Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DOMICÍLIO ELEITORAL
ROGÉRIO FELIPE DE MATTOS SILVA

Domicílio eleitoral não se confunde com o domicílio civil, disciplinado pelo Código Civil. Domicílio eleitoral é o lugar de residência ou moradia do requerente, no caso do alistando ter mais de uma, considerar-se-á domicílio qualquer delas (Art. 42, parágrafo único, do CE). Vê-se que o Código Eleitoral igualou, para efeito de domicílio, residência a moradia.

O domicílio eleitoral tem conceito muito mais abrangente que o domicílio civil. Aquele, mais flexível e elástico, identifica-se com a residência e o lugar onde o interessado tem vínculos, sejam políticos, sociais, afetivos, patrimoniais, econômicos, etc. Com isto, quebra-se a severidade do art. 55, III, do Código Eleitoral (Acórdãos TSE Nºs 16.397/2000, 18.124/2000, 4.769/2004, 21.829/2004 e 23.721/2004).

O art. 55, III, do CE, exige-se, para transferência de inscrição eleitoral, residência mínima de três meses no novo domicílio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes. A exigência de três meses de domicílio para transferência da inscrição eleitoral foi fragmentada, como já visto, pelos acórdãos supracitados da lavra do TSE. Quanto à declaração de domicílio fornecida pelo Delegado de Polícia ou demonstrada de outra forma, foi derrogada pelo art. 8º, III, da Lei Nº 6.996/82 (Acórdão TSE Nº 196/93). O art. 1º, caput, da Lei Nº 7.115/83, veio corroborar tal entendimento, aplicando-se ao processo eleitoral, com exceção do processo penal eleitoral, as regras de direito probatório contidas na referida lei (Resolução TSE Nº 11.917/84).

(O art. 8º, III, da Lei Nº 6.996/82 está assim redigido: “residência declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor”).     

(O art. 1º, caput, da Lei Nº 7.115/83 prescreve que: “a declaração destinada a fazer prova de vida, residência, pobreza, dependência econômica, homonímia ou bons antecedentes, quando firmada pelo próprio interessado ou por procurador bastante, e sob as penas da lei, presume-se verdadeira”).

A Resolução TSE Nº 21.538, de 14 de outubro de 2003, está em perfeita consonância com as leis federais supracitadas, pois, dispõe no art. 18, III, que a residência mínima de três meses no novo domicílio, será declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor.

Assim, o eleitor é responsável pelas declarações prestadas à Justiça Eleitoral, presumindo-se a veracidade de tais manifestações. Logo, prescindi-se de comprovantes de residência, costumeiramente exigidos nos cartórios eleitorais. É ilegal exigir-se do eleitor comprovante de residência, bastando suas declarações. No caso de declaração falsa do eleitor, incorrerá nas sanções do art. 350 do CE. Havendo dúvida quanto ao domicílio declarado, deverá a Justiça Eleitoral determinar diligências ao endereço fornecido, com a finalidade de esclarecer as informações fornecidas pelo eleitor.

O domicílio do eleitor de origem cigana, caso não possua moradia ou residência fixa, será o local em que se encontrar (Art. 42, parágrafo único, do CE).

Alerte-se para o fato de que, no domicílio eleitoral por vínculos sociais, afetivos ou econômicos, não está o eleitor obrigado a fazer prova de residência ou moradia na circunscrição da Zona Eleitoral, bastando demonstrar, tão-somente, tais vínculos.

Rogério Felipe
http://www.videoblogconcurso.blogspot.com/

rogeriofelipecontato@gmail.com



Biografia:
Serventuário da Justiça Eleitoral
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DO CADASTRO ELEITORAL ROGÉRIO FELIPE DE MATTOS SILVA
Jurídicos DOMICÍLIO ELEITORAL ROGÉRIO FELIPE DE MATTOS SILVA
Jurídicos FILIAÇÃO PARTIDÁRIA ROGÉRIO FELIPE DE MATTOS SILVA
Jurídicos ALISTAMENTO ELEITORAL ROGÉRIO FELIPE DE MATTOS SILVA


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55083 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54757 Visitas

Páginas: Próxima Última