“Desde sexta-feira (31/08) ando bastante agitada, dando pulos de alegria pela casa e me preparando para uma incrível experiência: representar o Brasil no 62° Festival Internacional da Primavera”.
Era perto das 10h da noite do dia 31 de agosto quando recebi uma ligação do meu pai ou, se preferirem, do Governador. A ligação vinha de Penha/SC diretamente da Convenção do DMLD. Pensei que fosse mais algumas daquelas burocráticas coisas que a secretária precisa resolver: “vê isso no meu e-mail, lê aquilo, me envia tal coisa, liga pra fulano, responde pra ciclano” e aí vai. Doce engano! Com a voz contente de um pai que acaba de visualizar uma bela oportunidade para a filha, ele me pergunta como estão meus planos para a faculdade neste mês de setembro e complementa:
- É que surgiu uma oportunidade para tu ires ao Peru, representar o Brasil durante vinte dias.
Meu coração quase sai pela boca. Tá, mas espera aí, como, quando, quem, fazer o quê? Faço aquele interrogatório de praxe para uma estudante de jornalismo.
A ideia fica no ar até o dia seguinte, ele se compromete a descobrir mais a respeito do assunto e eu a analisar meus cronogramas de disciplinas. E, nessa hora, a minha felicidade já era tanta que não consegui ir dormir cedo, só pensando a grande chance que se abria a minha frente. Sem pensar duas vezes, eu já teria dito SIM! Mas as respostas saem melhor depois de amadurecidas as ideias.
Em tempo: o convite surgiu em uma conversa com a PID Rosane Vailatti durante a Convenção. Rosane recebe o convite para o evento já faz alguns anos e participou do evento no ano passado, acompanhando a representante brasileira. Segundo o que eu sei, a menina que foi primeiramente convidada não quis ir e, então, porque eu tenho uma mãe bem coruja e “metida” (brincadeirinha) este convite veio até mim.
Sábado (01/09): Acordo empolgadíssima!
Depois de checar as disciplinas da faculdade, concluo que não haverá problema se eu for. Entre uma lavada e outra de panelas, uma maquinada de roupas lavadas, a organização semanal do meu quarto e a preparação do almoço recebo outra ligação do meu pai.
- Não pai, não recebi nenhum e-mail com a programação do Festival! Como som de fundo da nossa conversa, ouço as vozes da minha mãe e da Tia Lô em protesto: que sim, elas tinham enviado, corretamente, para o meu e-mail o material.
Salvas pela Lixeira Virtual, encontro o arquivo. E, antes mesmo de lê-lo digo SIM ao convite.
Desligo o telefone e nesse mesmo instante começo a correr e gritar pelo apartamento:
- Yupiiiiii, eu vou pro Peru! Uhulllll!! (incessantemente)
Coitada da minha irmã que estava dormindo. Não teve mais chance. Entrei no quarto dela e comecei a pular em cima da cama! E ela teve que me aturar desse jeito o resto do dia.
OK, passada à emoção, a euforia, a alegria, a gritaria momentânea comecei a ler a programação.
Bem interessante por sinal: cerimonias oficiais, conferências de imprensa, desfiles, recepções. Corso Primaveral, onde as rainhas de cada país desfilam em pé em cima de um carro, entre as bandeiras de seu país e a do Peru, usando vestido longo, coroa e faixa.
Me senti a “Rainha da Festa da Uva” (pra quem conhece o evento) =], porém usarei outro nome lá: REINA DE BRASIL. Ou, como dizem outros, serei a Embaixatriz do Brasil, terei que falar e dar entrevistas sobre os costumes, a cultura, a história de nosso país, bem como responder quaisquer questões a respeito de política e religião brasileira.
Perfeita oportunidade para quem quer ser diplomata. Será a minha primeira grande experiência como representante oficial do Brasil. Que Deus me proteja!
Em tempo: o Festival Internacional da Primavera acontece na cidade de Trujillo de 21 a 30 de setembro. Trujillo é a Capital da Primavera e do Departamento da Liberdade. Está situada a 560 km. ao norte de Lima (capital do Peru) e a 4 km. do litoral. Seu clima varia entre 18º C, no inverno e 28º C, no verão. Tem aproximadamente um milhão de habitantes.
O Festival celebra a chegada da primavera, a juventude e o amor. É organizado desde 1950 pelo Lions Clube de Trujillo e os fundos arrecadados são doados as campanhas em prol da pobreza do Lions Clube Internacional. Entre atividades culturais, cívicas, folclóricas, artísticas, esportivas, sociais e recreativas, destacam-se a Grande Parada Leonística, o Corso Primaveral e Desfile de Carros Alegóricos e o Concurso Regional do Cavalo Peruano de Passeio.
**
São tantas coisas para arrumar antes de viajar que nem sei por onde começar!
Primeiramente, são quinze dias de aula perdidos que terei de conciliar com os professores e recuperar. Segundo, são inúmeras festividades que participarei e preciso estar nos conformes para carregar o nome do Brasil aonde quer que eu ande. Terceiro, eu sei que essa função eu saberei representar; mas aquilo que é novo sempre nos deixa bem ansiosos.
Ansiedade essa que não vai passar até eu pisar em solo peruano. E, depois, até eu voltar e contar tudo a todos. Carregarei comigo o Lions, o LEO, o Distrito LD-7, o DMLD, o Brasil e meus sonhos. Nossa cultura, nossos valores, nossas raças, religiões e personalidades. Representarei o Brasil acima de tudo, mas no mais tradicional estilo gaúcho.
Nunca participei de algo similar a este evento, será um grande desafio pessoal. Porém tenho certeza que será “fichinha para ti, depois de ter rodado o mundo com uma mochila nas costas” (como me dizem por aqui).
Direto do Peru, vocês receberão notícias, informações e fotos praticamente diárias. Basta acompanhar o Blog do LD-7.
***
Falta exatamente uma semana para o meu embarque. Agora, já estou munida de faixa de REINA DE BRASIL, de vestido de prenda para desfilar, de vestido de gala para o baile de coroação, de inúmeros presentinhos para presentear as autoridades por lá e, além disso, estou munida de muita expectativa e felicidade. Em breve, esse dia chegará!
17 de setembro
As vésperas da partida…
Hoje o dia não foi fácil! Acordei com a agenda cheia, um monte de detalhes para finalizar. As aulas não param; o trabalho também não, a rotina continua...
Fora da rotina mesmo serão esses 20 dias pelo Peru. Essa semana que passou, recebi o cronograma detalhado do que iremos fazer por lá. Acordar todo dia entre 7h e 8h e ir dormir sempre depois da meia noite. Visitar cidades, entidades, participar de conferencias de imprensa, ir a canais de TV, homenagear autoridades e por aí vai - uma infinidade de atividades.
Enquanto estou no corre-corre, o São Pedro aqui do Rio Grande do Sul não dá trégua. O mundo parece querer desabar. Chove sem parar desde domingo e, nessa segunda-feira, o dia foi noite na maior parte do tempo. E eu correndo atrás dos últimos mimos debaixo de um temporal. Deus me abençoe para eu não ficar gripada.
Enquanto isso, na mala, muitas roupas de verão e meia estação. Que o tempo esteja bom em Trujillo! Souvenires e presentinhos para trocar com as demais Rainhas e com os governantes do país. Na bagagem pessoal, muita cultura, história, política e espirito esportivo para encarar a viagem até o final.
O avião parte nessa terça-feira, às 21h57min, de Porto Alegre. Chego a Curitiba em menos de uma hora e passo a noite no aeroporto. Ao amanhecer, embarco para São Paulo e, só então, pego o voo internacional para Lima.
Desembarcando em Lima por volta do meio-dia da quarta-feira (19.09), devo usar a faixa que levo em verde, amarela e azul bordada em dourado brilhantíssimo o nome do país que carrego comigo: BRASIL! e, consequentemente, o nome de cada umas das pessoas que depositaram em mim sua credibilidade para tal “missão”(como eu mesma gosto de denominar essa tarefa =]).
No Peru, são duas horas a menos do que no Brasil, portanto, atenção pessoal que quer se comunicar comigo...
Boa Viagem para mim, boa sorte para os que continuam seus trabalhos por aqui e boa sorte para aqueles que, na minha ausência, acumularão algumas tarefas para que o Distrito LD-7 não pare!
De Lima, mando notícias...
Até Breve!
|