Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
05 - Dominando seu ser
Cezar Andrade Marques de Azevedo

Resumo:
Refazendo a jornada da vida

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.” (Mt 7:13,14)

O sábio olhou em sua volta procurando uma mesa para sentar-se. Sentia fome e a praça de alimentação se mostrava bastante convidativa. De longe avistou o simples dividindo a mesa com seu amigo e mais duas garotas.

- Este é meu amigo. Cara, esta é Marta, esta é Rose, falou João, orgulhoso da beleza das garotas, como se fosse de sua propriedade. – Oi! Respondeu o simples, sentindo que fazia algo sumamente errado. Findas as apresentações iniciais, logo estava posto a mesa um trambolho que parecia a torre Eiffel, mas poderia se chamar mana-choop, já que servia choop, uma alusão ao maná que caia do céu. É certo que o sábio Salomão já recomendara não ser bom a bebida forte, pois no fim ela morderá como a cobra (Pv 23:32).

- E este anel? Perguntou Rose a queima roupa. O simples gaguejou e respondeu meio a contragosto – me separei a pouco de minha mulher, nem me atinei para tirar a aliança. Estava aberto o leque para toda sorte de engano. É interessante como tudo começara: primeiro o simples tinha a firme convicção que tudo era aprazível e lícito, nada podia se perder nesta vida. Em sua simplória concepção fora completamente liberto do pecado, inclusive para voltar a pecar. A aliança em sua mão era uma advertência que cabia-lhe ser fiel à sua esposa, mas a proximidade das minas, o cheiro embriagante do perfume delas fez-lhe rapidamente esquecer seu compromisso. Todavia a mesma aliança lhe obrigava a mentir, a ocultar seu verdadeiro estado civil.

Uma coisa é certa, na advertência de Tiago sobre a contagem regressiva para a ruptura, para a queda, a tentação gera estes dois componentes complementares: a atração pelo objeto proibido e o engano feito a si mesmo para tornar lícito o que não lhe é de direito.

O engano próprio tem sido uma das grandes mazelas da moderna mentalidade cristã. Este é um tempo que ninguém quer mais quer ser doutrinado. Alguém pode perguntar que doutrina não é bom e, na verdade, o que se chama doutrina nada mais é do que mandamentos de homens aprendidos de cor (Is 29:13) que nada mais produzem senão uma indisposição para com o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

A sã doutrina é simples de ser entendida, mas somente experimentada aos que verdadeiramente passaram pela experiência de regeneração, do novo nascimento, de mudança radical de natureza. Isto porque o evangelho de Jesus Cristo liberta o homem do pecado (Jo 8:32). Assim, quem verdadeiramente experimentou a salvação não poderia voltar-se ao pecado, visto estar morto para ele. Por outro lado, se o individuo volta ao pecado, se tem prazer em pecar, ainda é escravo dele, portanto não foi liberto de nada (Jo 8:34).

De longe observava o sábio à animação do papo na mesa do simples, refletindo sobre seus próprios passos, não mais olhando aquela cena com critiquice. Refreando seu próprio instinto animal, voltou-se para o cardápio, imaginando como não teria sido se tivesse tido o prazer de sentar-se ao pé do monte, mesmo com fome, para ouvir Jesus Cristo ministrando à multidão (Mc 6:34). – É certo que o pão se multiplicou, também é certo que tenho como pagar pelo sanduba, pedir um milagre nestas circunstâncias é tentar Deus, concluiu sua reflexão.

- Estrupício, você aqui? Que bom encontrar você? Sentando-se na mesa do sábio o chato de galocha da turma. – Era tudo que eu não queria, pensou e, com um sorriso amarelo, disse – que alegria ver você Rogério . O sábio lembrou-se do dia que conheceu Rogério. Ele fora para a escola calçando um chinelo, de short e camiseta bem ralé. Rogério no alto de sua escala social olhou admirado para o sábio e deu-lhe um apelido que lhe perseguiu por toda a escola: Estrupício. Mais tarde soubera no dicionário o significado – coisa esquisita, complicada, fora do comum, estrovenga. O sábio odiava este apelido.

Rogério escolheu o mais caro sanduíche do menu e passou para o sábio comprar, já que ia buscar o seu próprio. – Estrupício, compra o meu junto com o seu e eu cuido da mesa para nós dois, disse com seu sorriso cínico. O sangue do sábio ferveu, quando lhe veio a boca uma resposta a altura, lembrou-se do homem sofrido e desprezado. Naquele instante respirou fundo, subjugou seus instintos selvagens, reduziu à submissão seu corpo (I Co 9:27) e ternamente disse – Com todo prazer Rogério , mesmo porque quero lhe compartilhar algo que mudou minha vida – saindo em seguida, deixando Rogério surpreso com sua resposta.

A temperança é uma qualidade tão rara quanto o ouro, tão preciosa quanto a pérola, tão difícil quanto a conquista de uma seqüência de títulos esportivos. Isto porque tudo neste mundo milita para liberar os apetites e as paixões do corpo. O cigarro, por exemplo, foi por anos vendido como sinônimo de status social; adquirir um carro é quase como possuir uma beldade; ascender na carreira tem sido feito pisando em gente; enfim, o semelhante é visto como um traste, se este se constitui num obstáculo para o sucesso. Ser temperante é dominar o corpo, subjugar a vontade e impedir que estes excessos possam ferir o outro.

Para ter domínio próprio, conforme ensino de Pedro (II Pd 1:6) exige conhecer-se diante da palavra de Deus, discernir a natureza de suas atitudes. Quem não é capaz de dominar-se é semelhante ao que aprendem sempre, contudo nunca chegam ao conhecimento da verdade (II Tm 3:7). Estes param a beira do caminho, se deixando seduzir e atrair por tudo quanto o mundo oferece (Tg 1:14).

O sábio refletia nestas verdades enquanto se dirigia ao caixa. Alegrava-se com a misericórdia de Deus para consigo. Se fosse nos anos escolares, nem seu próprio lanche poderia pagar, agora mesmo tendo sido humilhado pelo apelido e forçado a comprar o sanduíche do Rogério , ainda assim podia sorrir e saber-se abençoado por ter como pagar por seu amigo.

Ao chegar ao caixa, percebeu que a fila era quilométrica e, para sua surpresa, na frente dele estava o simples, cabisbaixo, aguardando sua vez. O mover daquela fila daria no que falar.


Biografia:
O autor é casado com Karin, professora mestre em Língua Portuguesa e tem dois filhos: Adan e André. Sua formação é em Administração de Empresas, Teologia e Ciências Contábeis, com mestrado em Administração de Empresas pela PUC.PR. Atualmente é Secretario Municipal de Finanças de Campo Novo do Parecis.MT. Seu site pessoal é www.cezar.azevedo.nom.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52836


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Exercendo a liderança baseada no poder de Deus Cezar Andrade Marques de Azevedo
Artigos Seis anos da queda das torres gêmeas Cezar Andrade Marques de Azevedo
Artigos Encontrando alento na tragédia Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 10 - Subindo com asas como águia Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 09 - Impulsionado pelo grande amor de Deus Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 08 - Amando o seu irmão Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 07 - Movendo-se por compaixão Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 06 - Agindo com serenidade Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 05 - Dominando seu ser Cezar Andrade Marques de Azevedo
Contos 04 - Examinando os seus passos Cezar Andrade Marques de Azevedo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69008 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57917 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56758 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55831 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55104 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55053 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54934 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54885 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54808 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54801 Visitas

Páginas: Próxima Última