INCLUSÃO ESCOLAR É UM DIREITO DE TODOS INDEPENDENTE DA SUA CONDIÇÃO FÍSICA, SOCIAL, INTELECTUAL...
PREVISTO NA LEI Nº 7.853 /89 DEFINE COMO CRIME RECUSAR, SUSPENDER, ADIAR, CANCELAR OU EXTINGUIR A MATRÍCULA DE UM ESTUDANTE POR CAUSA DE SUA DEFICIÊNCIA, EM QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, SEJA PÚBLICO OU PRIVADO.
A INTERAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, INSEIRIR O ALUNO EM GRUPOS O FAZ SENTIR-SE MEMBRO DA SOCIEDADE EM QUE ELE VIVE, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADO COLABORA PARA SUA AUTONOMIA NO SEU DIA-A DIA
COM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SEUS DIREITOS, NOS ÚLTIMOS ANOS A PROCURA POR MATRÍCULAS EM ESCOLAS REGULARES VEM AUMENTANDO, DIANTE DESSA GRANDE DEMANDA É NECESSÁRIO O SISTEMA TAMBÉM SE APERFEIÇOAR SEJA NAS ESTRUTURAS, CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS, CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS...
TODA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DEVERIA ESTAR PREPARADA PARA RECEBER O ALUNO E PROPORCIONAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR E DE QUALIDADE RESPEITANTO SUAS CONDIÇÕES E LIMITAÇÕES, PORÉM É IMPOSTO PELA LEI O ACOLHIMENTO DO ALUNO, MAS MUITAS VEZES NÃO EXISTE A CAPACITATAÇÃO NECESSÁRIA PARA OS PROFISSIONAIS, RECURSOS E ESTRUTURAS PARA RECEBER ESSE EDUCANDO.
OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA MAIORIA DAS VEZES INVESTE POR CONTA PRÓPRIA PARA APRIMORAR –SE E ATENDER-LOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, SEMPRE ESTÃO EM BUSCA DE MATERIAIS, PARA ASSEGURAR ALGO QUE FAÇA A DIFERENÇA NO ENSINO APREDIZADO E NA SOCIALIZAÇÃO.
TRABALHAR A INCLUSÃO ESCOLAR NÃO É ALGO COMPLICADO, ALGUMAS AÇÕES PODE TORNAR TUDO MAIS SIMPLES E TRANQUILO.
SEGUE ALGUMAS IDÉIAS PARA O DIA-A-DIA:
NÃO REUNIR ALUNOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS SUAS CONDIÇÕES;
TRABALHAR E DESTACAR QUE TODOS SOMOS IGUAIS, PORÉM DIFERENTES;
PREPARAR E ESTIMULAR O ACOLHIMENTO AO OUTRO;
NÃO TORNAR A CONDIÇÃO DO OUTRO O CENTRO DAS ATENÇÕES, PROCURE AGIR COM NATURALIDADE.
SENDO ASSIM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA HOJE É UM DIREITO E UMA REALIDADE CERCADO DE DESFIOS E ACOMPANHADOS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA NO SISTEMA DE ENSINO.
FERNANDA GONZALEZ SILVA- PEDAGOGA- EDUCADORA-PMIS
|