A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.
|