Por que algumas pessoas sentem mais dificuldade de relacionar-se que as ou-tras?
Partimos do princípio que cada ser humano é único no mundo, com caracterís-ticas diferentes dos outros.
E que cada ser humano é o elo de uma imensa cadeia de relacionamento que se chama “Humanidade”. Logo, todos temos uma importância, um lugar no mundo onde cada um deve exercer o seu papel de conviver dentro de uma so-ciedade, respeitando os demais.
Porém, quando alguém não cumpre seu papel, violando as regras de cordiali-dade e gerando desequilíbrio dentro do grupo a que pertence, todos acabam sendo atingidos pela onda de negatividade !!!
Pra evitar esse tipo de situação, algumas pessoas preferem abster-se de convi-ver em sociedade, isolando-se no seu cantinho, saindo da toca o mínimo possí-vel e criam assim, uma enorme dificuldade de relacionar-se.
Outros procuram relacionamento nas redes de relacionamento virtuais, nos chats, etc., onde não precisam se expor com totalidade!!
Se você convive com pessoas que têm dificuldade de relacionamento, saiba que a solução não é forçar a barra. Existem vários fatores que levam uma pessoa a ter esse tipo de comportamento, entre eles estão a timidez, arrogância, ou a simples necessidade de estar só.
Timidez - Inibição do desempenho em situações sociais. Indica existência de ansiedade leve ou moderada, suportáveis pelo indivíduo, e que não o impedem de tirar proveito das situações.
Citei a arrogância por que algumas pessoas se acham “boas demais” para a so-ciedade em que foram chamadas a viver, e não toleram se cruzar com pessoas que consideram “inferiores”; e como tais pessoas não conseguem encontrar ninguém que pense como elas, preferem o isolamento. Pessoas assim precisam urgentemente procurar um terapeuta, pois o único traço que diferencia as pes-soas é o caráter e não a sua posição social, cultura, Bens materiais, etc. Saiba que solidão envenena a alma, e o mundo está cheio de pessoas que precisam do seu afeto, e não da sua erudição.
Se você convive com pessoas assim, eu aconselho a deixá-las em seu mundo, até que resolvam mudar, a menos que elas estejam importunando alguém, coi-sa muito rara, porque tais pessoas gostam de ficar no seu mundinho e detestam invasão, portanto cuidado para não invadir o espaço da pessoa pra tentar ajudar. Pode ser que ela não queira a sua ajuda. Se precisar, com certeza pedi-rá.
O caso do tímido é diferente. Ele, algumas vezes é o extremo oposto. Tem ver-gonha de se expor em festas, reuniões por temer o deboche, etc.
Os conceito que o tímido faz em relação a si mesmo geralmente são negativos, o que gera um complexo de rejeição e baixa auto-estima. É comum ouvi-lo di-zer frases como:
“Não tenho assunto”
“Sou feio(a)”
“Não sou inteligente”
“Sou rejeitado”
Sempre vai achar que o outro consegue coisas, ele não!
Os amigos conseguem namorada, menos ele.
Todos se divertem, menos ele.
São pessoas que devem ser tratadas com o máximo de paciência e dedicação.
Jamais aponte o dedo no nariz de um tímido e diga que ele deveria se “soltar mais”. Ele sabe disso melhor que qualquer um. Mas o momento dele ainda não chegou. Não importa a idade, cada um de nós sabe o momento de mudar.
Eu parto do principio que eu não existe tímido completo. Algumas pessoas são tímidas em sala de aula, mas se soltam pra dançar, outras são tímidas com a família, mas se sentem a vontade com os amigos.
O tímido que preocupa a família é aquele que NUNCA SE SOLTA. Esse precisa de acompanhamento terapêutico, pois deve sofrer muito.
Nos demais casos, hão de sofrer se sentirem pressionados!
Texto protegido por Copyright (C) - Todos os direitos reservados.
|