Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Direito de Morrer
Da minha morte, cuido eu.
Xiko Acis

Resumo:
Eu particularmente penso que todas as pessoas têm o direito de morrer a qualquer hora, com qualquer idade, por qualquer motivo, desde que seja uma decisão tomada com lucidez e profunda reflexão.

Alguns países da Europa já disponibilizam o suicídio assistido: Suíça, Luxemburgo, Holanda entre outros. Cada vez mais cresce uma consciência em relação aos direitos dos seres humanos tanto à vida como à morte. O comum é apenas discutir o direito à vida, o de ir e vir, o do atendimento às necessidades básicas, segurança, educação, saúde e assim por diante. Direito de morrer ninguém discute e é ainda um grande tabu falar nesse assunto.

Eu penso que é hipocrisia de algumas pessoas, políticos, religiosos etc, não discutir esse assunto de forma mais profunda e séria. É fundamental a discussão, pois não é compreensível que você tenha o direito de decidir sobre tudo na sua vida e nada sobre sua morte. O estado proíbe o suicídio assistido. Por outro lado, ás vezes te mata aos pouquinhos, não dando segurança, moradia, emprego etc.

Mesmo nos países que já autorizam o suicídio assistido, o mesmo é realizado em pessoas que pagam por isso e estão com a saúde extremamente complicada e com morte anunciada. Com dignidade, a pessoa estabelece essa forma de morrer e, junto com os familiares, vão para clínicas que executam o desejo sem dor, de forma rápida e atendendo os direitos de vida e morte que o ser humano tem, ou pelo menos deveria ter.

Qual o problema em realizar esse tipo de desejo? Somente a hipocrisia é que impede de realizar essa autonomia humana. A outra forma é se jogar de um prédio, dar um tiro na cabeça, tomar veneno etc. Já que não existe o direito de morrer, quando a pessoa acha que chegou sua hora, acaba optando por outras formas que podem machucar quem não tem nada com isso.

Eu particularmente penso que todas as pessoas têm o direito de morrer a qualquer hora, com qualquer idade, por qualquer motivo, desde que seja uma decisão tomada com lucidez e profunda reflexão. Se eu, aos meus 52 anos de idade, acredito ter contribuído com mundo, estabelecido um legado que julgo importante, se estou lúcido, com saúde normal, tenha refletido muito sobre o tema, e penso que chegou minha hora, por que eu não posso ter o direito de morrer de forma digna, sem dor e assistido por médicos em clínica especializada? Se já conversei com minha família, e eles, embora não concordando, entendem que é um desejo meu e respeitam, por que o estado não permite? O que Ele tem com isso? Por que Ele quer me tutelar nesse momento meu? Que motivos o estado tem em querer me proibir nessa hora? Que direitos são esses?

Quando vejo famílias na miséria e crianças morrendo por inanição, onde está o estado? Por que Ele não cuida da vida de quem quer viver e deixa quem quer morrer fazê-lo de forma digna?.Pura hipocrisia e grande ignorância. Por não discutirmos de forma mais profunda e constante o que é a morte, o que ela representa, sabemos muito pouco sobre a vida e levamos essa vida de forma medrosa, obscura e doentia.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Outono/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52950


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Habemus Praeses: Dilma Rousseff Xiko Acis
Crônicas Lula e Dilma: Aéticos ou Antiéticos? Xiko Acis
Crônicas Marina: Voto Branco Xiko Acis
Crônicas Lula - Pré-sal - Deus Xiko Acis
Crônicas Postura Ética Xiko Acis
Crônicas Ética Xiko Acis
Crônicas Bruno & Nardoni Xiko Acis
Crônicas Direito de Morrer Xiko Acis
Crônicas Vazamento do Petróleo do Golfo: Erro Científico Xiko Acis
Crônicas Imagine o Banco Itaú Xiko Acis

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54802 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54705 Visitas

Páginas: Próxima Última