A Adulação na Amizade
Pois que é próprio da verdadeira amizade dar e receber conselhos, dá-los com franqueza e sem azedume, recebê-los com paciência e sem repugnância, persuadamo-nos bem de que não ha defeito maior na amizade que a lisonja, a adulação, as baixas complacências. Com efeito, não se poderia dar bastantes nomes ao vício desses homens frívolos e enganadores, que falam sempre para agradar, e jamais para dizer a verdade.
Marcus Cícero, in 'Diálogo sobre a Amizade’
Um dos vermes que corrói o coração humano é a falsidade.
Não há nada mais doloroso do que descobrirmos que, após anos de dedicação, a outra pessoa nos dedica uma afeição superficial, que nada tem a ver com o coração, baseada em interesses puramente pessoais.
E não há, na maioria das vezes, como detectar o falso amigo, porque muitas vezes , ele “muda de lado” na última hora.
A verdadeira amizade, transcende os interesses puramente pessoais, e atingem diretamente o coração.
O amigo verdadeiro geralmente não é aquele que te elogia o tempo todo; que te paga bebida, que te leva pra passear; esse é o seu conhecido;
O amigo verdadeiro é aquele que dá o que ele tem de melhor dentro de si: seu coração
Ele fala não aquilo que você quer ouvir, mas aquilo que você precisa ouvir
Ele não te leva pro bar pra encher a cara e esquecer os problemas, mas faz você encará-los de frente.
Ele não te incentiva a deixar o fardo dos seus problemas no meio do caminho, mas te ajuda a carrega-lo
Mesmo distante, você sempre estará no coração dele
Amigo não é aquele que diz: -vá em frente! Mas sim aquele que diz: -vou com você!
Mas o amigo falso estará com você até que seus interesses sejam saciados; quando você não for mais necessário, será descartado como uma tampinha de refrigerante
|