Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PODER DE PENSAR
Uma Influência da Mente na Realidade
JOSEFA CARVALHO SANTOS

Resumo:
Este artigo explora a ideia de que o pensamento humano possui um poder significativo sobre a realidade individual e coletiva. Através de uma revisão da literatura nas áreas de psicologia,neurociência e filosofia ,discute-se como os pensamentos moldam nossas percepções, comportamentos e ,consequentemente, nossa realidade.Além disso, examina-se a prática da atenção plena (mindfulness) e a visualização como ferramentas para maximizar o potencial do pensamento nositivo.



INTRODUÇÃO

O ato de pensar é uma das funções mais complexas e intrigantes da mente humana. Desde os tempos antigos, filósofos como Sócrates e Platão refletiram sobre o papel do pensamento na formação do conhecimento e na realidade. Com o avanço das ciências, especialmente a psicologia e a neurociência, tornou-se evidente que nossos pensamentos não apenas refletem a realidade, mas podem também moldá-la.

A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO NA REALIDADE.

1. PSICOLOGIA DO PENSAMENTO

Pesquisas em psicologia demonstram que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e comportamentos. A Teoria Cognitiva, proposta por Aaron Beck, sugere que padrões de pensamento distorcidos podem levar a transtornos emocionais, como depressão e ansiedade. Por outro lado, o pensamento positivo tem sido associado a melhores resultados de saúde e bem-estar.

2. NEUROCIÊNCIA E PLASTICIDADE CEREBRAL

A neurociência revelou que o cérebro é maleável, ou seja, pode ser moldado por nossas experiências e pensamentos. A plasticidade cerebral sugere que a repetição de pensamentos positivos pode criar novas conexões neurais, fortalecendo a capacidade de resiliência e otimismo.

3. FILOSOFIA E METAFÍSICA

A filosofia também contribui para a discussão sobre o poder do pensamento. A ideia de que "a mente cria a realidade" é um conceito central em várias tradições filosóficas e espirituais. O idealismo, por exemplo, argumenta que a realidade é fundamentalmente mental e que o mundo material é uma extensão da consciência.

Práticas para Potencializar o Pensamento

ATENÇÃO PLENA (Mindfulness)

A prática da atenção plena permite que os individuos se tornem mais conscientes de seus pensamentos e emoções, promovendo uma maior clareza mental e reduzindo a reatividade emocional. Estudos mostram que a prática regular de mindfulness pode levar a melhorias na saúde mental, aumentando a capacidade de foco e promovendo uma mentalidade mais positiva.

VISUALIZAÇÃO

A visualização é uma técnica que envolve imaginar cenários desejados como ита forma de prepará-los para a realidade. Atletas de alto desempenho frequentemente utilizam essa técnica para melhorar suas performances. Pesquisas indicam que a visualização pode ativar as mesmas áreas do cérebro que são ativadas durante a execução real de uma tarefa, mostrando que o pensamento pode ser uma forma de prática mental.

CONCLUSÃO

O pensamento desempenha um papel fundamental na formação da nossa realidade. Compreender e utilizar o poder do pensamento pode levar a melhorias significativas na saúde mental e na qualidade de vida. Práticas como a atenção plena e a visualização oferecem caminhos práticos para cultivar uma mentalidade mais positiva e produtiva. À medida que continuamos a explorar a relação entre mente e realidade, torna-se cada vez mais claro que o poder do pensar é uma ferramenta valiosa em nossa jornada pessoal e coletiva.

Referências

• Beck, A. T. (1976). Cognitive Therapy and the Emotional Disorders. New York: Penguin Books.

• Goleman, D. (2013). Focus: The Hidden Driver of Excellence. HarperCollins.

• Siegel, D. J. (2010). The Mindful Therapist: A Clinician's Guide to Mindsight and Neural Integration. W. W. Norton & Company.

• Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.

Este artigo fornece uma visão geral sobre o poder do pensamento e suas implicações para a vida cotidiana. A compreensão e a aplicação desse poder podem transformar não apenas a vida individual, mas também a sociedade como um todo.


Biografia:
E
Número de vezes que este texto foi lido: 7


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A vida do Professor. JOSEFA CARVALHO SANTOS
Artigos O PODER DE PENSAR JOSEFA CARVALHO SANTOS
Crônicas A saúde do Professor JOSEFA CARVALHO SANTOS


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 63028 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60720 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60609 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60453 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59346 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59321 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59118 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59090 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58884 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58824 Visitas

Páginas: Próxima Última