Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Resenha do livro Latim em Pó
Flora Fernweh

Sobre este livro, sou suspeita para falar, porque sou amante da Língua Portuguesa, inculta e bela. E ainda que eu fosse estrangeira, costumo dizer que eu me empenharia em aprender o português, a língua mais saudosa entre todas as que existem. Estou escrevendo isso porque o livro não é um manual para aprender latim, e sequer é enfadonho a ponto de esmiuçar o tema da gramática latina, que legou ao mundo um tesouro românico e mudou os rumos da civilização ocidental. A pretensão deste livro de leitura fluida é, na verdade, explorar os meandros da formação do português enquanto uma língua abrasileirada, pensando-se a sua formação social e cultural, de modo que indico enfaticamente a leitura àqueles sobre os quais recai o assombroso fascínio da última Flor do Lácio.

Uma curiosidade sobre o meu contato com a língua é que tive a oportunidade de cursar a disciplina de Latim I na universidade, no departamento de Língua e Literatura Vernácula. Foi uma experiência engrandecedora aventurar-me pelas letras clássicas. Pude me deparar com o rigor da gramática, com a sua cadência, seu estilo, seu ritmo, com certa ajuda desbravei alguns excertos adaptados dos textos de Virgílio, Ovídio, das aululárias de Plauto e até mesmo da rerum novarum e de algumas célebres frases da filosofia estoica... tudo isso contribuiu ainda mais para a minha inata predileção pela leitura e, principalmente, pela escrita.

Mas retornando ao livro do professor Caetano W. Galindo, surpreendi-me pelo seu teor disruptivo, que encanta pela escrita acessível e pela desmistificação da pompa erudita. Logo de início, deparamo-nos com um caetanar (nada mais previsível, tratando-se da miscigenação linguística bastante aprofundada pelo autor na obra e da referência ao seu xará musical). Nomeando alguns de seus capítulos a partir da criativa música Língua, que se tornou inconfundível na voz de Caetano Veloso, grande poeta da linguagem, preocupa-se o autor em assumir a literatura para além da letra escrita, embrenhando-se na gênese do português, em sua recepção pelo Brasil e nas profundas mudanças advindas das mais variadas influências étnicas, nos conduzindo à compreensão de que não sem razão, é a nossa língua um patrimônio imaterial.

Perdoem-me sobretudo o meu conservadorismo quanto à Língua Portuguesa, mas compartilho da repugnância à linguagem neutra e a pleonasmos de fala que se equivocam em tentar incluir o feminino onde não lhe cabe. É certo que a língua varia com o tempo e com as condições sociais que exigem uma adaptação do idioma, mas é preciso conhecer as suas razões retornando ao conhecimento latino, a partir do qual derivou a estrutura nuclear do português. Por outro lado, reconheço a riqueza da diversidade que povoa a nossa forma de expressar os pensamentos, uma vez que a língua viva passa constantemente por transformações, cujo cerne e cuja origem são muito bem delineados no livro em questão, nos levando a um território longínquo até a contemporaneidade da Linguagem que desfrutamos, com suas aquisições, revogações e permanências.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 59431


Outros títulos do mesmo autor

Contos Tudo o que é denso não pode ser tão alto Flora Fernweh
Crônicas O medievo que nos habita Flora Fernweh
Crônicas O ser reflexivo Flora Fernweh
Crônicas Opiniões em titubeio Flora Fernweh
Crônicas Aos escritores, toda a minha afeição Flora Fernweh
Crônicas Não reguei minhas amizades Flora Fernweh
Crônicas Eventos incomuns Flora Fernweh
Resenhas Comentário sobre o livro O Amante - M. Duras Flora Fernweh
Resenhas Resenha do livro - A Biblioteca dos Sonhos Secretos Flora Fernweh
Crônicas Estudo é tudo, mas... Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 409.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59440 Visitas
Desabafo - 59439 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59439 Visitas
Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 59439 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59439 Visitas
Mil e uma Noites - Andre Junior Silva Santos 59438 Visitas
a despedida - R.N.Rodrigues 59438 Visitas
ELE - jecer de souza brito 59438 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59438 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última