Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Orientação e Direcionamento
Alexandre da Silva Schorn

Resumo:
Entrar no mundo dos adultos – desejado e temido – significa para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança. É o momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento que começou com o nascimento.

GRAVIDEZ   NA   ADOLESCÊNCIA


               Entrar no mundo dos adultos – desejado e temido – significa para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança. É o momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento que começou com o nascimento. As mudanças psicológicas ocorridas neste período e a correlação das mudanças corporais levam a uma nova relação com os pais e com o mundo. É o luto pela perda do corpo de criança, pela identidade infantil e pelo relacionamento com os pais da infância.
              A flutuação entre a dependência e independência extrema e que só a maturidade lhe permitirá mais tarde situar-se dentro deste parâmetro.
              É quando os caracteres sexuais secundários surgem, a menstruação na menina e o sêmen no menino que seus hormônios começam a entrar em ebulição, e é dentro deste contexto que vamos nos deter e analisar a gravidez na adolescência. A problemática do adolescente começa com as mudanças corporais, com a definição do seu papel na procriação e segue-se com as mudanças psicológicas. Tem de renunciar o papel de criança e aceitar seu novo corpo, suas novas responsabilidades.
              E muito difícil para nós sabermos o porquê de uma menina ter engravidado. Muitas podem ter sido as razões, a ignorância, o sofrimento, a contradição, a confusão são transtornos inevitáveis, porém elaboráveis.
              Não cremos que uma adolescente queira engravidar propositalmente. As coisas acontecem.
              Podemos afirmar que a menina, com toda a problemática vivenciada, vai passar por um período bastante conturbado, pois mudanças ainda maiores ocorrerão, seu corpo irá aos poucos se transformando, onde se poderá visualizar a máquina mais perfeita e harmoniosa criada por Deus.
              O adolescente defende seus valores e repudia os que o adulto quer lhe impor, ainda mais, sente como uma armadilha da qual precisa escapar. O adolescente procura a solução teórica de todos os problemas transcendentes e daqueles com os quais enfrentara em curto prazo. O amor, a liberdade, o matrimônio, a maternidade, a religião.
             É uma faca de dois gumes. Da mesma forma com que a adolescente pode se independizar, aceitar esta gravidez e assumir seu filho, tornando-se mais responsável e atuante, se ela não tiver um bom suporte emocional pode ficar bastante suscetível a crises de ansiedade e angústia.
             Sofre constantemente, ora irradiando alegria por estar gerando uma nova vida, ora entristecendo-se frente a seus conflitos internalizados. Ela se depara com o mundo adulto, por vezes sente-se atacada, julgada e incomodada. Assim, perante esta atitude do mundo externo será decisiva para facilitar ou obstaculizar seu crescimento.
             Freud estudou a geração dos anos 30 onde havia uma forte tendência em considerar um amor desvalorizado e um amor idealizado. A geração atual e muito mais as e tende a integrar num só objeto esses dois aspectos. Sabemos que o amor, a liberdade sexual não e sinônimo de promiscuidade, e este é um problema que se deve analisar, pois o adolescente por vezes, na necessidade de se auto-afirmar, começa a relacionar-se com diversos parceiros, o que é um agravante. São inúmeros os riscos que o adolescente pode correr, desde o envolvimento com drogas, bem como a contracepção involuntária de um bebê, e também as doenças sexualmente transmissíveis.
            E preciso dar a liberdade, e para isso existem dois caminhos:dar uma liberdade sem limites, que é o mesmo que abandonar um filho, ou dar uma liberdade com limites, que impõe cuidados, cautela de observação, informação, contato afetivo permanente, diálogo, para ir seguindo passo a passo à evolução das necessidades e das modificações na filha.
           Ao saber que uma filha esta grávida, é um choque para os pais, pois eles também terão de se deparar com a idéia que sua menina agora é uma mulher, e que eles serão avós e conseqüentemente estão envelhecendo. Ele tem de se desprender da filha criança e evoluir para uma relação com a filha adulta, terá de aceitar uma relação cheia de ambivalências e críticas.
Enfim a adolescência é sem duvida o momento de nossa existência que podemos determinar como O GRANDE SEGREDO OCULTO, pois o caráter as definições como ser e referenciais da vida podem surgir neste momento e repercutir pela vida toda. Por incrível que pareça estamos na era da informação e toneladas de idéias e experiências são passadas pela mídia nos mais variados formatos e parece que não são absorvidas, então o que percebe-se é que a melhor orientação é aquela passada por pais esclarecidos e amigos dos filhos. Em qualquer geração o AMOR é o exemplo sempre será o melhor método de orientação e direcionamento na busca da maturidade e crescimento.


Biografia:
Atualmente estou concluindo o material bruto de meu primeiro livro entitulado "O DOM DE DEUS", é um misto de revelações herméticas, elucidações mediúnicas, previsões (alguma delas já acontecidas como o Tsunami, alguns terremotos e novos achados arqueológicos - como também experiências pessoais, físicas e espirituais). O material está bruto não sei se vou romanciá-lo ou terá outro formato,aqui você terá acesso a crônicas,contos e livros de minha autoria totalmente gratuitos. Outros sites que escrevo. http://www.autores.com.br/Alexandreschorn/ Este endereço tem alguns textos e crônicas de minha autoria visite e comente. http://www.webartigos.com/authors/11639/Alexandre-Schorn Este é outro, endereço com uma formatação mais colorida, tem alguns textos e crônicas de minha autoria visite e comente http://alexandreschornautor.blogspot.com/ Este é O MEU BLOG OFICIAL ,com foto e com uma formatação mais colorida, tem alguns textos e crônicas de minha autoria visite e comente ( Olhe o artigo MUNDOS HERMÉTICOS,O DOM DE DEUS E OUTROS......... aqui você terá acesso a crônicas,contos e livros de minha autoria totalmente gratuitos,ABRAÇÃO ESPERO QUE GOSTEM. Att Alexandre da Silva Schorn
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas O PRESENTE Alexandre da Silva Schorn
Artigos “O DOM DE DEUS...” Alexandre da Silva Schorn
Crônicas FILHOS ADOTIVOS Alexandre da Silva Schorn
Poesias “PART (IDA)” Alexandre da Silva Schorn
Poesias VERDADE Alexandre da Silva Schorn
Crônicas MEDITANDO NO ASTRAL Alexandre da Silva Schorn
Poesias O AMOR UNIVERSAL HUMANIZADO Alexandre da Silva Schorn
Artigos GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Alexandre da Silva Schorn
Crônicas BRAÇO D’ÁGUA Alexandre da Silva Schorn
Crônicas A CONSTANTE EVOLUÇÃO Alexandre da Silva Schorn

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55078 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55025 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54785 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54755 Visitas

Páginas: Próxima Última