Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A saúde do Professor
Um coração aclamado.
JOSEFA CARVALHO SANTOS

Resumo:
A rotina do professor é um ser humano, que tem sonhos, medos, a pressão por resultados, as resoluções,a saúde mental ,muitas vezes,é a mais afetada, o professor por natureza é um doador.

A rotina do professor é marcada por um ritmo frenético. Ao amanhecer,já em pé,preparando a aula do dia a dia.
Tem que haver bom café da manhã como um primeiro combustível para encarar uma jornada.
No entati,entre a paixão pelo ensino e o compromisso com o aprendizado,a saúde do professor muitas vezes fica em segundo plano.
As salas de aula, por mais vibrantes que sejam, podem ser cenários de estresse. A pressão por resultados, as reuniões intermináveis e a necessidade de atender a diferentes perfis de alunoscriam um ambiente desafiador.É fácil esquecer de cuidar de si mesmo quando se está tão envolvido em cuidar dos outros.A voz que ecoa por horas,pode se tornar rouca;a mente,que busca novas estratégias,pode ser sobrecarregar.
A saude mental,muitas vezes , é a mais afetada. O professor, por natureza, é um doador.
Ele se entrega ao aprendizado dos seus alunos, mas quem se preocupa com o seu próprio aprendizado sobre o autocuidado? As taxas de burnout entre educadores têm aumentado,revelando que, por trás do quadro negro e dos sorrisos, há cansaço e desgaste.
E quando a saúde física entra em jogo, o quadro não é diferente. Longas horas de trabalho , muiras vezes sentados ou em pé , podem levar a problemas posturais e fadiga.       
A alimentação, apressada e frequentemente negligenciada, se resume a lanches rápidos que não nutres. Exercícios físicos? UM luxo que muitos não conseguem incluirem suas rotinas.
É preciso lembrar que o professor é um ser humano.Ele também tem sonhos, medos e, principalmente,limites.Nesse sentido
, é fundamental que as instituições de ensino promovam a saúde dos educadores. Programas de apoio psicológico,horários flexíveis e incentivo á prática de atividades físicas podem fazer toda a diferença.
Valorizar o professor é, em última anáise, valorizar a eduucação. Quando cuidamos da principalmente, limites. Nesse sentido, é fundamental que as instituições de ensino, promovam a saúde dos seus educadores. Programas de apoio psicológico, horários flexíveis e incentivo á prática de atividades físicas podem fazer toda a diferença.
Valorizar o professor é, em última análise, valorizar a educação. Quando cuidamos da saúde dos educadores, estamos investindo no futuro dos alunos. Um professor saudável é um professormais engajado, criativo e capaz de inspirar. Afinal, como esperar que um educador ilumine a mente dos jovens se ele próprio está em meio á escuridão da exaustão?
Portanto, que possamos olhar para a saúde do professor não apenas como uma preocupação., mas como uma prioridade. que as salas de aula não sejam apenas locais de ensino, mas também de cuidado e respeito por aqueles que dedicam suas vidas a formar gerações, Porque, no final das contas, educar é também cuidar é um ato de amor.


Biografia:
E
Número de vezes que este texto foi lido: 27


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A vida do Professor. JOSEFA CARVALHO SANTOS
Artigos O PODER DE PENSAR JOSEFA CARVALHO SANTOS
Crônicas A saúde do Professor JOSEFA CARVALHO SANTOS


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 63026 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60720 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60609 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60452 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59345 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59320 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59117 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59090 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58883 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58824 Visitas

Páginas: Próxima Última