversário. Então, continuo a assistir Romeu e Julieta (pela centésima vez) que, como encontro em Luiz de Miranda, “hoje ou amanhã / o dia será / o que foi ontem /trazendo nos retratos / nas palavras / a luminosidade do tempo.”
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54752 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54719 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54610 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54490 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54445 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54436 Visitas
Amores! - 54400 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54384 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54326 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54297 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última