Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Contação de História na Educação Infantil
Olina de Araujo Spigolon

Resumo:
A importância da contação de história para a educação infantil

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇAO INFANTIL

A infância como sendo a primeira fase da vida do ser humano, etapa em que o mesmo encontra-se em fase de descobertas cognitivas e a prática do lúdico como característica principal desta fase de existência. A partir desses pressupostos resolvemos pesquisar sobre a contação de história na educação infantil, por acreditar que a mesma trata de uma atividade que envolve a ludicidade e gera outras atividades prazerosas, inclusive a arte de contar histórias, que pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento físico-psicológico e cognitivo da criança. Como a contação de história na educação infantil pode ajudar na aprendizagem das crianças?
A contação de história nesta modalidade de ensino é uma forma de ampliar os conhecimentos em busca de melhores ações educativas com as crianças, visto que a contação de história na infância poderá proporcionar a criança oportunidades de desenvolver outras habilidades contextualizadas com a história ouvida. Ela poderá; criar, se expressar, dramatizar, vivenciar de forma imaginária as ações dos personagens das histórias contadas e relacionar as ações dos personagens com os fatos reais do seu cotidiano, como forma de expressar, construir e aprender novos conhecimentos de forma coletiva.
Ao longo da história da educação vivemos procurando meios eficientes para potencializar a qualidade do ensino e que facilite o processo da aprendizagem. Meios que façam com que os alunos, principalmente da educação infantil, interajam com o professore e socializem os sentimentos e expressam sobre o que está aprendendo e vivenciando em seu dia a dia. Temos como um meio muito eficaz a contação de histórias, que busca de forma lúdica e dinamizada fazer com que o aluno da educação infantil viagem na imaginação e desenvolva a oralidade e a habilidade da interpretação.
Contar história é uma arte popular, que expressa prazer e sentimentos ao serem contadas e ouvidas. Então contar histórias é uma prática social, educativa e interativa que faz com que a criança da educação infantil desenvolva a concentração e a oralidade. Pois, o ato de contar história faz com que as crianças despertem o imaginário, desenvolvendo as habilidades do falar e do ouvir, onde a criança e o adulto concentram--se, e a partir do que ouvem, imaginam e recriam novas histórias, assim as crianças que não dominam a leitura tem na contação de história uma antecipação do concreto, o ato de ler oralmente o que está escrito. O ato de contar histórias é concebido por muitos contadores como algo mágico, que envolve crianças e adultos, na mesma energia vital, na mesma intenção de imaginar e de criar, com base no que ouvem, as imagens construídas pela sua voz. Neste sentido a criança ao ouvir histórias desenvolve a criatividade fazendo uma leitura imaginária do que se está ouvindo e assim podem fazer a interpretação de todo o texto que se foi lido a ela, recriando uma história que foi por ela imaginada. A educação infantil é o espaço onde as crianças se encontram com a mente mais aberta e apta para a aprendizagem, entender o universo infantil e educar as crianças com cuidado é de fundamental importância para sua formação. A contação de história nesta fase levará a criança a desenvolver-se integralmente de forma interdisciplinar. Pois a contação de historia é uma prática que leva a criança a usar a imaginação e se desenvolver socialmente enquanto ser em processo de aprendizagem e descoberta.
Com a contação de história a criança aprende muito mais do que meramente só ouvir história ela aprende a se socializar como o meio onde está inserida e se desenvolve como um ser cultural e construtor de conhecimento. O ato de contar histórias contribui simbolicamente no desenvolvimento e na ampliação das habilidades que a criança possui: a de ouvir, falar, interpretar, socializar, entre outras.
Significantemente o processo de contação de história faz com que a criança tenha um desenvolvimento pessoal e emocional que servirá de apoio por todo a sua vida. Pois aprender a se relacionar e a comunicar-se de forma expressiva e educadamente com o outro é algo que precisamos para bem viver em contato com o como toda a sociedade da qual fazemos parte. A contação de história desenvolve nas crianças além de várias outras habilidades o sentimento, a afetividade, a criança sente prazer em ouvir uma história ou a recontá-la oralmente na sua prática de socialização.
Neste sentido contar histórias é uma fonte de prazer e estímulo ao desenvolvimento da criatividade, da criticidade e da aprendizagem. A criança ao ser motivada a ouvir histórias desenvolverá o gosto por livros infantis que façam com que elas possam olhar e recontar as histórias ouvidas e vistas por elas de uma maneira própria, usando a criatividade e a sua criticidade para promover a socialização e a interação com o contexto em que está inserida. A contação de história é um elemento pedagógico que fortalece a prática do ensino e da aprendizagem tanto para quem narra como para quem ouve.
A aprendizagem significava não é apenas da criança que ouve, mas também do narrador que ao ver a criança se desenvolvendo de forma criativa e crítica, a partir do que ele narrou, se sentirá motivada a continuar pela procura de novas formas de narração para chamar a atenção das crianças e as tornar sujeitos participantes do processo de ensino e aprendizagem onde ambos aprendem e ensinam de forma criativa e prazerosa.
Considera-se que a contação de história é uma prática que de forma lúdica e criativa faz com que a criança se desenvolva socialmente, culturalmente e criticamente, ou seja, ela começa a conhecer e entender diversas formas de se comunicar e vários modos culturais que se manifestam de maneira única em cada história contada e ouvida. Desse modo, as crianças ao ouvirem as narrativas, desenvolvem uma opinião própria sobre o que se ouviu, e comentam sobre o que gostou e o que não gostou na história contada.

OLINA DE ARAUJO SPIGOLON
2024


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 89


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Contação de História na Educação Infantil Olina de Araujo Spigolon
Artigos A importância da leitura nos anos iniciais Olina de Araujo Spigolon


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Caminho do Vento - José Ernesto Kappel 59822 Visitas
Foi Uma Vez - José Ernesto Kappel 59822 Visitas
Procure-me - Maria 59821 Visitas
Gentileza é essencial - Ana Mello 59820 Visitas
Pertenço a Terra - José Ernesto Kappel 59817 Visitas
Duendes de Ouro - José Ernesto Kappel 59816 Visitas
angústia de todos - Maria 59815 Visitas
Festa no Céu - José Ernesto Kappel 59815 Visitas
Coração - Marcos Loures 59813 Visitas
A minha poesia - Maria 59813 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última