Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A navalha de Ockman e os efeitos iatrogênicos
´´Navalhada ou indignação seletiva?``
Alexandru Solomon

Resumo:
Podemos mandar cortar as cabeças dos portadores de más notícias, mas depois de tê-los ouvido, qual a serventia da decapitação?

Antes de prosseguir, um pedido de desculpas pela falta de rigor. Guilherme de Ockham foi um padre franciscano que deixou um legado filosófico importante. Resumindo de maneira imprecisa seu pensamento, diríamos que se há múltiplas possibilidades de explicar um fenômeno, a melhor solução é optar pela mais simples.
Transpondo para nossa ‘confusa’ quadra econômica, para explicar o que está acontecendo – nosso crescimento ‘simbólico’, equivalente a um decréscimo per capita – explicações é que não faltam. Desde a perversidade do tsunami monetário sempre invocado com ranger de dentes, passando pela crise da economia mundial na qual estamos tão pouco inseridos, sem esquecer a guerra comercial e outras tantas, sem ao menos dedicar um olhar mais atento para nosso próprio umbigo, estamos sendo submergidos por inúmeros discursos, cujo resultado desejado é fazer-nos chegar à máxima sartriana. “O inferno são os outros”.
Não é o caso de desprezar a retórica oficial, já que os fatos alegados existem, mas é preciso manter um olhar atento para o nosso quintal.
O crescimento de 0,6% no terceiro trimestre fez soar todos os alarmes do painel de bordo de nossa aeronave Brasil. O BC com “seu PIB” causou uma cegueira momentânea da tribo dos analistas. Logo, peçamos ao BC que refaça suas contas clama o ministro ao mesmo tempo em que afirma que a retomada está em marcha.
Ocorre que há praticamente dois anos a economia patina. Podemos mandar cortar as cabeças dos portadores de más notícias, mas depois de tê-los ouvido, qual a serventia da decapitação? Ah, se houvesse um ‘controle social da mídia’, suspiram outros, olhando com ternura o que ocorre na vizinha argentina.
Talvez seja precipitado afirmar que o modelo de crescimento via consumo dá sinais de fadiga. Nos Estados Unidos, o consumo das famílias é um dado fundamental. Há quem aponte a evolução insatisfatória do investimento. O professor Delfim acha que falta sintonia entre o setor público e o setor privado. Caso houvesse, o espírito animal do empresariado, abandonaria o zoológico e viria habitar entre nós.
“Mourir pour des idées l´idée est excelente, moi jái failli mourir de ne l´avoir pas eu” (morrer por ideias, a ideia é excelente, eu quase morri por não tê-la tido), cantava George Brassens. Não é preciso morrer, basta tentar descobrir as causas ao invés de ficar obcecado pelos sintomas.
Com o risco de tornar o texto enfadonho, vale a pena relembrar o conceito de graus de liberdade. As variáveis da economia não andam soltas. Mexeu aqui, provocou uma mudança ali. Mais chão é impossível.
E, como os dirigentes aplicam uma quantidade de soluções, surgem os efeitos iatrogênicos – as consequências secundárias de uma terapia. Se é preciso de recursos (esqueçamos a competência) para investir, aumentemos a carga tributária. Ok ela já está em 35,31% do PIB (admirável precisão para quem não tem uma noção precisa nem do denominador nem do numerador da fração). Isso assusta o capital covarde que se retrai. Vamos acalmar o setor privado. Como? Desonerando-o. Daí, são escolhidos alguns setores e chovem bondades. Os demais? Bem, podem ir ao cinema. Um dos vilões é o custo-Brasil, no qual tronam em lugar de honra as tarifas de energia elétrica. Pronto. Sai uma Medida Provisória – a MP 579. Mas apesar de fazer até certo ponto sentido, pelo açodamento, mereceria ser chamada de Medida Precipitada, causa uma bela confusão. Os alarmistas falam em rasgadela de contratos, outros, na fragilidade das regras do jogo e os mais pachorrentos descobrem erros – alguns grosseiros. Então a prometida redução de 20% e alguns quebrados não poderá ocorrer, claro que por causa do PSDB. O inferno são... já disse isso.
E mais uma vez são aplicados remédios tópicos, que muitas vezes ajudam tanto quanto uma atadura numa perna de pau. Nossa economia não tem nada a ver com Pistorius.
Então, voltando ao bom padre do século XIV, seria bom identificar uma causa resistindo à tentação de discursos populistas. Sim, o Brasil evoluiu, sim houve progressos na erradicação da miséria, mas adotar um modelo geiseliano – eu sei o que é bom para o País, seguramente não substitui a penca de reformas pelas quais clamamos. A mão pesada do Estado não é tão invisível quanto pensaria um discípulo relapso de Adam Smith. Sacrificar uma peça para criar uma posição ganhadora funciona no xadrez. Mas se a peça for a Petrobrás? Não há registro do Gambito Petrobrás. Mas sobram discussões sobre a distribuição de royalties, conteúdo nacional, no mais puro espírito da antiga SEI.
Nesses momentos mais bicudos é importante procurar soluções, mesmo se algumas – como dar ênfase à educação, surtirão efeitos num horizonte de longo prazo. Introduzir distorções, como brincar com o Fundo Soberano, recriar a conta – movimento, maquiar as contas do superávit primário, ao invés de confessar que manter um número mítico não é o mais importante, decididamente parecem ser produto do desespero. Pode parecer pernóstico querer dar ‘dicas’, mas é preciso ter uma estratégia melhor que tapar buracos. Aquela velha história de estratégia, visando um objetivo e tática, removendo obstáculos.
Seria infinitamente mais produtivo do que dar lições aos outros. E menos ridículo.


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente.
Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste`, ´Plataforma G` e ´A luta continua`, além de colecionar vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita.
http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69003 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57914 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55088 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55030 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54909 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54794 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54766 Visitas

Páginas: Próxima Última