Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A EDUCAÇÃO
Conselho Brasileiro de Psicanálise
wagner paulon

Resumo:
É pela educação que as gerações se transformam e se aper¬feiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.

Conselho Brasileiro de Psicanálise
( I.N.N.G.)
http://www.cobrpsi.org

A EDUCAÇÃO

Dr. Wagner Paulon
1976 - 2012

É pela educação que as gerações se transformam e se aper¬feiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos.

Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.

Não basta ensinar à criança os elementos da Ciência. Apren¬der a governar-se, conduzir-se como ser consciente e racional, é tão necessário como saber ler, escrever e contar: é entrar na vida armado não só para a luta material mas, principalmente, para a luta moral. É nisso em que menos se tem cuidado.

Presta-se mais atenção em desenvolver as faculdades e os lados brilhantes da criança, do que as suas virtudes. Na escola, como na família, há muita negligência em esclarecê-la sobre os seus deveres e sobre o seu destino. Portanto, desprovida de princí¬pios elevados, ignorando o alvo da existência, ela, no dia em que entra na vida pública, se entrega a todas as ciladas, a todos os arrebatamentos da paixão, num meio sensual e corrompido.

Mesmo no ensino secundário, aplicam-se a atulhar o cére¬bro dos estudantes com um acervo indigesto de noções e fatos, de datas e nomes, tudo em detrimento da educação moral. A moral da escola, desprovida de sanção efetiva, sem Ideal verda¬deiro, é estéril e incapaz de reformar a sociedade.

Uma boa educação é, raras vezes, obra de um mestre. Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corri¬
gir um caráter difícil, é preciso, às vezes, a perseverança, a firmeza, uma ternura de que o coração de um pai ou de uma mãe somente podem ser suscetíveis. Se os pais não conseguem corrigir os filhos, como é que poderia fazê-lo o mestre que tem um grande número de discípulos a dirigir?

Essa tarefa, entretanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Pequenos e grandes podem preenchê-la, desde que se compenetrem do alvo elevado e das conseqüências da educação. Sobretudo, é preciso lembrar-nos de que esses Espíritos vêm coabitar conosco para que os ajude¬mos a vencer os seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida. Com o matrimônio aceitamos a missão de os dirigir cumpramo-la, pois, com amor, mas com amor isento de fraqueza, porque a afeição demasiada está cheia de perigos. Estudemos, desde o berço, as tendências que a criança trouxe das suas exis¬tências anteriores, apliquemo-nos a desenvolver as boas, a ani-quilar as más.

Não confieis vossos filhos a outrem, desde que não fordes a isso absolutamente coagidos. A educação não deve ser merce¬nária. Que importa a uma ama que tal criança fale ou caminhe antes da outra?

Ela não tem o interesse nem o amor maternais. Mas, que alegria para uma mãe ao ver o seu querubim dar os primeiros passos! Nenhuma fadiga, nenhum trabalho a detém. Ama! Procedei da mesma forma para com a alma dos vossos fi¬lhos. Tende ainda mais solicitude para com essa do que pelo corpo. O corpo se consumirá breve e será sepultado, no entanto, a alma imortal, resplandecendo pelos cuidados com que foi tratada, pelos méritos adquiridos, pelos progressos realizados, viverá através dos tempos para vos abençoar e amar.

A educação, baseada numa concepção exata da vida, trans¬formaria a face do mundo.

Suponhamos cada família iniciada nas crenças espiritualistas sancionadas pelos fatos, e incutindo-as aos filhos, ao mesmo tempo que a escola laica lhes ensinasse os princípios da Ciência e as maravilhas do Universo:

uma rápída transformação social operar-se-ia então sob a ação dessa dupla corrente.

Todas as chagas morais são provenientes da má educação. Reformá-la, colocá-la sobre novas bases traria à Humanidade conseqüências incalculáveis. Instruamos a juventude, esclareça¬mos sua inteligência,
mas, antes de tudo, falemos ao seu cora¬ção, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições.

Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.
♦-♦-♦


Biografia:
Psicanalista e Mestre em Psicopatologia pela (Escola Paulista) em SP-BRASIL; Formação Integral e Análise Didática em Psicanálise; Psicólogo Clínico pelo (Saint Meinrad College) em USA; Pedagogo pelo (FEC ABC) em SP-BRASIL; MBA pela (University Abet) em USA; Curso de Especialização em Entorpecentes pela (USP) em SP-BRASIL; Livre Docente em Faculdades e Universidades Brasileiras; Exerce atividades Clinicas e Educacionais há mais de trinta e cinco anos; Membro de varias Sociedades Científicas Internacionais; Membro da “Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estado de São Paulo”; Membro da Organização Internacional “Médicos Sem Fronteiras” e Atual Diretor do Centro Psicanalítico de Ubatuba-SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 52865


Outros títulos do mesmo autor

Biografias SENHOR PROFESSOR DR.EDUARDO MASCARENHAS Wagner Paulon
Biografias DR. GASTÃO PEREIRA DA SILVA Wagner Paulon
Artigos A TRANSFERÊNCIA Wagner Paulon
Artigos TÉCNICA DA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos A VERDADEIRA E Á FALSA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos CONDIÇÕES DE ÊXITO PARA A CURA Wagner Paulon
Artigos A PSICANÁLISE NÃO É PROPRIEDADE PARTICULAR DE NINGUEM Wagner Paulon
Artigos A DESCOBERTA DA PSICANÁLISE Wagner Paulon
Artigos A ASSOCIAÇÃO LIVRE DAS IDÉIAS Wagner Paulon
Artigos CHICO MANCO “O ESPELHO DO BRASIL” (1) Wagner Paulon

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 34.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54746 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54690 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54603 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54471 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54420 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54415 Visitas
Amores! - 54368 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54358 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54308 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54271 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última