Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Opinião - Redação ENEM 2024
Flora Fernweh

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil...
Foi este o tema da redação na prova deste domingo, 03/11/2024.
Escolha espetacular, reflexões necessárias.
Proponho-me à fuga da análise técnica, mas com um breve adendo: para a estrutura que a correção do texto observa, não é o tema que melhor se adequa.
É, sobretudo, um tema vago em cada palavra nele contida, aí se avizinham os riscos do tangenciamento.
Outra questão: comum haver a sensibilização com o tema por parte de parcela significativa da população jovem, e a dificuldade em escrever sem adentrar no mérito do lugar de fala e das vivências próprias, tendo em vista a exigência da impessoalidade nesse tipo de escrita.
Aliás, como não se surpreender quando uma prova nacional sugere que alunos das mais diversas origens étnicas se debrucem por algumas horas sobre esse assunto que nos perpassa, sem distinção.
O ponto positivo é que a proposta acolhe o estudante dedicado à história e à construção da identidade que lhe diz respeito.
Mas valendo-me de meu senso crítico, questiono-me: isso não é o básico? O respeito, a reverência e a valorização dos povos de matriz africana não é o mínimo de civilização que o mundo negro exige da branquitude privilegiada?
É mesmo necessário que uma prova de nível médio suscite esse tema, que já deveria estar encerrado no ensino fundamental, posto que é, de fato, fundamental?
É válido retomar o assunto adiante, apenas para assegurar que a instrução formal dos nossos jovens não suprima estes valores imprescindíveis. Mas simplesmente já tivemos séculos para tentar reparar o estigma, e as respostas sociais ainda não são as ideais. Até quando?
Me parece que se o jovem saiu do ensino médio sem reconhecer a importância dos povos africanos e de seu legado cultural, se após estudar logaritmos, estequiometria, as leis de Kepler e a interessantíssima história do Brasil, o jovem ainda discrimina o outro pela cor de pele, nosso país já falhou há tempos e nossa educação está fadada à ruína.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 16


Outros títulos do mesmo autor

Poesias CORAGEM PARA DESBRAVAR Flora Fernweh
Sonetos TORMENTA Flora Fernweh
Poesias REVOADA Flora Fernweh
Crônicas SAUDADES DE MIM Flora Fernweh
Crônicas DIA DE DOMINGO Flora Fernweh
Contos SÓTÃO TÃO SÓ Flora Fernweh
Poesias BREU Flora Fernweh
Crônicas AMOR E DOR: ESTA RIMA NÃO FUI EU QUEM CRIEI Flora Fernweh
Poesias NORDESTE D'AMOUR Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 401 até 409 de um total de 409.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A força do recomeço de empresários atingidos pelas enchentes - Isnar Amaral 56147 Visitas
🔴 O descobrimento do Brasil - Rafael da Silva Claro 56147 Visitas
MENSAGEM DA LEMÚRIA - Henrique Pompilio de Araujo 56146 Visitas
05/06 Discussões sobre a lírica grega antiga: - Carlos Eduardo da Silva Ferreira 56144 Visitas
Depressão Espiritual nos Salmos - John Piper 56142 Visitas
Cadê o emprego, 2024? - Vander Roberto 56142 Visitas
UM CALANGO NA AREIA CALIENTE - Saulo Piva Romero 56140 Visitas
O ensino brasileiro na educação básica - Marciana Caciano Damasceno 56140 Visitas
Naruto e a escrita da História - Caliel Alves dos Santos 56138 Visitas
eu sei quem sou - 56137 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última