Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Todo Momento é Bom
Antonio Fernando Almeida Curti

Resumo:
Reminiscências

                                    Todo Momento é bom


Foi uma sensação muito estranha quando ele entrou naquela escola.
     O primeiro sentido despertado foi o olfato. Cheiros familiares há muito não sentidos se misturavam.
     Borracha, grafite, giz, papel, suor e sei lá mais o que. Cheiro de moleque, talvez.
     Fez uma conta rápida. Mais ou menos sessenta anos a última vez que pisou naquele local.
     Algumas coisas estavam diferentes, mas grande parte permanecia do mesmo jeito.
     Era como se estivesse voltando das férias. Umas férias mais longas é verdade.
     Pensou que durante quatro anos, todos os dias, com exceção dos domingos, havia estado ali. Uns oitocentos dias no total.
     Parado na porta de uma das salas de aula lhe veio a imagem de Dona Amélia, sua professora preferida. Enérgica, um pouco brava, dava muita lição de casa, mas, acima de tudo, justa. Muito justa. Não descriminava ninguém.
     Lembrou-se do dia em que ela castigou o filho do juiz, menino prepotente, que gostava de humilhar seus colegas.
     Naquele dia a vítima foi o Zezinho, que era da caixa e tomava a sopa de graça, porque não tinha condições de trazer de casa o lanche para a hora do recreio.
     Após tocar o sinal, enquanto o filho do juiz abria a sua lancheira contendo pão de forma com presunto e queijo e suco de morango, ia dizendo para Zezinho: A sopa que você toma é de resto. Quando os legumes estão estragando em casa, minha mãe pede pra trazer.
Só tem coisa estragada.
     Dona Amélia, que ouviu a conversa, não teve dúvida, retirou-lhe o lanche e o suco da mão e entregou a Zezinho. Em seguida, pegou o fedelho por uma das orelhas e levou-o até o refeitório, obrigando-o a tomar a sopa, que por sinal era muito bem feita e com todo carinho pela Dona Maria.
     Zezinho feliz devorou o lanche e tomou o suco em poucos segundos.
     De repente veio aquele cheiro da sopa da Dona Maria. Surpreso perguntou: Ainda servem sopa por aqui?
     Informado que sim, não resistiu, foi até o refeitório, sentou-se na mesa grande de cimento armado e se deliciou com um belo prato de sopa.
     As crianças olhavam assustadas, mas ele não estava nem ai, mergulhava o pão na sopa e ainda fazia barulho ao sorver a iguaria.
     Depois foi ao pátio e lembrou do dia em que declamou na atividade em comemoração ao sete de setembro, ou melhor, que deveria declamar.
     Na hora h, embora tivesse decorado exaustivamente o texto, deu um branco e ficou parado ali, diante de todos, com cara de bobo até que a professora o retirasse.
     A vergonha foi tão grande, que até naquele momento, só de lembrar, sentiu um pouco de suor brotar em sua testa.
     E o campinho de futebol? Será que ainda esta lá?
     Mas não estava, agora é uma quadra de cimento com cobertura e tudo. Que decepção.
     Lembranças, saudades. Gostaria de viver tudo aquilo de novo, mas se conformou. Pensou que daqui uns vinte anos, se ainda estiver vivo, vai lembrar dos momentos atuais com saudades, portanto, todo momento é bom.


Biografia:
Servidor Público Federal, Sociologo, professor e escrivinhador nas horas vagas
Número de vezes que este texto foi lido: 55517


Outros títulos do mesmo autor

Contos Todo Momento é Bom Antonio Fernando Almeida Curti


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57606 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57386 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57307 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57296 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última