Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Expressões novas e antigas
Conversa (des)afinada
Alexandru Solomon

Resumo:
O mensalão nunca existiu, foi apenas um achado da imprensa golpista. Como concessão, admite-se a existência do ´´mensalão do DEM``, na falta de expressão melhor que caracterizasse a sem-vergonhice, despudor ou desfaçatez, como queiram.

Dependendo da maneira de manifestação do pensamento por meio da palavra, algumas expressões são divertidas, outras são irritantes. Depende do humor do leitor ou da testemunha. Em suma, nada garante o sucesso de uma ´´boutade``. Pelo contrário, há uma grande dose de incerteza nisso.
Por exemplo, a junção da conjunção ´mas´ e do advérbio ´também` aparece no Houaiss: Uns gostam de calor mas, também, há os que preferem o frio. Atualmente, usa-se: Nós brincamos de mensalão mas, também, vocês o usaram, até antes. Para chegar ao indiscutível corolário: O mensalão nunca existiu, foi apenas um achado da imprensa golpista. Como concessão, admite-se a existência do ´´mensalão do DEM``, na falta de expressão melhor que caracterizasse a sem-vergonhice, despudor ou desfaçatez, como queiram. O que seria esse mensalão se ele não existiu? Como definir um ato partindo de um ente que jamais existiu? Mistério! É de fundir a cuca e liquefazer neurônios. Ou não?
Das brumas milenares, vem a expressão latina: Res, non verba, cujo significado é: Fatos não palavras. De acordo, parece o início de um discurso da nossa destemida oposição, tão carente de assunto. Antes fosse. Nossa oposição, espera o momento oportuno para dar seu bote – provavelmente depois de 2027 d.C. Mas há latinistas aboletados no pudê capazes de traduções mais imaginosas. Por exemplo, determinado senador, acuado por acusações insistentes, afirmou, salvo engano, que parte de seus recursos provinham da venda de cabeças de gado. Poderia ter dito do alto da tribuna: Res verba sunt, proporcionando um debate interessante entre os defensores da expressão latina e esse providencial aggiornamento.
Para não perder o embalo, o titular da pasta da Fazenda poderia ouvir, sem prejuízo para seu desempenho a velha expressão: Ne sutor supra crepidam – sapateiro não vá além dos sapatos, mas seria perda de tempo. Sua Excelência não daria a menor pelota. Com toda a razão. Conhecido nos meios acadêmicos como um noveconomista implacável na sua luta contra a inflação, não haverá de se preocupar com sapatos, muito menos com as sandálias da humildade.
Importante lembrar que ele traduz em fatos a orientação de Nossapresidenta que já disse à moda de Dolores Ibarruri – La Pasionaria tropical – que no passará. A inflação será barrada do baile. Mesmo porque, é objeto de atenção diuturnamente e até noturnamente, algo no estilo da propaganda de determinado banco à disposição dos usuários 30 horas por dia.
Voltando ao titular da Fazenda, ele ilustra também a expressão longa manus quando resolve influenciar acionistas da Vale para a defenestração do seu presidente.
Tudo inspirado num bordão tão vilipendiado como o do, ut des, o qual se traduziria por dou para que dês. Atualmente, se nota a tendência de atribuir um outro significado: o vulgar dá ou desce e estamos de volta ao longa manus, num círculo vicioso algo irritante.
Discurso não falta à Sua Excelência. Inspirado em Luís XIV que queria para seu filho uma educação expurgada de licenciosidade e que, em conseqüência, exigia livros ad usum delphini – uma espécie de censura prévia, que jamais pintou por aqui, o Estadão que diga – o senhor G.M produz discursos ad usum cretini, por assim considerar aqueles que (ainda) lhe dão ouvidos.
Como estamos vivendo numa época de maniqueísmos tediosos e ousadas taxonomias que separam os bons petistas – com base aliada inclusa – e golpistas maus, presumidos torcedores do contra, é melhor esquecer tudo isso. Sem esquecer-nos da triste verdade: Stercus cuique suum bene olet, cuja tradução fica à guisa de exercício


Biografia:
Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` e ´Bucareste`, contos e crônicas (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: asolo@alexandru.com.br

Este texto é administrado por: Celso Fernandes
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Cartas Premio Il Convivio Alexandru Solomon
Artigos Plus ça change... Alexandru Solomon
Artigos E as urnas falaram Alexandru Solomon
Crônicas Ababurtinogamerontes à espera de Voronca Alexandru Solomon
Poesias Como sou Alexandru Solomon
Poesias Pessimismo Alexandru Solomon
Frases Frases famosas Alexandru Solomon
Frases Incentivos, todos queremos. Alexandru Solomon
Artigos Refrescando a memória. Alexandru Solomon
Frases Políticos sem bastão Alexandru Solomon

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 178.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54925 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última