Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Compaixão
Andréa Dias Fernandes

Resumo:
Sentimento da compaixão sob meu ponto de vista

Busquei na minha prateleira um livro do Dalai-Lama que cita a seguinte frase :"Minha felicidade depende da felicidade alheia". Acho esta frase muito profunda porque, como diz no livro, quando vemos pessoas felizes, automaticamente também nos sentimos felizes e quando vemos pessoas sofrendo, automaticamente nos sentimos tristes. Ao menos a maioria das pessoas normais se sentem assim.
Mas, o mais importante que o livro cita é que o verdadeiro sentimento da compaixão é aquele que nos colocamos incondicionalmente ao lado do outro, sem qualquer tipo de julgamento, apenas com o objetivo de buscar alívio para a situação que este se encontra. O "outro" neste caso inclui todas as pessoas como os nossos familiares, amigos e até mesmo os nossos desafetos.
Que tipo de pessoa vê outra enfrentando uma dificuldade, sofrendo, passando por um mau momento em sua vida e não se sensibiliza? Está certo que atualmente nossa vida é muito turbulenta, corrida. Mas também não é desculpa para não prestarmos mais atenção ao nosso semelhante e não nos sensibilizarmos com seus problemas e agirmos com o propósito de auxiliar. Independente da pessoa, do sexo, cor, idade, profissão, classe social, somos todos seres humanos e todos desejamos ser felizes. Cada um a seu modo. E para que isto seja possível é indispensável o respeito. Uns são homossexuais, ou de outras raças diferentes da nossa, ou com menos recursos financeiros, ou deficientes físicos. Não importa, todos buscamos a felicidade.
Na prática não é fácil. Porque na vida existem pessoas que temos mais ou menos afinidades. Muitas vezes denominamos estas pessoas que temos menos afinidades como "inimigos". O legal seria que não existissem os "inimigos". Deveriam apenas existir aquelas pessoas que não concordamos com suas atitudes, mas que mesmo assim vivemos pacificamente, sem desejar e sem fazer o mal para esta pessoa, e sem ridicularizar. Estas atitudes negativas não trazem nada de bom para nós.
Os acontecimentos que nos magoaram no passado passam. Tudo passa. Então por que cultivar a raiva de alguém? Depende somente de nós mesmos, do nosso bom senso para superar estes fatos do passado e tornar este "inimigo" em apenas uma pessoa que temos menos afinidade. E jamais desejar o mal, porque certamente algum dia nesta vida ainda vamos cruzar com esta pessoa e, se o relacionamento for ameno, a convivência será melhor. Sentimentos como raiva e rancor só nos causam problemas e até doenças. Superar requer sabedoria, paciência e muita tranquilidade, afinal bons relacionamentos só acrescentam coisas boas na nossa vida.


Biografia:
BLOG: www.andreadiasfernandes.blogspot.com.br Sou formada em Ciências da Computação, Pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável. Trabalhei muitos anos como analista de sistemas e programadora. Atualmente sou bancária e escrevo uma coluna semanal para um jornal local. Sou casada e tenho dois filhos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52849


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Casamentos felizes Andréa Dias Fernandes
Crônicas Inacreditável Andréa Dias Fernandes
Crônicas O despertar de um pesadelo Andréa Dias Fernandes
Crônicas Coisas banais Andréa Dias Fernandes
Crônicas Relaxar e curtir: cada um a seu modo Andréa Dias Fernandes
Crônicas Pequenos gestos de gentileza Andréa Dias Fernandes

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 26 de um total de 26.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Jesus Pregando ao Longo do País – Mateus 9.35-38 - Silvio Dutra 52813 Visitas
A Pregação da Cruz – Parte 2 - Silvio Dutra 52813 Visitas
Sobre a Glória de Cristo - John Owen 52813 Visitas
Era - Jeferson Alves Bandeira 52813 Visitas
Enfraquecer para Governar - Silvio Dutra 52813 Visitas
como deus - Silvana dos santos 52813 Visitas
O Convite às Almas Cansadas – Mateus 11.25-30 - Silvio Dutra 52813 Visitas
Invasores alheios são invisíveis - Isabel Cochlar 52813 Visitas
As Aves e os Lírios me Ensinam Melhor! - Alexander Smellie 52813 Visitas
DESLIZES DE VOCÊ! - Juliani Rosendo 52813 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última