ESSE PROJETO PODE SER DESENVOLVIDO COM TRUMAS DO 2º ANO DO FUNDAMENTAL.
PRIMEIRAMENTE PODE REALIZADAR UMA RODA DE CONVERSA PARA OUVIR O QUE OS ALUNOS SAIBAM SOBRE O TEMA E EXPLICAR O QUE SERIA UMA COMPOSTEIRA E A SUA IMPOTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE, DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO DOS GASES E DOS VOLUMES NOS ATERROS SANITÁRIOS, TAMBÉM MUITO IMPORTÂNTE NESSE MOMENTO É CONVERSAR SOBRE O QUE PODE IR NA COMPOSTEIRA ( RESTO DE FRUTAS E VERDURAS, CASCAS DE OVOS, BORRA DE CAFÉ E FOLHAS SECAS) E O QUE NÃO PODE IR( CARNES,LATICÍNIOS,ÓLEOS E ALIMENTOS PROCESSADOS).
APÓS ESSE PRIMEIRO MOMENTO PARTIMOS PARA COMO MONTAGEM E DOMONSTRAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA COMPOSTAGEM NA SUA ROTINA.
APÓS VAMOS PARA A SEPARAÇÃO DOS MATERIAIS E PASSO A PASSO.
MATERIAIS:
RECIPIENTE, PODE SER UMA CAIXA DE MADEIRA OU PLÁSTICO;
VARIEDADE DE RESÍDUOS VERDES ( RESTOS DE FRUTAS E VERDURAS)E MARRONS ( FOLHAS SECAS E PAPEL)
FERRENTAS COMO PÁ E LUVAS;
PASSO A PASSO DA COMPOSTEIRA:
ESCOLHA DO LOCAL: PROPOR UM LUGAR AREJADO E COM SOMBRA;
PREPARAÇÃO DO RECIPIENTE: ENSINAR COMO FAZER OS BURACOS PARA A VENTILAÇÃO;
CAMADAS: COLOCAR AS CAMADAS INTERCALANDO AS VERDES E MARRONS;
MANUTENÇÃO: ORIENTAR COMO SE DEVE MISTURAR A COMPOSTAGEM CONSTANTEMENTE E MANTER A UMIDADE.
CONCLUSÃO: REFORÇAR A IMPOTÂNCIA DA COMPOSTAGEM COMO UMA PRÁTICA SUATENTAVÉL.
|