Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tempo
Crítica a busca da eternidade
Xiko Acis

Resumo:
O que é o tempo?: “Se você não perguntar, eu sei o que é; se quiser que eu explique, eu já não sei mais”. Essa definição interessante é de Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido como Santo Agostinho.

que é o tempo?: “Se você não perguntar, eu sei o que é; se quiser que eu explique, eu já não sei mais”. Essa definição interessante é de Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido como Santo Agostinho. Em sua obra denominada: Confissões, esse filósofo coloca sua posição em relação ao tempo, com o objetivo de propor discussões e visões críticas sobre a relação do ser humano com o tempo. No senso comum, temos apenas a noção de três tempos: Passado, Presente e Futuro. Para alguns, o presente é uma ilusão, pois se o segundo que está por vir é futuro, e o segundo que já passou é passado, então qual seria o tempo presente?
     Os gregos definiram o tempo de várias formas. Duas formas que acho mais interessantes de definir o tempo são: Chronos e Kairós. Chronos é o tempo seqüencial e cronológico, é a forma racional do tempo que mede as horas, dias, anos etc; Kairós é a forma qualitativa do tempo. Trata-se do tempo indeterminado, ou seja, dos nossos momentos inesquecíveis e de qualidade. Tem relação com o que sentimos quando passamos por determinada experiência de vida. É um tempo emocional e sensível que, por vezes, não sabemos explicar.
     Enfim, o assunto: tempo, sempre foi e sempre será um dos assuntos prediletos da filosofia como um todo. No senso comum, o tempo é tratado de forma vulgar e apenas cronologicamente. A maioria das pessoas vive em função de um passado e/ou de um futuro se apegando as coisas e/ou desejando outras que melhorem suas vidas. Pensam muito pouco sobre a vida em si e como ela é apenas um ciclo em todo o processo de existência do ser humano. Não sabem envelhecer e aceitar que esse é o processo natural de uma vida. Buscam a eternidade dentro de um tempo que é finito ao ser. Em função desta distorção, fazem coisas absurdas e perigosas. Um volume monstruoso de negócios vive em função desta distorção na compreensão do tempo: Indústria de cosméticos, farmacêutica, de cirurgias plásticas estéticas, entre outros.
     Só a indústria de cosméticos no Brasil, movimentou em 2009, mais de 2 bilhões de dólares de um negócio de alguns trilhões de dólares no mundo. Retardar o envelhecimento mantendo a “aparência” jovem é a grande mola propulsora desta indústria. Ser jovem por um determinado período de tempo já não basta. É necessário “parecer” jovem por mais tempo de nossa existência. Não aceitar a natureza do envelhecimento natural é moda e mostra que a pessoa é determinada e não acomodada. Essa é cultura dominante e que as indústrias que vivem dela fomentam.
     A finitude do ser é fato. Esticados ou enrugados sempre teremos o mesmo fim. Nos aceitar como somos é o início da evolução humana.

Xiko Acis
Filósofo & Consultor
www.xikoacis.com.br
Verão/2010.


Biografia:
Filósofo e Consultor de Empresas http://www.xikoacis.com.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52869


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Torço pelo Touro Xiko Acis
Crônicas Tempo Xiko Acis
Crônicas Pena de Morte: apenas a morte Xiko Acis
Crônicas Paradigmas Perigosos Xiko Acis
Crônicas PNDH-3 – Parte:1 Xiko Acis
Crônicas Capacidade de Julgar Xiko Acis
Crônicas Presidente do Planeta Terra Xiko Acis
Crônicas Dimensões do Mundo Xiko Acis
Crônicas Decreto Ético Presidencial Xiko Acis
Crônicas Um Mundo de Idiotas Xiko Acis

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 30 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Desabafo - 54102 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54094 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54028 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53990 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53982 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53950 Visitas
A menina e o desenho - 53946 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53945 Visitas
MENINA - 53927 Visitas
sei quem sou? - 53911 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última