Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O FANTASMA DA MATEMÁTICA
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UM FANTASMA QUE GOSTAVA DE ASSOMBRAR AS CRIANÇAS QUE TINHAM DIFICULDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA.
ESSE FANTASMA NÃO GOSTAVA DA MATEMÁTICA E DE SEUS CÁLCULOS E FÓRMULAS COMPLICADAS. ENTÃO, QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAVAM A FAZER OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS PELA PROFESSORA, O FANTASMA DA MATEMÁTICA APARECIA NA FRENTE DAS CRIANÇAS FAZENDO COM QUE ELAS FICASSEM APAVORADAS E NÃO CONSEGUISSEM RESOLVER NENHUM PROBLEMA, NENHUMA EQUAÇÃO, NENHUM VALOR DA RAIZ QUADRADA DE QUALQUER NÚMERO QUE FOSSE.
O FANTASMA SUSSURRAVA NOS OUVIDOS DAS CRIANÇAS E QUE VIRA E MEXE ENTRAVA EM SUAS CABEÇAS FORMANDO UMA GRANDE CONFUSÃO E ASSIM ELAS PERDIAM O RACIOCÍNIO FACILMENTE E ISSO FAZIA COM QUE AS CRIANÇAS PASSASSEM A SE DESESPERAR E A PERDER O GOSTO PELA MATEMÁTICA.
MAS, OS DIAS DE GLÓRIA DESSE TERRÍVEL FANTASMA ESTAVAM CONTADOS PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE UM NOVO ALUNO DE NOME GAUSS CHEGOU PARA ESTUDAR NA ESCOLA QUE ERA ASSOMBRADA POR ELE.
GAUSS ERA UM MENINO HUMILDE QUE VINHA DE UMA FAMÍLIA MUITO POBRE.
MAS, ELE ERA UM MENINO MUITO ESTUDIOSO E COM MUITA FORÇA DE VONTADE E TAMBÉM COM HABILIDADES IMPRESSIONANTES NA MATEMÁTICA.
A CHEGADA DESSA NOVA CRIANÇA DEIXOU O FANTASMA AINDA MAIS ANIMADO, POIS, O MENINO GAUSS SERIA MAIS UM A ENTRAR NA SUA IMENSA LISTA DE CRIANÇAS APAVORADAS POR ELE.
ENTÃO, NO DIA SEGUINTE, O VELHO FANTASMA DA MATEMÁTICA APARECEU NA FRENTE DE GAUSS QUE ESTAVA PRESTANDO MUITO ATENÇÃO NAS EXPLICAÇÕES DA PROFESSORA.
ELE CHEGOU PERTO DOS OUVIDOS DE GAUSS E DEU UM APAVORANTE BUU!
GAUSS CONTINUAVA OUVINDO ATENTAMENTE AS EXPLICAÇÕES DA PROFESSORA ENQUANTO QUE AS OUTRAS CRIANÇAS COMEÇARAM A FAZER A MAIS ALGAZARRA NA SALA DE AULA POR CAUSA DA APARIÇÃO REPENTINA DO FANTASMA DIANTE DE GAUSS. ALGUMAS CRIANÇAS COMEÇARAM A GRITAR, OUTRAS A TREMER DE MEDO. ENTÃO, A PROFESSORA PERCEBENDO A AGITAÇÃO DAS CRIANÇAS, DECIDIU PROPOR UMA ATIVIDADE DIFERENTE PARA QUE AS CRIANÇAS SE MANTIVESSEM OCUPADAS.
ENTÃO, ELA MANDOU QUE AS CRIANÇAS SOMASSEM TODOS OS NÚMEROS DE UM A CEM, POIS, ELA ESPERAVA QUE ISSO FOSSE FAZER COM QUE ELAS DEMORASSEM MUITO TEMPO PARA RESOLVEREM ESSE CÁLCULO E ASSIM QUANDO TERMINASSEM JÁ ESTARIAM MAIS TRANQUILAS.
ENTÃO, O FANTASMA QUE ESTAVA PARADO NA FRENTE DE GAUSS, DEU UMA ASSUSTADORA GARGALHADA E COM AR DEBOCHADO DISSE PARA GAUSS.
- QUERO SÓ VER SE VOCÊ É UM GÊNIO MATEMÁTICO COMO ESTÃO FALANDO PELOS CORREDORES DESSA ESCOLA.
EU NÃO VOU DAR UM MINUTO DE SOSSEGO PARA VOCÊ, POIS, VOU ASSOMBRÁ-LO ATÉ VOCÊ FICAR COM A SUA CABEÇA SOLTANDO FUMAÇA DE TÃO QUENTE QUE VAI FICAR.
GAUSS OLHOU PARA O FANTASMA E DISSE:
- VOCÊ NÃO ME ASSUSTA! EU VOU EXPULSÁ-LO DESSA ESCOLA AINDA HOJE.
E O FANTASMA QUE SE ACHAVA O REI DA ASSOMBRAÇÃO DISSE:
- SE VOCÊ CONSEGUIR ACHAR O RESULTADO DA SOMA DE TODOS OS NÚMEROS DE 1 A 100, EU PROMETO QUE DESAPAREÇO DESSA ESCOLA PARA SEMPRE, MAS, SE NÃO CONSEGUIR ENCONTRAR O RESULTADO, EU ENTRAREI NA SUA CABEÇA E FICAREI LÁ LHE ASSOMBRANDO PARA SEMPRE.
GAUSS, O MENINO GÊNIO, ACEITOU O DESAFIO FEITO PELO FANTASMA.
GAUSS COMEÇOU A SE CONCENTRAR PARA DESENVOLVER RAPIDAMENTE ATIVIDADE PROPOSTA PELA PROFESSORA E COM ISSO LIBERTAR AS CRIANÇAS DAS ASSOMBROSAS APARIÇÕES DO FANTASMA QUE FAZIA COM QUE AS CRIANÇAS VISSEM A MATEMÁTICA COMO SE ELA FOSSE UM BICHO PAPÃO PRONTO PARA DEVORÁ-LAS.
ENTÃO, PARA A SURPRESA DA PROFESSORA E O DESESPERO DO VELHO FANTASMA DA MATEMÁTICA, O MENINO GAUSS COM APENAS SETE ANOS DEU A RESPOSTA CORRETA DA SOMA DE TODOS OS NÚMEROS DE 1 A 100 EM POUCOS MINUTOS.
O MENINO GÊNIO COM SEU RACIOCÍNIO VELOZ OBSERVOU QUE SE SOMASSE O PRIMEIRO NÚMERO COM O ÚLTIMO, 1 + 100, OBTINHA 101. SE SOMASSE O SEGUNDO COM O PENÚLTIMO, 2 + 99, TAMBÉM SOMADO, O RESULTADO SERIA 101. SOMANDO O TERCEIRO NÚMERO COM O ANTEPENÚLTIMO, 3 + 98, O RESULTADO TAMBÉM ERA 101. PERCEBEU ENTÃO QUE, NA VERDADE, SOMAR TODOS OS NÚMEROS DE 1 A 100 CORRESPONDIA A SOMAR 50 VEZES O NÚMERO 101, O RESULTADO SERIA 5.050.
GAUSS DEPOIS DE FAZER TANTOS CÁLCULOS, ERGUEU A CABEÇA, LEVANTANDO A FOLHA ONDE HAVIA FEITO TODA A FÓRMULA QUE O FEZ CHEGAR RAPIDAMENTE AO RESULTADO COMO SE FOSSE UM TROFÉU E VIU DIANTE DOS SEUS OLHOS, O VELHO FANTASMA QUE ASSOMBRAVA CRIANÇAS HÁ MUITOS SÉCULOS, AOS POUCOS SE DESINTEGRANDO ATÉ DESAPARECER POR COMPLETO COM UMA NUVEM DE FUMAÇA LANÇADA AO VENTO.
ASSIM O MENINO GÊNIO HAVIA LIBERTADO AS CRIANÇAS DAQUELA ESCOLA DA PRESENÇA DO PAVOROSO FANTASMA DA MATEMÁTICA.
ALÉM DISSO, GAUSS SE TORNOU UM DOS GRANDES MATEMÁTICOS DE TODOS OS TEMPOS, POIS, HAVIA CRIADO A PARTIR DAQUELE DESAFIO, A FÓRMULA DA SOMA DAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS.
GAUSS ESTOU MUITOS ANOS NAQUELA ESCOLA HUMILDE E FICOU CONHECIDO POR LÁ COMO O PRÍNCIPE DA MATEMÁTICA, POIS HAVIA CONSEGUIDO EXPULSAR O VELHO FANTASMA QUE ERA CONSIDERADO UM GRANDE BICHO PAPÃO QUE ASSOMBRAVA ATÉ ENTÃO A CABEÇA DAS CRIANÇAS.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52825


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54190 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última