Segundo Galvão (1995) Wallon vê a afetividade com a relação de emoções de natureza biológica, sentimentos e vivências humanas que possibilita a transmissão ao outro do que sentimos.
Para que ocorra um desenvolvimento pleno, é necessário o afeto, pois a criança é carinho e amor. No entanto, devido a tantas questões que envolvem a vida do professor, esse tem muitas vezes atitudes frias e agrssiva na sala de aula.
Segundo Freire (2002 p.26), o processo de aprender, em que historicamente descobrimos que era possível ensinar como tarefa não apenas embutida no aprender, mas perfilada em si, com relação a aprender é um processo que pode deflagrar no aprendiz um acuriosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador.
Assim sendo, a relação aluno-professor é fundamental para que aconteça o aprendizado de forma mais efetiva. É preciso criar um ambiente propício para o ensino, onde os alunos se sintam motivados e interessados pelo processo de aprendizagem.
A afetividade é um fator crucial na educação pois transforma a sala de aula num ambiente acolhedor, porém o professor precisa possuir ferramentas para lidar com diversas situações do dia a dia da sala de aula e assim conhecendo as especificidades de cada um, possa acolher o aluno com suas limitações, sentimentos e fragilidades (Antunes, 2007).
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