Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tristeza não tem fim
Conversa (des)afinada.
Alexandru Solomon

Resumo:
Talleyrand disse...  “il faut agiter le peuple avant de s'en servir”. É preciso agitar o povo antes de servir-se dele.

Chegamos, enfim, à verdade elementar, o bóson da Política. Não se governa, nem aqui nem alhures, para o horizonte de um governo. Colher resultados ruins, num primeiro momento, para obter algo consistente em 5-10-15 anos não está nos radares dos governantes, preocupados com uma reeleição, um IBOPE e uma popularidade, que poderá virar raiva no futuro.
Um bom exemplo é essa estratégia de conceder vantagens para estimular o consumo JÁ. Antecipar demanda pode causar problemas mais adiante, mas who cares? Os ‘ricos’ endividam-se de maneira mais racional (não os ‘ricos’ desesperados). A massa quer atingir os ideais do consumismo Já, mesmo que isso custe caro. Como explicar o que significa o valor presente de uma serie de prestações absurdas ? Absurdas, mas que cabem no orçamento, enquanto o “depenável” permanecer empregado. Com esses estímulos é possível manter o emprego, mas por quanto tempo? Muitos preferem uma maçã hoje a um cesto de maçãs amanhã, mesmo porque “tomorrow may never come” (Inspirado na música Meglio Stassera que domani or mai do filme A pantera cor-de-rosa).
Vamos facilitar a compra de carros e entupir as ruas e avenidas, despreparadas para atender o fluxo atual, que dizer do que acontecerá daqui a pouco. Por mais que se multipliquem as bondades, nãO VAMOS EXIGIS AO RECÉM CHEGADO À CLASSE MÉDIA ADQUIRIR UM SEGUNDO CARRO, UMA TERCEIRA GELADEIRA etc. Esse problema não é só nosso. Claro, exageramos ao enfatizar o consumo, deixando o investimento para depois. Reclamamos que o “espírito animal do empresariado” permanece adormecido. Mas com as atuais condições de contorno (carga tributária, burocracia, infraestrutura capenga etc.) o espírito animal só se encontra nos zoológicos.
Temos um problema gigantesco que é a educação. Nem precisa olhar resultados de PISAs, ENEMs etc. Isso não se resolve por decreto.
Educar é uma tarefa que demandará pelo menos uma geração para conseguir resultados consistentes. A estratégia dos governantes – falo genericamente, veja-se o exemplo de Hollande que culpa a herança deixada por Sarkô – consiste em obter resultados imediatos com medidas de impacto (sejam elas apenas anunciadas/prometidas). Pode soar como algo hipócrita, mas estou preocupado com meus netos. Soa farisaico culpar instituições: Ah, esse Jurídico, ah, esse legislativo, ah, esse executivo. Podemos usar minúsculas para dar vazão à fúria, mas como diria Lula, “com esses times, só nos resta disputar a terceira divisão”.

Sobre Lula não tenho o que comentar. Ele possui um acurado faro político (até prova em contrário). Sua sabedoria de verdureiro encanta as massas que o admiram e a “zelite” que se diverte bobamente com os disparates que surgem inevitavelmente em meio aos discursos demagógicos. Ninguém peita democraticamente 80% de fãs. Ele criou uma mentira e tem de administrá-la. Banca o mito da cidade sitiada – ele, cercado de inimigos cruéis, a mídia, o PIG, os ricos, inconformados com o sucesso do egresso de Garanhuns. Deslumbrado com seus sucessos – pouco importa se conseguidos com um vento em popa extraordinário – ele acha que está acima do bem e do mal, quando na verdade, mal distingue o bem do mal... te. Exageros e outros Larrys Rohter à parte.
Isso significa que o PT é um lixo e o PSDB é uma maravilha? Claro que não. Temos uma quantidade enorme de partidos político, em geral, submissos pelos interesses imediatos. Os grandes partidos – aqueles que nos vêm à mente se perguntados de supetão – abdicaram, faz tempo, dos ideais que constam nos seus estatutos. Oportunismo é o nome do jogo.
Declaro-me incapaz de apontar um político e dizer: Esse é o Cara, o timoneiro, a garantia de um futuro melhor. Também, isso não faz muito sentido. Sebastianismo já era.
E há outro detalhe, que costumo repetir. Coloque o melhor ”cara” – um Jatene na Saúde – de nada adiantará, pois terá debaixo um bando de malfeitores, habituados a dilapidar, com as inevitáveis honrosas exceções.
Desde sempre numa democracia, fake ou não, haverá sempre palavras de ordem de sucesso garantido. (tirar dos ricos e dar aos pobres – sem fazer contas para ver se o que se tirou foi tirado mesmo e se beneficiará ou não os que precisam). Hoje estou meio down, lamento. Resta-nos a triste “diversão” proporcionada pelo horário de propaganda gratuita (gratuito para quem, cara pálida?).


Biografia:
Alexandru Solomon nasceu em Bucareste (1943), mas vive no Brasil desde os 17 anos. Ao lado de uma sólida carreira empresarial, de uns tempos para cá passou a se dedicar a uma nova paixão: a literatura. Através da sua escrita nunca deixa o leitor indiferente. Autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus`, ´Bucareste` (contos e crônicas) e ´Plataforma G`, além de vários prêmios nacionais e internacionais por sua escrita. http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 55572


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61127 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60674 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60565 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60415 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59283 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59178 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59043 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59042 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58818 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58794 Visitas

Páginas: Próxima Última