Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
POÉTICA
TEXTOS COMENTADOS DAS LITERARURAS PORTUGUESA, BRASILEIRA E AFRICANA (por AUGUSTO DE SÊNIOR)
Cassiano Ricardo

Resumo:
Texto poética que procura responder as seguintes perguntas milenares: Que é a poesia? Que é o poeta?

POÉTICA
                                           Cassiano Ricardo
1
Que é poesia?
Uma ilha cercada de palavras por todos os lados.

2
Que é o poeta?
Um homem que trabalha o poema com o suor de seu rosto.
Um homem que tem fome como qualquer outro homem.
                                                                                                          Jeremias sem-chorar. Rio de Janeiro, José Olympio, 1968.


     Podemos observar no texto poético de Cassiano Ricardo (1895 – 1974), autor da primeira fase do Modernismo (1922 – até os dias atuais), a tentativa de esclarecer duas velhas questões que afligem teóricos, professores, estudantes, leitores e admiradores da arte de transformar escrita em emoções. Que é poesia? Que é o poeta?
Na primeira questão, o autor é muito feliz em sua definição, uma vez que, não esquece o elemento principal de tudo isso, isto é, a palavra (“uma ilha cercada de palavras por todos os lados.”), em outros termos, toda palavra pode ser poesia desde que seja dita com sensibilidades. Avançando a interpretação, podemos entender também, de acordo com o autor, que poesia, é o início de uma boa escrita (“... palavras por todos os lados.”), pois, trata-se de textos leves, descompromissados (desde que não sejam de fundo social), divertidos, e ajudam no desenvolvimento da leitura e do raciocínio intelectual.     
     Na segunda pergunta, o autor fala especificamente do poeta, discute (em poucas linhas) o ofício (“...que trabalha o poema com o suor do seu rosto.”) de construir poemas, questiona, diretamente, valores financeiros (“Um homem que tem fome...”). Aprofundando a interpretação, Cassiano Ricardo, diz claramente, que poeta também é aquele que vive do seu suor (“... com o suor de seu rosto.”) e, que precisa se alimentar como qualquer outra pessoa, ou seja, acaba com o romantismo da profissão, traz a dura realidade do homem de letras que se dedica à poesia, necessita, como outro qualquer, de rendimentos, isto é, precisa vencer inúmeros obstáculos para viver e ainda tem de vender seus livros. Resumindo, dá respostas profundas e simples para questões antigas: poesia é palavra trabalhada com sentimentos e o poeta é aquele que burila emoções.

TEXTO COMENTADO POR AUGUSTO DE SÊNIOR (poeta, romancista, cronista, contista e professor de Literaturas).


Biografia:
Cassiano Ricardo Leite (1895 - 1974) - nascido em São José dos Campos (São Paulo), autor pertencente à primeira fase do Modernismo Brasileiro (1922 até os dias atuais). Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1937.
Obras principais: Martim Cererê (1928), Jeremias sem-chorar (1964), etc.

Este texto é administrado por: Amauri Carius Ferreira
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Poesias POÉTICA Cassiano Ricardo


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69078 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57975 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57627 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55902 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55221 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55195 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55070 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54959 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54938 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54927 Visitas

Páginas: Próxima Última