Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil através da Música
Joyce Caseca dos Santos Machado

Resumo:
Este artigo tem como objetivo descobrir se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica dos autores e análise dos questionários aplicados com alguns professores. Concluiu-se então que a música pode ser um auxílio no desenvolvimento pedagógico, no lúdico e no letramento e contribui para o desenvolvimento integral da criança.

A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
       
       A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
      Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
      A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
     Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
      Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
     As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.   

Número de vezes que este texto foi lido: 102


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A música na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos O brincar e a criança Joyce Caseca dos Santos Machado


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60528 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59759 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58581 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58451 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58398 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57887 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57873 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57816 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57644 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 57607 Visitas

Páginas: Próxima Última