Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Reflexões sobre a eleição paulistana em 2024
Vander Roberto

Terminou as eleições municipais em 2024 na cidade de São Paulo com vitória e reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para um mandato de quatro anos. É uma vitória que podemos tirar algumas conclusões:

Bom, Tarcísio de Freitas e Gilberto Kassab ganharam as eleições. Tábata foi a surpresa da esquerda. Ricardo Nunes foi eleito pela questão ideológica e não pelas propostas na mesa. Boulos fecha seu ciclo em disputas para cargos Executivos não sendo o nome apropriado para o estado paulista em 2026. A esquerda em São Paulo tem dificuldades para nomes fortes e visíveis, capazes de competir contra tendências tarcisista/bolsonarista.

Se olharmos pelo lado da esquerda visando 2026, o cenário é muito ruim. Lula precisa achar a pessoa certa e a passagem do bastão é uma incógnita. Fernando Haddad não é carismático, um nome que poderia ajudá-lo seria a Simone Tebet como vice e mesmo assim terá que negociar bastante para a formação desta chapa, visto que o MDB sai bem destas eleições municipais com largo diálogo na direita. A esquerda precisa de oxigenação com muita e bastante urgência, procurando nomes novos e capazes de captar votos em massa pelo país inteiro, coisa difícil no momento.

O lulismo e o bolsonarismo saem derrotados em São Paulo surgindo o tarcisismo como força para uma direita que está mais preocupada com um nome capaz de vencer em 2026. Tarcísio mostrou um hábil condutor da nova direita e com a força do colégio eleitoral paulista. Isto pesará muito na escolha da sua candidatura. Por outro lado, a esquerda só possui Haddad como força nacional, nome estabelecido e conhecido. João Campos não atende condições para ser vice e nem Presidente, devido sua idade em 2026, conforme estabelece a Constituição.

Conforme dito, o ciclo de Lula fecha em 2026 e não há coelho na cartola. Uma quarta tentativa presidencial é a negação da oxigenação que a esquerda precisa a partir de agora. O tarcisismo é a nova onda, a esquerda terá que lidar com isto e tentar transformar Haddad em alguém com altíssimo carisma nas pessoas pêndulo, ou seja, podem votar tanto para um lado como outro. Outros nomes são pouco visíveis e terão dificuldade no cenário. Há, num possível desespero, tentar emplacar Geraldo Alckmin, eu não arriscaria devido as votações anteriores. No momento, sobra para a esquerda chapas do tipo Haddad/Tebet ou Haddad/Alckmin dependendo qual eleitorado estará visando. Alckmin terá que verificar se o seu capital político em São Paulo ainda existe após o tarcisismo.

Há uma forte tendência de concentração de forças para 2026 em relação aos candidatos presidenciáveis. Eleição com boas chances de terminar cedo. Não há interesse em ficar testando candidatos que reduzam o potencial de nenhum lado ideológico, colocando mais nomes para complicar. Isto resulta em acordos extensos e complexos que serão trabalhados desde já. Certamente, veremos Haddad/Tarcísio no 2º turno caso estejam elegíveis. Os pesos das abstenções, nulos e brancos. farão toda diferença quando lá chegar. Nota-se uma parte da capital paulista não atendida com nomes ou pelo baixíssimo nível dos debates, não estimulando nem ao comparecimento. Obriga as mudanças e ajustes, os ideológicos terão que trabalhar nova postura para captar este eleitorado.

Por fim, foi a pior eleição paulistana em toda sua existência contemporânea. Marçal foi uma onda e quem votou no 1º turno nem sequer fidelizou sua condição ao coach no 2º turno indo para o lado de Nunes. A violência foi nítida com cadeirada e soco, mostrando um esboço muito negativo para 2026 e que deve ser evitado. Tabata vem com força para 2032 e não 2028 precisando marcar seu capital político com maior força e pouco a pouco. Nunes, o eleito, dependerá mais de Tarcísio para voos maiores. Ele não emplaca eleitoralmente sem ajuda, confirmando que sua eleição foi pelo lado ideológico e não pelas propostas na mesa. A esquerda sai derrotada e precisará recomeçar do zero para tentar fazer frente ao tarcisismo e a direita em geral. A direita conversa bem com a extrema-direita e caso não feche bom acordo, há riscos para candidaturas muito extremistas, colocando em xeque o próprio nome indicado como força concentradora de votos. O cenário está desenhado e veremos se acontece.

Bom trabalho para vocês.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 3


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Tarcisismo engoliu o Bolsonarismo em 2024 Vander Roberto
Artigos Reflexões sobre a eleição paulistana em 2024 Vander Roberto
Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61107 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60663 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60549 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60398 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59264 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59116 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59033 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58780 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58773 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58750 Visitas

Páginas: Próxima Última