Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A PEQUENÍSSIMA LIVRARIA
El-Buainin

Era incômodo para A. P. ficar na pequena livraria. Esta era toda limpinha, é verdade, e sem o mofo comum àquelas antigas bibliotecas causado pelos grandes clássicos, mas, mesmo assim, a organizaçãozinha de livrinhos emprateleirados, com várias seções que formavam um quadrado em torno de si, provocava-lhe náuseas. Os leitores frequentadores do espaço costumavam ser os bem arrumados e limpinhos alunos da faculdade da Cidade Alta. Quando dentro da livraria, suas feições tornavam-se circunspectas. Adeus ao riso; conhecimento é sinônimo de seriedade.

Ela realmente não aguentava o cheiro de novo do acervo, que, em cada divisão, reunia livros com ensinamentos e com explicações acerca de diferentes áreas específicas do saber. Lá, havia de tudo para que as pessoas pudessem viver, plenamente, na novíssima configuração planetária em que a humanidade se inserira. No entanto, A. P. não queria explicações ou ensinamentos, mas desejava que seus pensamentos milenares fossem contados e transmitidos e mentidos conforme cada boca que os pronunciasse. Não era sua vontade ser educada ou treinada, pois isso seria roubar-lhe aquilo que ela sempre foi, um ser não domesticável e totalmente volátil, embora perene. Certamente, ela gostaria mesmo é de que os livros todos se misturassem e se amontoassem uns por cima dos outros, sem respeito algum por divisórias.

Cansada do odor produzido pelos livros e pelas pessoas ou enfastiada de olhar quadrados e retângulos, A. P. deixou o cubículo e descobriu que ele ficava, como outras lojas, dentro do que, há muitos anos atrás, fora um templo magnífico da sabedoria, com grandes pilastras, que se mantiveram apesar do tempo. Essa imagem era uma boa lembrança, mas triste, porque a lembrança já não era. Tudo aquilo, com exceção feita às pilastras e à escadaria que dava acesso ao que não se pode mais dizer, porque já não o é e se perdeu no esquecimento, fora transformado em pequeninos e quadrados compartimentos, separados por espessas paredes.

Para abandonar de vez o lugar, era preciso descer, correndo, a escadaria. Por esta, subiam pessoas que lhe eram indiferentes ou conhecidos que não a conheciam mais. Desviando o olhar dos que se esqueceram, A. P. avistou, no asfalto em que passavam vários veículos velozes e opacos, alguns poucos, de cor intensa, que transitavam vagarosamente em sentido contrário aos demais.

Restou-lhe, por fim, de um salto, voar como coruja à caça por sobre as cabeças que não percebem ou que nunca perceberam seu vulto e alcançar o carro mais avesso e iluminadamente amarelo possível.


Biografia:
É pesquisador, principalmente, na área de Estudos Literários. É comum que escreva contos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Contos É preciso conversar El-Buainin
Contos A PORTA El-Buainin
Contos 1945 El-Buainin
Contos Suely Aparecida El-Buainin
Poesias José e Maria El-Buainin
Contos Multidão de palavras El-Buainin
Poesias Livro El-Buainin
Contos Único El-Buainin
Contos Ódio acumulado El-Buainin
Roteiros Entrecruzados [um roteiro] El-Buainin

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69015 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57559 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55840 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55120 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55070 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54960 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54898 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54826 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54823 Visitas

Páginas: Próxima Última