Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Assembleia Constituinte de 1987
Isadora Welzel

Da análise política do contexto de formulação de uma assembleia constituinte para a confecção da Constituição de 1988, observa-se um contexto histórico recém saído de um regime militar, que indicou vestígios do autoritarismo no processo de desenvolvimento da nova Carta Constitucional. Os militares propuseram uma transição lenta que visava a atender seus próprios interesses, de modo que o contraprojeto de ingresso na democracia reuniu elementos de repressão, além disso, os militares exerciam forte influência sobre o Congresso, o que os beneficiou na condução da assembleia constituinte.

Compreender a sua formação consiste em entender a Constituição e como ela foi produzida. Como embasamento teórico, os professores Alexandre Bernardino Costa e Magnus Marques, em seu texto “O Processo Constituinte de 1987 e a passagem do tempo: uma análise sobre o conflito”, discorrem sobre as disputas que envolveram o projeto constitucional e a transição que se iniciou no Governo Geisel, de modo que a “Constituição Cidadã” de 1988 materializou este período de transição e se deu no contexto da onda constitucional que alcançava os países latino-americanos no pós-autoritarismo.

Entre os embates suscitados à época e que são mencionados pelos autores está a dicotomia entre a reforma constitucional mediante um Congresso que revisaria as disposições legais já existentes ou a renovação completa por meio de uma assembleia munida de poderes originários para a reconstrução da Carta Magna, não apenas do poder de reforma, como alguns setores conservadores defendiam. Assim, a convocação da assembleia de 1987 não foi aceita de forma unânime e envolveu a expressão do poder constituinte e sua capacidade de transcender o tempo, consoante as ideias dos autores, bem como interesses em conflito que nos ajudam a compreender as origens políticas da Constituição hoje em vigência.

Ainda, cabe salientar que as políticas sociais durante o regime militar tinham como objetivo legitimar o sistema autoritário vigente e a questão social passou a ser encarada com um viés assistencialista. No entanto, apesar deste período que na história do Brasil é caracterizado como repressivo, não se pode deixar de mencionar os avanços em importantes políticas públicas que se desenvolveram nessa época com a consolidação do arcabouço político-institucional. Cito alguns exemplos: a criação do INPS, que mais tarde foi substituído pelo SINPAS, a ampliação previdenciária, o alcance legal aos acidentes de trabalho e o Inamps, em um movimento de institucionalização da previdência, da saúde e da assistência social.

Ao mesmo tempo, paradoxalmente criavam-se barreiras por meio da privatização de serviços básicos, e era nítido o clientelismo e as brigas de interesses, o que se relaciona à hipótese defendida pelos militares de que o desenvolvimento social seria decorrente do desenvolvimento econômico. Logo, houve uma abertura lenta e gradual do regime, em um processo que iria condicionar a democracia e conduzir à adesão brasileira das orientações conservadoras neoliberais tardiamente. Ou seja, tratou-se de uma transição fortemente controlada pelas elites para evitar o fortalecimento das reivindicações da sociedade civil.

Disciplina: Serviço Social, Direito e Cidadania.


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59428


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 - Vander Roberto 59440 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59440 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59440 Visitas
Desabafo - 59439 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59439 Visitas
Empatia entre professor e aluno - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
Eu e Você Estivemos Tão Distantes - Riz de Ferelas 59439 Visitas
Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59439 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última